Se a gente for analisar a influência dos personagens da Mitologia Grega nas HQs, vamos nos surpreender com a quantidade de criações da Marvel, da DC e de outras editoras, que tomam como base as lendas e mitos que fazem parte da cultura da Grécia.
Pois é! Ao longo dos anos, diversas divindades e outras figuras mitológicas gregas foram adaptadas para o mundo das histórias em quadrinhos ou acabaram sendo os modelos iniciais de alguns heróis e vilões muito conhecidos. Em outras palavras, as HQs são ricas em mitos.
Sabendo disso, o Geek Ninja resolveu montar uma seleção com personagens da Mitologia Grega que são referências para as HQs. Logicamente, eu separei aqui algumas influências óbvias, mas também fiz questão de incluir algumas alternativas pouco conhecidas… vamos dar uma olhada?
Aquaman (1941)
Para abrir esta seleção com personagens da Mitologia Grega que influenciaram as HQs, temos o Aquaman. De modo geral, nem precisamos pensar muito para saber que o herói foi inspirado no deus Poseidon. Além disso, o fato de ele ser o Rei da Atlântida, um famoso local mencionado em muitas histórias gregas, já o credencia para aparecer nesta seleção.
Esse personagem estreou no mundo das HQs em 1941 e suas histórias ainda são marcadas pela presença de outras figuras mitológicas, como os tritões, as sereias e mais criaturas marinhas. Em suma, todo o universo relacionado com o herói vêm da Grécia de alguma forma, o que faz as HQs merecerem uma atenção especial.
Hercules (1965)
Criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, o Hercules é uma versão do personagem Herakles e sua estreia no mundo dos quadrinhos aconteceu em 1965, em uma história dos Vingadores. E, claro, ele é tão poderoso como as lendas gregas costumam apresentá-lo.
Vale ressaltar também que o herói já apareceu no MCU, no filme Thor: Amor e Trovão, e como ele vem sendo um dos personagens dos Vingadores desde a década de 1960, parece justo supor que o filho do Zeus vai acabar ganhando maior destaque nos próximos filmes da Marvel.
Flash (1940)
Por conta dos uniformes mais modernos, não fica muito fácil associar o Flash ao deus Hermes. Contudo, se a gente for dar uma olhada nas primeiras HQs do herói, que foram lançadas lá em 1940, aí as coisas ficam muito claras, especialmente por conta do capacete alado.
É bom lembrar que o primeiro flash é o alter ego do personagem Jay Garrick, que acabou sendo substituído pelo icônico Barry Allen na chamada Era de Prata dos Quadrinhos. Portanto, temos aqui um grande ícone das HQs que foi diretamente influenciado pelo velocista do panteão grego.
Ares (1966)
Apresentado inicialmente como um vilão do Hercules e do Thor, Ares estreou nas HQs em 1966 e passou por diversas fases. Aliás, a partir de 2006, o personagem começou a ser explorado de uma forma diferente, o que permitiu a sua inclusão no grupo dos anti-heróis.
Como seu nome sugere, o personagem foi baseado no famoso deus da guerra, que é um dos mais conhecidos do panteão grego, e seus poderes o transformam em um combatente agressivo. Tecnicamente, ele é uma espécie de Thor… sem o martelo Mjolnir e com um interesse particular na violência.
Apollo (1998)
Reconhecido como o primeiro super-herói assumidamente gay, o Apollo foi inspirado no deus homônimo e faz uso do mesmo arquétipo do Super-Homem, que também tem alguns personagens da Mitologia Grega como referências. E só para constar, ele é casado com o herói Meia-Noite.
O personagem estreou no mundo das HQs em 1998, na série Stormwatch, mas se tornou mais conhecido no ano seguinte, quando passou a fazer parte da equipe conhecida como The Authority. E no que tange aos poderes, o herói tem todas as habilidades que poderíamos esperar de um deus do sol.
Jean Grey (1963)
Em um primeiro momento, não é fácil associar a personagem Jean Grey, que estreou nas HQs em 1963, à Mitologia Grega. No entanto, não podemos nos esquecer de que a lenda da Fênix vem da Grécia e é com o poder da entidade cósmica chamada Força Fênix que a telepata se torna extremamente poderosa.
De modo geral, Jean é uma das figuras mais icônicas entre os personagens dos X-Men e, com o apoio da Fênix, ela se torna a maior telepata do universo da Marvel e ainda ganha outras habilidades sobre-humanas. Obviamente, a capacidade de ressuscitar também é um destaque e tanto, pois o pássaro mitológico sempre ressurge das próprias cinzas.
Artemis de Bana-Mighdall (1994)
Inspirada na deusa da caça e da vida selvagem, Artemis de Bana-Mighdall apareceu pela primeira vez em 1994, nas HQs da Mulher-Maravilha e foi criada justamente para ser uma grande rival para a princesa Diana. E mais, em certo ponto da história, ela chegou a assumir a posição da heroína, mas acabou sendo morta.
Depois, quando retornou do mundo dos mortos, a heroína passou a ser uma aliada da Mulher-Maravilha e colocou sua força sobre-humana a serviço do lado do bem. Detalhe: além de ter poderes dignos de uma deusa, a personagem é uma expert em armas, o que faz suas sequências de ação nos quadrinhos ficarem ainda mais atrativas.
Shazam (1940)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar o famoso Shazam. Esse é outro personagem que não é facilmente associado à Mitologia Grega, mas a verdade é que seu nome é uma grande pista. Isto é, temos um S de Salomão, H de Hércules, A de Atlas, Z de Zeus, A de Aquiles e M de Mercúrio.
Isso mesmo! Nem todas as figuras mitológicas citadas são de origem grega, mas fica claro que o herói foi fortemente inspirado pelas lendas e histórias mais célebres. E o mais legal é que cada uma das letras representa um dos poderes do Shazam, que acaba sendo uma espécie de Campeão da Humanidade, eleito pelos próprios deuses.
Circe (1949)
Voltando a falar sobre vilões nesta seleção com personagens da Mitologia Grega que influenciaram as HQs, temos a Circe. A terrível feiticeira é baseada em uma divindade menor, que costuma ser descrita como a filha do deus Helios com uma ninfa chamada Perse.
Mesmo tendo sido criada para atuar como a antagonista da Mulher-Maravilha, essa vilã já participou de muitas histórias desde a sua estreia no mundo das HQs, o que aconteceu em 1949, e seus poderes são assustadores, sem contar que ela é uma imortal e sente prazer em humilhar seus adversários.
Medusa (1965)
Representando a raça dos Inumanos, a Medusa, cuja fonte de inspiração é uma das três górgonas da Mitologia Grega, apareceu pela primeira vez nas HQs em 1965, como uma adversária do Quarteto Fantástico. Daí, com a evolução da trama, ficou claro que ela estava com uma perda de memória e acabou sendo manipulada.
Quando sua memória retornou, a personagem voltou para o reino dos Inumanos junto com seu marido, o Raio Negro. Depois, ela voltou a aparecer em meio aos personagens do Quarteto Fantástico e até chegou a ser oficializada como integrante da equipe por um tempo.
Ikaris (1976)
Membro da equipe dos Eternos, Ikaris estreou nas HQs em 1976 e foi inspirado no personagem Ícaro, que acabou morrendo por se aproximar muito do sol. Aliás, essa situação foi replicada no filme de 2021, mas não vou falar muito sobre isso para evitar dar spoilers para quem ainda não assistiu a produção do MCU.
De todo modo, o fato é que esse é um dos Eternos mais poderosos e seu nascimento, no universo da Marvel, acontece há mais de 20 mil anos. Segundo conta a história, ele só passou a usar o nome Ikaris em homenagem ao filho morto, que acabou voando mais alto do que podia, ou seja, a influência grega está mais do que clara na construção desse personagem.
Zeus (1949)
A maior divindade do Olimpo, ou seja, o poderoso Zeus apareceu pela primeira vez nas HQs em 1949, mas com o nome de Júpiter. Sua aparição com seu nome grego aconteceu em 1965 e a verdade é que o personagem não fugiu muito àquilo que as histórias mitológicas sempre apresentaram.
Ainda assim, as histórias em que ele apareceu não deixam de ser interessantes. Afinal, temos confrontos contra outras divindades, incluindo o Thor, infidelidade, raios, traições e muito drama. E como se isso não fosse o suficiente, Zeus ainda morreu em diversas ocasiões, mas sempre retornou para liderar os deuses gregos do universo da Marvel.
Sandman (1988)
Por conta de uma série liberada pela Netflix em 2022, o personagem Sandman acabou ficando muito mais conhecido. E como ele é uma versão do deus Morfeu, sua presença nesta seleção está mais do que justificada. Além do mais, seus poderes guardam mesmo relação com os sonhos, ou seja, o personagem tem os mesmos poderes da sua fonte de inspiração.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que as HQs da série Sandman, que começaram a ser publicadas em 1988, têm uma pegada bem mais madura e mesmo a fantasia parece mais intelectual. Por conta disso, o personagem acabou não ficando tão conhecido quanto merecia, apesar de sua construção e suas histórias serem brilhantes.
Mulher-Maravilha (1941)
De forma resumida, podemos dizer que todas as histórias da Mulher-Maravilha, iniciadas em 1941, guardam relação com a Mitologia Grega. Porém, se formos olhar apenas para as fontes de inspiração da heroína, vamos ter as deusas Athenas e Artemis como as referências mais notáveis.
Mesmo assim, por ser uma amazona, a heroína conta com bênçãos de diversas divindades, o que faz ela se transformar em uma das mais poderosas de todo o universo da DC. Sem dúvidas, as histórias dessa personagem são um deleite para quem curte conferir versões estilizadas dos mitos da Grécia.
Hades (1946)
Colocando um ponto final nesta seleção com personagens da Mitologia Grega que são referências para as HQs, temos o sombrio Hades. O vilão estreou nas HQs da Mulher-Maravilha em 1946 e apresentou as principais características que as histórias gregas imortalizaram.
Em outras palavras, o deus é irmão do Zeus e do Poseidon e domina o submundo, o que quer dizer que ele tem controle sobre as almas dos mortos. Curiosamente, em 2011, quando a DC promoveu um reboot das histórias, o deus foi apresentado como um garoto com problemas de autoestima e isso adicionou uma nova camada ao complexo personagem.
E ainda há outros personagens da Mitologia Grega nas HQs
Como pôde perceber, a Mitologia Grega vem sendo uma grande referência para os criadores de histórias em quadrinhos há um bom tempo. Em alguns casos, temos personagens inspirados nas lendas, mas alguns autores realmente adaptaram as figuras mitológicas e as introduziram em suas histórias.
E é isso! Agora você ficou sabendo um pouco mais sobre alguns personagens da Mitologia Grega que influenciaram as HQs e pode começar a explorar as histórias em que eles aparecem. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nesta seleção. Até a próxima…