Quando falamos em animes famosos, temos que entender que essa é uma questão relativa. Isto é, há aquelas produções que chamam a atenção do mundo inteiro e gozam de uma fama global, mas há atrações que são verdadeiros fenômenos no Japão e acabam não tendo a mesma popularidade em outros cantos do globo.
Pois é! Algumas obras que são extremamente cultuadas pelos japoneses nunca chegaram a “cair nas graças” dos fãs de outros países, por conta de questões culturais, “piadas internas”, padrões de animação e muitos outros motivos. E o pior é que, muitas vezes, isso acaba motivando a gente a ignorar algumas obras que merecem total atenção.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção com 15 animes famosos no Japão, mas nem tanto em outros países. Assim, você vai poder expandir seus horizontes e conhecer algumas das obras que são consideradas como grandes lendas pelo público japonês… vamos conferir as produções?
GeGeGe no Kitarō (o primeiro anime estreou em 1968)
Dando início a esta lista com animes famosos no Japão, mas nem tanto em outros países, temos o lendário GeGeGe no Kitarō. Na verdade, eu resolvi começar com essa série, pois foi ela que acabou me dando a ideia básica para trabalhar nesta seleção.
Para você ter uma ideia do “poder” dessa obra, GeGeGe no Kitarō recebe “reboots” de tempos em tempos e até já teve algumas adaptações live-action lançadas lá no Japão. Vale destacar que o anime de 2018 até chegou a fazer sucesso em alguns cantos do mundo, mas nem tanto assim. Sem dúvidas, essa é uma obra que merece um olhar mais atento.
Sazae-san (na ativa desde 1969)
Outra lenda que serviu de inspiração para esta lista é o clássico Sazae-san. E não, nem é preciso falar muito sobre o apelo dessa atração. Afinal, a série animada começou a ser exibida em 1969 e continua garantindo a diversão dos japoneses até hoje (com seus mais de 10 mil episódios, a série está até no Livro dos Recordes).
Vale ressaltar que esse anime é baseado em um mangá de 1946 e conta a história de uma família cheia de personagens incríveis. Essa atração oferece um misto de comédia com elementos do gênero slice of life, mas nunca conseguiu fazer sucesso fora do Japão (provavelmente, por conta das temáticas e situações que estão “enraizadas” na cultura japonesa).
Osomatsu-san (2015)
É bem verdade que o Crunchyroll fez um esforço para trazer o ótimo Osomatsu-san para o ocidente, mas é inegável que esse anime tem um apelo maior para o público japonês, por conta das “piadas internas” e de certos elementos culturais. Lembrando que essa série foi inspirada por um mangá lançado em 1962.
De modo geral, o anime conta a história de seis irmãos gêmeos que estão sempre se metendo em confusão. Apesar de ser uma ótima opção para os fãs de animes de comédia, essa atração tem uma pegada mais madura, o que quer dizer que jovens adultos deverão curtir ainda mais. Não deixe de conferir essa opção (via Crunchyroll).
Detective Conan (desde 1996)
Dentre as opções citadas nesta lista com animes famosos no Japão, mas nem tanto em outros países, Detective Conan é uma das opções que mais conseguiram chamar a atenção do povo do ocidente. Não à toa, nos Estados Unidos, a série é chamada de Case Closed, mas um processo de “americanização” teve que ser feito.
Em linhas gerais, essa atração foca em um jovem detetive, que usa suas habilidades investigativas para ajudar a polícia a resolver mistérios. O anime já superou a marca dos mil episódios e até tem alguns jogos interessantes que chegaram a estrear no ocidente. Sendo assim, podemos dizer que vale a pena dar uma olhada nessa série animada.
Crayon Shin-chan (desde 1992)
Crayon Shin-chan é um belo exemplo de como certas “barreiras culturais” acabam impedindo alguns animes de fazerem sucesso fora do Japão. Essa série aposta em uma boa dose de bom humor, mas as referências e as “piadas internas” focam em coisas do Japão, o que acaba “excluindo” a galera do ocidente.
Mesmo assim, o sucesso da série no país asiático é tão grande que os episódios continuam sendo lançados até hoje. Detalhe: apesar do estilo visual “fofinho”, o anime aposta em um humor bastante ácido e costuma ser colocado dentro do grupo dos animes seinen.
Mitsuboshi Colors (2018)
Mitsuboshi Colors é um dos muitos animes de comédia slice of life que acabam atraindo a atenção dos japoneses com situações que geram uma ligação imediata. E isso, claro, quer dizer que o povo do ocidente fica “boiando” em muitas partes da história, por não ter a mesma base cultural que garante a identificação com os personagens, locais e histórias.
Mesmo assim, essa é uma série bem curta e dá para assistir com calma, prestando bastante atenção às referências. E só para constar, o anime não fez tanto sucesso quanto o mangá, mas ainda consegue garantir boas risadas, ao apresentar as aventuras das jovens Yui, Sat-chan e Kotoha.
Yokai Watch (2014)
A franquia Yokai Watch, que marca presença em diversas mídias, até goza de um sucesso relativo no ocidente, mas é inegável que a sua popularidade em território japonês é muito maior. Além do mais, as criaturas conhecidas como Yōkai pertencem ao folclore japonês e estão sempre aparecendo em animes.
Cabe destacar que o primeiro produto da franquia foi um game lançado para o Nintendo 3DS, que acabou apresentando mecânicas que remeteram a certos jogos de Pokémon. Daí, as coisas evoluíram e o anime nasceu de forma natural e conquistou muitos fãs em todo o mundo (a maior parte dessa base de fãs está no Japão, claro).
Gintama (2006)
No ponto central desta lista, resolvi posicionar o meu amado Gintama. Sim, eu sei que essa série é idolatrada por muita gente de fora do Japão, mas aqueles que não são fãs costumam dizer que não entendem as piadas e muitas das referências que são feitas ao longo dos episódios.
De fato, Gintama exige muito esforço para os fãs ocidentais. As “piadas internas” são muitas e as melhores legendas até explicam as referências, mas isso nos força a ter que ficar pausando para ler as explicações. Ainda assim, essa é uma atração obrigatória (e eu sempre fico imaginando como seria a popularidade dessa série lendária se as barreiras culturais não existissem).
Anpanman (desde 1998)
Agora sim, temos aqui uma opção que só os verdadeiros amantes da cultura japonesa vão conhecer. Anpanman é um anime que está em exibição desde 1998 e é uma lenda japonesa (cujo protagonista continua figurando no ranking dos personagens de animes mais populares do Japão), apesar de quase não ser conhecido no ocidente.
Outra curiosidade interessante sobre o personagem é que ele costuma ser citado como a fonte de inspiração para o protagonista de One-Punch Man (os dois são carecas). Enfim, esse é um anime que tem um apelo enorme junto ao público jovem do Japão e a série tem uma pegada mais infantil e transmite boas mensagens. Não deixe de dar uma olhada!
Chibi Maruko-chan (1990)
Chibi Maruko-chan segue pela linha dos clássicos Sazae-San e Osomatsu-san e apresenta a história da pequena Momoko Sakura, que todos chamam de Maruko. A série pode ser classificada como uma atração do tipo slice of life e seu estilo visual tem uma pegada bem infantil.
Obviamente, por apresentar situações tipicamente japonesas, o anime acabou entrando para o grupo dos animes populares no Japão, mas nem tanto em outros países. Por fim, vale ressaltar que a série animada começou em 1990 e chegou a ser interrompida dois anos depois, mas retornou em 1995 e continua em exibição até hoje. Lenda!
Hōzuki no Reitetsu (2014)
Hōzuki no Reitetsu é outro anime que aposta em personagens relacionados com o folclore japonês e, por isso, sua popularidade fora do Japão foi prejudicada. No entanto, isso não quer dizer que a história não é merecedora da sua atenção. Pelo contrário, essa é uma opção cheia de belos atrativos.
Em síntese, o anime nos dá a chance de acompanhar um oni (demônio) que trabalha para o infame Enma-Daiō (o rei do inferno) e tem a missão de “manter a ordem no meio do caos”. A atração está cheia de referências históricas e isso nos deixa “boiando” em certos momentos, mas dá para acompanhar a história numa boa.
Pretty Cure (desde 2004)
Mesmo fazendo relativo sucesso em outros países, Pretty Cure não poderia ficar de fora desta seleção. Esse é um dos principais animes famosos no Japão e um ícone entre as obras que se encaixam com a classificação mahō shōjo (que abarca as obras com personagens femininas dotadas de poderes mágicos).
A série já conta com uma boa quantidade de temporadas e sempre introduz novas “garotas mágicas”, o que contribui para a longevidade da produção e os elevados níveis de popularidade em território japonês. Em outros países, a série é até bem conhecida, mas no Japão, “a febre” é assustadora.
Doraemon (1973, 2005)
Ícone no Japão, o gato robô Doraemon nasceu em um mangá que ficou em publicação por muitas décadas. Essa obra chegou a ser adaptada para o mundo dos animes em 1973, mas é a série lançada em 2005 que continua em exibição até hoje e já superou a marca dos mil episódios há um bom tempo.
De certo modo, Doraemon é até mais conhecido em outros países do que algumas das opções que eu citei nesta seleção, mas é apenas nas terras nipônicas que esse “mascote” simpático é reverenciado como um dos grandes personagens do mundo dos animes. Portanto, se você curte animes de gatos, essa é uma boa pedida.
Slam Dunk (1993)
Sendo um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, Slam Dunk ganhou uma adaptação para o mundo dos animes que acabou se tornando objeto de culto lá no Japão. Todavia, quando a obra foi liberada em outros países, o sucesso foi bem menor.
Recentemente, um belo filme foi lançado em todo o mundo e, novamente, os números em terras nipônicas foram muito melhores. Isso deixa claro que, apesar de ter uma boa base de fãs ao redor do mundo, é no Japão que esse anime de basquete realmente brilha.
Ashita No Joe (1970)
Colocando um ponto final nesta lista com animes famosos no Japão, mas nem tanto em outros países, temos o lendário Ashita No Joe. Para quem é fã de animes de esporte, essa série é um “prato-cheio”, já que toda a história gira ao redor de um boxeador talentoso, que luta para se tornar um grande campeão.
Curiosamente, o anime tinha tudo para ser muito popular fora do Japão, mas acabou se tornando mais uma “lenda doméstica”. E o mais interessante é que o anime já acabou há muitas décadas (assim como o mangá), mas não são poucos os japoneses que estão sempre se lembrando dessa lenda. Imperdível!
E há outros animes famosos no Japão, mas nem tanto em outros países
Como pôde perceber, o número de animes que são verdadeiras lendas no Japão, mas acabaram não alcançando o mesmo status em outros países é enorme. E isso quer dizer que os fãs de animes ainda têm muitas obras interessantes a “descobrir” e muitas maratonas para aproveitar.
E é isso! Se você curtiu as indicações, peço que não deixe de compartilhar o post e falar sobre outros animes famosos lá no Japão, mas nem tanto em outros países. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir a lista e mais nomes serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…