Se pararmos para dar uma olhada na quantidade de filmes de zumbi que temos à disposição (os bons e os ruins), fica claro que as histórias com mortos-vivos são bastante populares. Pois é! Muitos cinéfilos são fãs de produções com essa temática e, claro, isso motiva os produtores a continuarem gerando novidades.
Além disso, é interessante ver como os filmes com os mortos-vivos abordam a mesma temática sob perspectivas diferentes. Aliás, em alguns casos, temos até a chance de conferir comédias de alto nível, que se passam em contextos pouco animadores.
Enfim, como você já deve ter notado, resolvi criar esta lista para apresentar 13 filmes de zumbi que merecem a atenção dos fãs de histórias com mortos-vivos. E, claro, tratei de selecionar produções que realmente conseguem prender a atenção e garantir boas horas de entretenimento… vamos conferir?
A Noite dos Mortos-Vivos (1968)
Para abrir esta seleção com filmes de zumbi, resolvi começar com o clássico A Noite dos Mortos-Vivos. O filme deixa claro que as histórias com os simpáticos zumbis vêm sendo exploradas no cinema há muitos anos e suas cenas em preto e branco são um detalhe que deixa o clima bem mais tenso.
De modo geral, a trama desse clássico gira ao redor de um grupo de desconhecidos que encontra abrigo em uma casa qualquer, enquanto, no exterior, os mortos começam a sair das suas covas. Resumindo, temos aqui um clássico que é apontado como o precursor das produções focadas nos mortos-vivos.
100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi (2023)
Derivado de um mangá extremamente popular, 100 Coisas para Fazer Antes de Virar Zumbi é uma ótima opção para aqueles que curtem adaptações live-action. Como o nome do filme sugere, temos aqui uma história direcionada por uma lista com coisas a se fazer antes de o mundo ser tomado pelos zumbis.
Curiosamente, apesar do cenário do filme ser caótico, a mensagem por trás de tudo é bem otimista. Além do mais, os personagens são excelentes e os itens da lista de objetivos do protagonista são bastante curiosos e acabam prendendo a nossa atenção. Vale a pena conferir!
Madrugada dos Mortos (2004)
Agora, se você acredita que filmes de zumbi tem que ser aterrorizantes e sem abrir brecha para qualquer tipo de esperança, Madrugada dos Mortos é a escolha perfeita. A história começa seguindo o padrão dos apocalipses zumbi, mas as coisas logo tomam um rumo mais sombrio e visceral.
Enquanto a ação se desenrola, temos a oportunidade de acompanhar diversos personagens interessantes interagindo e a gente acaba começando a torcer para eles sobreviverem. No entanto, as probabilidades de isso acontecer são mínimas e saber disso deixa a gente numa tensão danada. Muito bom!
Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)
Os maiores fãs da franquia Resident Evil sabem bem que, até hoje, as adaptações da série de jogos não foram realmente boas. Porém, Resident Evil: O Hóspede Maldito foi um sucesso de bilheteria e não pode ser descrito como um filme ruim, apesar de não ter sido muito fiel à história dos games.
Apostando em altas doses de violências e em alguns clichês típicos dos filmes com mortos-vivos, essa produção funciona bem para a gente passar o tempo e ainda acompanhar uma história com zumbis. Então, podemos dizer que essa é uma alternativa interessante.
Guerra Mundial Z (2013)
Apesar de não ter sido muito elogiado pela crítica especializada, Guerra Mundial Z é um dos filmes de zumbi mais bem-sucedidos de todos os tempos e sua história se difere um pouco do padrão, pois temos alguns zumbis diferenciados, que apresentam sintomas semelhantes aos da raiva.
Em meio a todo o caos, acompanhamos uma família que acaba passando por maus bocados, enquanto faz de tudo para sobreviver. Com toda a certeza, essa é uma opção que tem a dose de tensão necessária para fazer você querer acompanhar tudo do início ao fim (e sem fazer qualquer pausa).
Invasão Zumbi (2016)
Pensando naqueles que curtem séries e filmes coreanos, resolvi citar aqui o excelente Invasão Zumbi, que é um dos poucos que apresentam boas notas, no que diz respeito às avaliações dos “especialistas” (apesar de muitas coisas dessa produção remeterem ao Guerra Mundial Z).
De forma resumida, essa produção nos dá a chance de acompanhar um executivo obcecado pelo seu trabalho, que acaba sendo arrastado para o centro de um apocalipse zumbi e tem que fazer de tudo para proteger sua filha. No fim das contas, é a forma como essa premissa é explorada que faz o filme ser digno da nossa atenção.
Todo Mundo Quase Morto (2004)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar o divertido Todo Mundo Quase Morto. Como eu destaquei no início deste post, alguns filmes com mortos-vivos apostam em uma boa dose de bom humor para entreter os cinéfilos e poucos fazem isso tão bem quanto essa produção.
Ainda assim, vale ressaltar que o filme faz um bom trabalho, ao apresentar alguns dilemas vividos pelos personagens. Sem dúvidas, se um apocalipse zumbi acontecesse, ele teria a mesma pegada desse filme, ou seja, com pessoas comuns tentando processar o que está acontecendo.
Extermínio (2002)
Outra produção muito bem avaliada (e que não poderia ficar de fora desta lista com filmes de zumbi) é Extermínio. Na verdade, essa é uma opção que até merecia ser mais conhecida do que realmente é, já que seu nível de qualidade é bem acima da média.
Em linhas gerais, a história gira ao redor de um grupo de sobreviventes que tenta encontrar uma cura para uma doença que toma conta da Inglaterra. E o pior é que, além de ter que encarar os mortos-vivos ingleses, os personagens acabam sendo atrapalhados em muitas ocasiões por outros sobreviventes. Imperdível.
Fome Animal (1992)
Mesmo tendo sido um fracasso de bilheteria, Fome Animal costuma ser citado como um dos maiores filmes focados em mortos-vivos. E o interessante dessa produção é que ela tem um “ar de comédia”, mas não deixa de lado a tensão inerente ao tema.
Outro detalhe importante diz respeito às proporções. Isto é, ao contrário dos filmes que focam em grandes epidemias, essa obra tem um único zumbi faminto, que é a mãe do protagonista. Assim, temos a chance de acompanhar algumas situações bem insólitas.
Eu Sou a Lenda (2007)
Baseado em um livro homônimo publicado em 1954, Eu Sou a Lenda é uma alternativa bem interessante para aqueles que curtem histórias com mortos-vivos. A trama se desenrola em meio a um cenário desolador, no qual apenas um homem parece estar vivo.
Felizmente, esse homem é um virologista, que não desistiu de tentar achar uma cura para a doença que devastou o mundo. Para tanto, ele consegue capturar uma cobaia e vai fazendo diversos testes com ela, enquanto tenta permanecer vivo. Detalhe: o livro que inspirou o filme também é ótimo.
Meu Namorado é um Zumbi (2013)
Voltando a falar sobre comédias focadas nos mortos-vivos, temos o ótimo Meu Namorado é um Zumbi. Na verdade, esse filme se encaixa de forma perfeita no grupo das comédias românticas, já que, apesar dos cenários caóticos e pós-apocalípticos, uma bela história de amor é apresentada.
Contrariando aquilo que o senso comum nos diz sobre os mortos-vivos, o filme apresenta a história sob o ponto de vista de um “zumbi consciente”, que acaba se apaixonando por uma garota (viva) e resiste aos próprios impulsos, só para mostrar que os zumbis podem mudar. Ótima opção!
Melanie: A Última Esperança (2016)
Melanie: A Última Esperança é mais um dos muitos filmes que foram inspirados por um livro. Isso mesmo! Essa produção toma como base a obra A Menina Que Tinha Dons e nos apresenta a um futuro distópico, no qual temos zumbis “tradicionais” e zumbis “com consciência”.
Fazendo parte desse segundo grupo de mortos-vivos, a jovem Melanie acaba se tornando a maior esperança da humanidade, no que diz respeito à busca por uma cura para o mal que afetou todo o mundo. Em suma, esse é um filme com ideias bem originais e um desfecho surpreendente.
Zumbilândia (2009)
Fechando esta seleção com filmes de zumbi, temos Zumbilândia, que é um dos meus filmes favoritos. Tecnicamente, essa produção pode ser encaixada no segmento das comédias, mas acho que poucas obras retratam um apocalipse zumbi de uma forma tão “pé no chão”.
Com algumas cenas memoráveis e personagens excelentes, o filme consegue prender a nossa atenção e deixa claro que, em um mundo cheio de mortos-vivos, sobreviver e aproveitar as pequenas coisas é tudo o que nos resta. E só para constar, a continuação dessa obra também é muito boa.
E não deixe de curtir outros filmes de zumbi!
Como pôde perceber, as criaturas mortas-vivas que são conhecidas como zumbis são as estrelas de diversos filmes interessantes e têm uma grande legião de fãs. Ademais, é sempre bom ressaltar que as produções com esses seres vem sendo criadas há muitos anos, o que quer dizer que você sempre vai ser deparar com novas aventuras para curtir.
E é isso! Se você curtiu a minha seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e de citar outros belos filmes de zumbi. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na lista e outras sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…