Sem superar a contagem de treze episódios, os chamados animes curtos são muito famosos entre os fãs, pois podem ser conferidos em poucas horas e ainda conseguem contar histórias memoráveis. Aliás, algumas das opções que fazem parte desse grupo são verdadeiras obras-primas.
E não, não estou exagerando. Se você for dar uma olhada em listas com os melhores animes, vai perceber que há diversas atrações com treze episódios ou menos que ostentam avaliações muito elevadas. Para completar, ainda temos histórias que se encaixam com diversos gêneros e demografias.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista justamente para apresentar alguns animes curtos que merecem a sua total atenção. De modo geral, separei aqui séries que garantem emoções diferenciadas, com vistas a dar a você a chance de programar algumas maratonas incríveis… vamos conferir?
Cyberpunk 2077: Edgerunners (2022)
Dando início a esta lista com animes curtos, temos o eletrizante Cyberpunk 2077: Edgerunners, que chama a atenção pela animação estilosa em um primeiro momento, mas logo consegue prender a nossa atenção com uma história muito bem construída.
Nessa série, acompanhamos o personagem David Martinez, que vê sua vida mudar do dia para a noite e decide se tornar um mercenário, visando garantir a sua própria sobrevivência. Obviamente, essa escolha do jovem tem diversas consequências e as coisas ficam bem intensas em alguns momentos. Vale a pena conferir.
Kotaro Vai Morar Sozinho (2022)
Apesar de fazer parte do grupo dos animes fofos, Kotaro Vai Morar Sozinho é uma obra destinada à demografia Seinen e aborda alguns assuntos maduros, sob a perspectiva de um garoto de quatro anos. E mais, a história do garotinho é marcada por algumas situações trágicas.
De qualquer forma, o fato é que as situações vividas pelo simpático Kotaro acabam cativando quem assiste e garantindo uma maratona regada a emoções distintas. Portanto, podemos dizer que essa é uma ótima opção para você curtir em uma tarde fria, em um quarto devidamente aquecido. Muito bom.
God of Highschool (2020)
Agora, se você curte animes com uma pegada mais intensa e belas sequências de ação, God of Highschool é uma excelente pedida. A história gira ao redor de um torneio curioso, que foi criado com o intuito de definir qual é o aluno mais forte, dentre os mais poderosos estudantes colegiais.
E para deixar as coisas ainda mais interessantes e insanas, temos um contexto que envolve deuses, habilidades sobre-humanas e por aí vai… Com toda a certeza, essa é uma daquelas atrações que deixam você com o nível de adrenalina lá nas alturas.
Devilman Crybaby (2018)
Apresentando um estilo artístico diferenciado e uma história relacionada com demônios, Devilman Crybaby é outra opção que não poderia ficar de fora desta seleção com animes curtos. Na verdade, acho que essa produção deveria ser mais conhecida do que realmente é.
Cabe ressaltar que o anime é uma das muitas adaptações do clássico mangá Devilman, mas todo o contexto da história foi adaptado para os “tempos modernos”, o que acabou gerando algumas situações diferenciadas e muito interessantes. Não deixe de dar uma olhada.
No Game No Life (2014)
Com sua pegada irreverente e elementos ecchi, No Game No Life conta a história de Sora e Shiro. Esses irmãos são muito fãs de jogos e combinam suas habilidades de uma forma incrível. Daí, em dado momento, eles acabam sendo transportados para um mundo alternativo.
Para a alegria da dupla, essa nova “realidade” é marcada por um mundo no qual a violência não existe e todas as discussões são resolvidas com algum tipo de jogatina. Em outras palavras, os jovens ficam diante de dilemas que podem ser resolvidos com suas habilidades únicas. Excelente opção!
ReLife (2016)
Se contarmos os OVAs, ReLife acaba indo além do limite de treze episódios da maioria dos animes curtos, mas essa é uma atração que os fãs de animes de romance escolar não podem deixar de conferir. Ou melhor, essa é uma série indicada para todos aqueles que curtem uma história emocionante.
Em síntese, o anime foca no personagem Arata Kaizaki, que acaba se tornando um recluso e ganha a chance de voltar a ser um adolescente, com vistas a reaprender algumas lições. Logicamente, essa premissa curiosa abre margem para a introdução de diversas tramas e todas são muito tocantes. Detalhe: o desfecho do anime é incrível!
Juni Taisen: Zodiac War (2017)
Voltando a falar sobre animes mais movimentados, temos aqui o surpreendente Juni Taisen: Zodiac War. Em suma, esse anime nos dá a chance de acompanhar um Battle Royale, no qual os participantes são representantes do zodíaco chinês e possuem algumas habilidades únicas.
Eu sempre costumo dizer que esse anime tem um dos melhores episódios de abertura de todos os tempos, com direito a uma grande surpresa no final. Logo, se você conferir o primeiro episódio na íntegra, são grandes as chances de uma bela maratona ser iniciada.
Angel Beats (2010)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar o incrível Angel Beats. Esse é um daqueles animes que provam que uma história bem contada pode marcar a memória de qualquer pessoa, mesmo se essa história for apresentada em poucos episódios.
De forma resumida, o anime nos dá a chance de acompanhar as histórias de alguns jovens que estão mortos e foram parar em um “purgatório”. Porém, esse purgatório é uma escola e há um motivo muito importante para as coisas serem assim. Sinceramente, essa é uma opção que você não pode deixar de assistir.
Another (2012)
Ainda focando em histórias que se passam em contextos escolares, temos aqui o intenso Another. Essa produção toma como base um uma light novel muito famosa e consegue prender a nossa atenção com boas doses de suspense e um pouco de terror.
A trama gira ao redor do mistério da classe 3-3, que pode ser descrito como uma espécie de maldição. Por conta disso, os alunos são obrigados a ignorar um membro da classe, mas um aluno novo, que não conhecia a lenda, acaba colocando tudo a perder. Certamente, esse é um anime que vai mexer com a sua mente.
Highschool of the Dead (2010)
E para quem gosta de animes, séries, jogos e filmes de zumbi, Highschool of the Dead é um “prato cheio”, que ainda vem com uma boa dose de elementos ecchi como “sobremesa”. Pois é! Essa série nos apresenta a um apocalipse zumbi diferenciado e ainda aposta em um grau de sensualidade.
Ao longo dos episódios, acompanhamos um grupo de jovens que estava em horário de aula quando os zumbis começaram a surgir. Assim, eles têm que unir forças para escapar e acabam ficando muito unidos. Como bônus, temos algumas sequências de ação incríveis.
OddTaxi (2021)
Por ter uma pegada diferenciada e um ritmo mais lento, OddTaxi não é a mais popular das atrações, mas acabou se tornando um grande sucesso junto à crítica especializada. E o fato é que a atração realmente tem algumas ideias incríveis e as explora de uma forma única.
Como os personagens da obra são animais antropomórficos, quem “bate o olho” nas cenas pode acabar pensando que se trata de um anime fofinho. Contudo, basta a gente ir acompanhando os episódios para perceber que assuntos muito maduros (e até filosóficos) são tratados. Então, acho que você deve incluir essa alternativa na sua lista de “animes a assistir”.
Inuyashiki (2017)
Quando o assunto é animes curtos, Inuyashiki é uma das opções que não podem ser ignoradas. Curiosamente, essa produção não é tão popular quanto merecia ser e, muito provavelmente, as pessoas deixam a obra de lado, pois o herói é bem pouco convencional.
Isso mesmo! Inuyashiki conta a história de um senhor de 58 anos, que entra em contato com alienígenas e ganha diversos poderes especiais. Com isso, ele decide aprimorar suas habilidades e acaba se transformando em um super-herói. E só para constar, o final da série é tocante.
Death Parade (2015)
Para não correr o risco de estragar a sua experiência, só posso dizer que Death Parade é um anime maduro, que leva a audiência a refletir sobre uma boa série de conceitos relacionados com a morte e aquela ideia de que “os bons” vão para o paraíso.
Essa série foca em indivíduos que definem os destinos das pessoas após a morte e essa definição acontece por meio de alguns jogos bem curiosos. Resumindo, essa é uma daquelas atrações que deixam a gente pensando por um bom tempo, mesmo após o fim da maratona.
Hellsing (2001)
Ostentando aquele estilo visual charmoso de certos animes antigos, Hellsing é um clássico que merece a atenção das pessoas que curtem histórias relacionadas com o mundo dos vampiros. Além do mais, o protagonista dessa série é um verdadeiro “badass”.
Vale ressaltar que esse personagem, chamado Alucard, é um vampiro, mas atua como um caçador de outros seres da sua “raça”. Por algum motivo, ele é obrigado a seguir as ordens da organização Hellsing e isso o coloca em algumas missões bem perigosas. Ótimo anime.
Erased (2016)
Considerado por muitos como uma verdadeira obra-prima, Erased é a opção perfeita para fechar esta seleção com animes curtos. Nessa história, acompanhamos Satoru, um rapaz que faz uso de uma habilidade especial para voltar no tempo e alterar alguns eventos que destruíram sua vida.
Por ter sido obrigado a retornar à sua infância, Satoru acaba vivendo em meio às crianças com a mentalidade de um adulto, o que o permite prestar uma atenção maior a certas maldades que as crianças parecem não perceber. Com toda a certeza, essa é uma alternativa que merece o selo de “obrigatória”.
E ainda há mais animes curtos para você curtir!
Como pôde perceber, a minha lista apresentou uma boa série de opções e todas elas têm potencial para garantir algumas horas de um entretenimento de alta qualidade. Ainda assim, se você quiser encarar outras maratonas, é bom saber que não faltam animes com treze episódios ou menos para você curtir.
E é isso! Se você curtiu as minhas indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e de citar outros animes curtos de qualidade. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta seleção e mais sugestões serão apresentadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…