Os animes shounen (ou shōnen) são produtos que costumam ser criados com foco em um público mais jovem e, por consequência, suas temáticas e ideias são apresentadas de uma forma um pouco mais leve. E, claro, essas atrações geralmente apresentam muitas lutas e boas doses de comédia.
De acordo com as regras, uma história desse tipo tem um público-alvo que se encaixa entre os 12 e 18 anos, mas, como algumas séries são bem longas, há fãs que cresceram acompanhando certas produções. E não, não há nada de errado em curtir um “anime para jovens”, se a história for boa o bastante.
Enfim, como você já deve ter notado, resolvi montar esta lista para lhe apresentar alguns animes shounen que merecem uma atenção especial. De modo geral, as atrações que eu separei aqui explicam o funcionamento desse tipo de produto e encantam com histórias e universos muito bem construídos… vamos conferir?
Naruto (2002)
Para abrir esta lista com animes shounen, temos o lendário Naruto. Esse anime é um dos mais populares do mundo e, mesmo tendo sido encerrado há um bom tempo, continua atraindo a atenção de muita gente, com produtos derivados incríveis (mangás, jogos, etc.).
Em suma, Naruto é um exemplo perfeito daquilo que um bom shounen deve oferecer. Isto é, temos um protagonista muito carismático, muitas lutas, poderes especiais e boas doses de comédia. Como bônus, temos algumas tramas muito bem desenvolvidas e algumas situações dramáticas. Imperdível!
Black Clover (2017)
Outro anime que representa a demografia shounen com propriedade é Black Clover. Nessa história, temos a chance de acompanhar as aventuras do personagem Asta, que sonha em ser um Rei Mago, mas sofre por não ter qualquer tipo de poder mágico.
Para compensar essa “deficiência”, Asta treina seu corpo e faz o possível para superar os obstáculos na base da força. Em dado momento, ele ganha um poder diferenciado e isso deixa as lutas ainda mais interessantes. Resumindo, essa é uma ótima opção para quem curte animes de magia.
My Hero Academia (2016)
Como histórias com heróis têm estado em alta nos últimos tempos, My Hero Academia já estreou em uma posição de destaque junto aos fãs. Essa série também conta com um protagonista que não tem poderes e vive em um mundo no qual a maior parte da população tem algum tipo de habilidade especial.
Felizmente, em dado momento, o jovem protagonista tem a chance de obter um poder incrível e logo ele se torna um dos heróis que sempre sonhou em ser. E só para constar, esse anime tem algumas batalhas incríveis e arcos que conseguem prender a nossa atenção do início ao fim. Não deixe de conferir!
Dragon Ball Z (1989)
Apesar de já fazer parte do grupo dos animes antigos, Dragon Ball Z continua sendo uma grande referência, quando o assunto é produções shounen. Na verdade, poucos animes são tão conhecidos e o icônico Goku já pode ser considerado como um modelo de protagonista para aventuras desse tipo.
É sempre bom destacar que Dragon Ball Z pertence a uma franquia que já passou por diversas fases e continua sendo explorada em muitas mídias. Logicamente, todos esses produtos derivados “miram” no público jovem e podem ser usados como exemplos perfeitos daquilo que a galera dessa demografia gosta de curtir.
Bleach (2004)
Em alta atualmente por conta de uma “última temporada” que ainda está para ser concluída, Bleach é mais uma atração que resume a ideia básica dos animes shounen de forma perfeita. Nessa série, acompanhamos Ichigo Kurosaki, um garoto que acaba se tornando um Shinigami (responsável por guiar as boas almas ao “além-túmulo”).
Curiosamente, apesar de ter uma função muito clara, Ichigo acaba sendo arrastado para conspirações complicadas e quase nunca cumpre o trabalho que lhe foi dado. Ainda assim, as batalhas frenéticas e os excelentes personagens ajudaram essa série a se tornar uma das “queridinhas” dos fãs.
Sword Art Online (2012)
Ícone do grupo dos animes isekai, Sword Art Online geralmente chama a atenção daqueles jovens que são fãs de jogos eletrônicos. E isso acontece, pois a história se passa dentro de um MMORPG. Pois é! A história é protagonizada por personagens controlados por “pessoas reais” e os níveis de ação costumam ser bem elevados.
Como não poderia deixar de ser, a série aborda muitos dos conceitos que marcam jogos de MMORPG, mas seu maior atrativo acaba sendo o casal Kirito e Asuna. Portanto, podemos dizer que essa é uma atração que merece um olhar mais atento.
Fairy Tail (2009)
Falemos agora do excelente Fairy Tail, que também ilustra perfeitamente aquilo que as produções dedicadas à demografia shounen devem oferecer. Nessa série, temos a chance de acompanhar as aventuras protagonizadas por uma guilda de magos insanos.
Apesar de a magia ser um elemento essencial no universo do anime, há muitas batalhas corpo a corpo e uma boa dose de comédia. Com toda a certeza, essa é uma daquelas alternativas que você não vai querer deixar de assistir, assim que “entrar no ritmo”.
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar o lendário Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Curiosamente, essa é uma obra que aborda diversos temas maduros e tem uma trama bem séria, mas acaba se encaixando, por pouco, no grupo dos animes shounen.
Essa produção foca na jornada dos irmãos Elric, que estão à procura da Pedra Filosofal (uma pedra mágica com poderes que quebram as leis da alquimia). Os episódios são todos muito envolventes e a trama é incrível. Não à toa, essa série está no topo do ranking dos melhores animes do MyAnimeList. Lenda!
Assassination Classroom (2015)
Assassination Classroom também é um anime que aborda assuntos mais sérios e quase não merece ser classificado como um shounen. Contudo, a forma como o enredo é apresentado torna tudo perfeito para o público-jovem, sem contar que os personagens são todos estudantes.
De forma resumida, esse anime conta a história de um professor “alienígena” que resolve treinar uma turma de desajustados para matá-lo. Sim, há um motivo para o sensei fazer isso e as coisas vão sendo reveladas ao longo dos episódios. E no fim das contas, a gente acaba curtindo muito as aulas pouco convencionais.
Hunter x Hunter (1999)
Produto do mesmo criador de Yu Yu Hakusho, o mangá Hunter x Hunter segue em publicação e já deu vida a um belo anime, que ainda não foi concluído (assim como o mangá), mas conseguiu se transformar em uma espécie de ícone cult, com uma gigantesca legião de fãs.
Hunter x Hunter foca em um universo no qual alguns indivíduos com habilidades especiais se dedicam a missões de caça extremamente desafiadoras. Nesse contexto, acompanhamos a jornada do jovem Gon, que decide deixar o seu lar, com vistas a seguir os passos do pai e se tornar um grande caçador.
Soul Eater (2008)
Mesmo não sendo tão badalado quanto outros animes citados nesta lista, Soul Eater é um shounen que representa a demografia com propriedade. A série apresenta personagens excelentes, lutas eletrizantes, uma boa dose de humor ácido e um mundo muito interessante.
Em linhas gerais, esse anime conta a história de três alunos de uma escola especial, na qual diversos guerreiros são treinados para eliminar adversários terríveis. As batalhas são eletrizantes e as interações entre os protagonistas são sempre muito divertidas. Vale a pena dar uma olhada!
Jujutsu Kaisen (2020)
Por ser um dos animes mais populares do momento, Jujutsu Kaisen não poderia ficar de fora desta seleção com animes shounen que merecem uma atenção especial. E sim, toda a popularidade dessa série é merecida, ou seja, temos aqui uma produção com um belo conjunto de atrativos.
Ao longo dos seus eletrizantes episódios, Jujutsu Kaisen foca nas aventuras do jovem Yuuji Itadori, que acaba tendo contato com um talismã amaldiçoado e vê sua vida pacata mudar do dia para a noite. Detalhe: Yuuji é o protagonista do anime, mas o personagem Satoru Gojo está sempre roubando a cena. Excelente!
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (2019)
E por falar em animes populares, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é mais uma alternativa que sintetiza tudo aquilo que um shounen de qualidade deve oferecer. A história foca no personagem Tanjirō Kamado e é marcada por batalhas ferrenhas, maldições e demônios.
Apresentando um ritmo eletrizante, o anime é um “prato cheio” para quem curte lutas com espadas, poderes especiais e situações dramáticas. Em outras palavras, se você está procurando por séries recentes e dotadas de um alto nível de qualidade, essa é uma das alternativas mais indicadas.
Gintama (2006)
Gintama é um anime tão “fora da curva”, que fica difícil posicioná-lo em um único gênero ou uma única demografia. Todavia, os japoneses costumam colocá-lo no grupo dos animes de comédia destinados ao público jovem, o que o torna uma opção que não poderia ficar de fora desta seleção.
O anime apresenta uma premissa única (alienígenas invadindo o Japão durante a “era dos samurais”) e seus personagens são um espetáculo à parte. E mesmo focando em doses cavalares de um humor bem ácido, a trama é muito boa e alguns arcos são memoráveis. Sem dúvidas, essa é uma série que merece o selo de obrigatória.
One Piece (1999)
Colocando um ponto final nesta lista, temos One Piece. Como essa é uma atração que está em exibição desde 1999 e já conta com mais de mil episódios, acho válido dizer que estamos diante do maior representante do grupo dos animes shounen (em todos os tempos).
One Piece oferece personagens incríveis, um mundo cheio de elementos interessantes, poderes especiais, grandes batalhas, arcos de história muito emocionantes e, mais importante, um mistério que já está mexendo com as mentes de todos há mais de 20 anos. Preciso dizer algo mais?
E não deixe de conferir outros animes shounen!
Como pôde perceber, o grupo dos animes shounen é aquele que conta com o apelo das atrações mais populares. E o melhor é que sempre há algo de novo surgindo lá no Japão e ditando novas regras. Obviamente, isso quer dizer que, apesar de as minhas sugestões serem ótimas, há muita coisa que você ainda precisa conferir.
E é isso! Se você curtiu esta seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros animes shounen. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nos animes citados aqui e mais nomes serão apresentados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…