É bem verdade que os envolventes animes seinen ou aqueles shounen bem movimentados são ótimos, mas, de vez em quando, animes fofos (também conhecidos como “kawaii”) são uma boa pedida. Especialmente quando você deseja apenas relaxar e curtir uma experiência bem “de boa”.
De modo geral, as produções classificadas como “kawaii” apresentam um visual meio infantil e pendem bastante para o lado da comédia. Ainda assim, há muitas histórias interessantes para a gente curtir, assim como alguns personagens que conseguem cativar.
Sabendo disso, resolvi montar este post para apresentar quinze animes fofos que você deve conferir quando só estiver a fim de relaxar e acompanhar uma história mais leve e divertida. Aliás, separei algumas opções que podem até mexer com o seu coração de alguma forma… vamos conferir?
O Meu Vizinho Totoro (1988)
Dando início a esta lista cheia de animes fofos, temos o lendário O Meu Vizinho Totoro. Para quem curte filmes de animes e não tem tempo para encarar séries longas, essa é uma opção certeira. E, claro, a forte carga emocional da história deixa tudo ainda mais atrativo.
Em linhas gerais, a história foca no encontro de duas crianças com criaturas conhecidas como totoros. Como costuma acontecer com as produções do Studio Ghibli, o filme incita uma boa série de reflexões sobre a vida. Em suma, essa é a atração perfeita para abrir a lista em grande estilo.
K-On! (2009)
Se você é um fã da boa música, K-On! é uma excelente pedida. O anime foca nas atividades de um clube escolar de música. Na verdade, a história já começa de forma interessante, pois a protagonista se inscreve nesse clube sem saber tocar qualquer tipo de instrumento.
Logicamente, ao longo dos episódios, a garota vai “pegando o jeito da coisa” e temos a chance de acompanhar sua evolução e alguns dramas adolescentes. E como a história acompanha as jovens do clube durante muitos anos, os desfechos são muito emocionantes. Ótima opção!
Barakamon (2014)
De certo modo, é por conta da presença de uma personagem muito especial, a pequena Naru, que esse anime merece um lugar nesta lista. Isto é, a história gira ao redor de um calígrafo que é enviado para uma ilha remota, com o intuito de “encontrar a si mesmo”.
Daí, ao chegar no local, ele começa a interagir com os moradores e sua vida muda de forma drástica após alguns encontros. E como essa série tem apenas 12 episódios, ela acaba sendo ótima para aqueles que buscam por animes para assistir em um único dia.
How to Keep a Mummy (2018)
Como seu próprio nome sugere, How to Keep a Mummy é um anime que coloca o protagonista para cuidar de uma múmia. Isso mesmo! Sora, um jovem colegial, recebe a múmia como um presente do pai e logo descobre que ela é muito delicada e exige cuidados especiais.
E o mais interessante é que se trata de uma “múmia em miniatura”, com uma aparência bastante simpática. Obviamente, há uma grande lição por trás de tudo, mas dá para sentar e relaxar acompanhando as coisas que o responsável Sora faz para proteger o pequeno Mii-kun. Vale a pena conferir!
Tamako Market (2013)
Falemos agora do despretensioso Tamako Market. Essa é uma opção que resume muito bem a ideia básica desta lista com animes fofos. Afinal, os episódios focam na vida da personagem Tamako, que é a herdeira de um mercado e está sempre recebendo clientes interessantes.
Em outras palavras, o anime nos dá a chance de simplesmente nos sentar diante da tela e acompanhar situações comuns, com personagens extraordinários. E o melhor é que essa atração conta com um senso de humor incrível, o que é uma boa notícia para quem curte animes engraçados.
Sweetness & Lightning (2016)
Sweetness & Lightning é uma das atrações imperdíveis desta lista. O anime tem uma pegada bem “de boa” e foca na história de um professor viúvo que encara a difícil tarefa de trabalhar e cuidar de uma filha que ainda está no jardim de infância e tem muita energia para gastar.
Esse contexto já é interessante por si só, mas as coisas ficam ainda mais divertidas quando o pai decide aprender a cozinhar, com vistas a preparar refeições melhores para a pequenina. E, claro, essa premissa simples esconde algumas mensagens muito interessantes.
Kemono Friends (2017)
Agora, se você curte animes de jogos, Kemono Friends vai merecer a sua atenção. A produção toma como base o jogo homônimo criado pela Nexon e apresenta uma história na qual as criaturas de um zoológico acabam adquirindo traços humanos (por conta de um fenômeno estranho).
Cabe ressaltar que a série funciona como uma espécie de continuação para o jogo, pois apresenta eventos posteriores e introduz novas histórias. Lembrando que essa é outra opção bem curtinha, ou seja, quando você não estiver com muito tempo, mas quiser relaxar, é bom dar uma olhada.
A Place Further than the Universe (2018)
No ponto central desta lista com animes fofos, resolvi posicionar uma produção que me surpreendeu. Sim! A Place Further than the Universe consegue cativar qualquer um, ao contar a história de quatro meninas que fazem de tudo para viajar até a Antártida.
Em seus primeiros episódios, o anime foca nas motivações e na preparação das personagens para a viagem. Assim, quando a aventura começa, a gente não consegue mais deixar de conferir a história. Detalhe: há alguns momentos muito emocionantes.
AnoHana: The Flower We Saw That Day (2011)
Por conta de alguns dos seus principais elementos, AnoHana: The Flower We Saw That Day pode ser incluído no grupo dos animes tristes, mas a verdade é que a história foi criada para funcionar como uma jornada de amadurecimento. E isso quer dizer que, ao fim dos episódios, você relaxa e fica com muita coisa para refletir.
De forma resumida, AnoHana começa com a morte de uma jovem. Esse vento trágico deixou seus amigos muito tristes, mas fez com que um deles ficasse profundamente traumatizado. Até que, algum tempo depois, o espírito da jovem retorna para ajudar a colocar todos no rumo novamente. Muito bom!
Azumanga Daioh (2002)
Considerado pelos japoneses como um clássico cult, Azumanga Daioh é uma produção que foi liberada em um formato diferenciado (130 episódios de 5 minutos, que rendem 26 episódios de 25 minutos no fim das contas). E mais, essa é uma história que apenas foca na vida de alguns estudantes normais.
Pois é! Não há elementos mágicos ou fantasiosos. O anime apresenta apenas a boa e velha vida escolar, com brigas, provas, fazer amigos, fofocas, etc. Por conta disso, podemos dizer que essa é mais uma opção que ilustra a ideia desta lista de forma perfeita.
Love, Chunibyo & Other Delusions (2012)
Falemos agora do excelente Love, Chunibyo & Other Delusions, que é uma série bastante indicada para quem curte animes de romance escolar. Essa produção apresenta uma visão interessante sobre a chamada síndrome de chunibyo, que é um problema relacionado com aspirações grandiosas e fora da realidade.
Melhor ainda, a série coloca dois jovens que sofrem do mesmo problema na mesma escola e esse acaba sendo o ponto de ligação entre eles. Enfim, esse é um anime cheio de atrativos interessantes e sugiro que você não deixe de separar um tempo para conferir os episódios.
Himouto! Umaru-chan (2015)
Chamando a atenção inicialmente com o seu visual tipicamente “kawaii”, Himouto! Umaru-chan é um anime para quem deseja sentar, relaxar e morrer de rir. A história gira ao redor da jovem Umaru, que é uma aluna exemplar e se comporta muito bem na escola, mas é uma preguiçosa que só pensa em jogar videogame quando está em casa.
Como você já deve ter imaginado, essa personagem acaba roubando as atenções ao longo de todo o anime, mas temos outras “figurinhas” muito divertidas. Resumindo, a “aventura” da singular Umaru-chan merece um olhar mais atento.
Engaged To The Unidentified (2014)
Por muitos motivos, Engaged To The Unidentified merece um lugar nesta lista com animes fofos. Para começar, a história gira ao redor de uma jovem muito interessante, que tem a vida completamente alterada, ao descobrir que seu avô preparou um casamento para ela.
Assim, de uma hora para a outra, a garota descobre que tem um noivo e, mais importante, o tal rapaz e sua irmã chegam para morar junto com a família. Como bônus, ainda temos muitas situações cômicas e certos elementos sobrenaturais. Em síntese, esse é um “prato cheio” para quem curte animes de romance.
Aiura (2013)
Focando em apresentar as “coisas que acontecem quando nada está acontecendo”, Aiura é outro anime que não tem muitas pretensões. A história gira ao redor de três estudantes que não têm um pingo de motivação e encaram o dia a dia escolar sem grandes preocupações.
O anime pode ser classificado como uma comédia do tipo slice of life e seu ritmo é perfeito para aqueles que desejam apenas relaxar. Felizmente, as personagens principais são muito cativantes e acabam fazendo a gente querer saber onde a história vai parar.
Kotaro Vai Morar Sozinho (2022)
Colocando um ponto final nesta lista com animes fofos, temos o incrível Kotaro Vai Morar Sozinho. “Logo de cara”, é importante destacar que, apesar da fofura, essa é uma produção que costuma ser colocada no grupo dos animes seinen, por conta da premissa madura e das situações trágicas da vida do protagonista.
Para simplificar, a história é a seguinte: Kotaro é um garoto de apenas quatro anos que decidiu abandonar os pais (por conta de maus-tratos) e arrumou um lugar para morar. Ao longo dos episódios, podemos acompanhar o garotinho vivendo por conta própria e chamando a atenção dos vizinhos. Incrível!
E ainda há outros animes fofos por aí…
Como pôde perceber, quando o assunto é fofura, há produções que se encaixam com diversos gêneros, mas nunca deixam de prender a atenção com boas histórias e personagens cativantes. E o melhor é que ainda há muitas opções “kawaii” que eu não citei nesta seleção.
Por conta disso, sou obrigado a pedir para você compartilhar o post e indicar outros animes fofos interessantes. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre esta lista e mais sugestões serão dadas, o que vai resultar em um número ainda maior de alternativas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…