Quando a intenção é descobrir quais são os melhores animes que temos à disposição, o ranking do site MyAnimeList se apresenta como um “termômetro” muito útil. Afinal, os reviews do site são todos feitos por pessoas que realmente amam as animações japonesas.
Contudo, como a lista considera as temporadas dos animes de forma distinta, muitas vezes ficamos com diversas menções à mesma obra. Sabendo disso, resolvi fazer algumas edições no ranking do referido site, com vistas a montar uma lista atualizada e sem repetições.
Em outras palavras, se você deseja saber quais são os melhores animes na opinião de milhares de fãs, é bom dar uma olhada neste post. Ao fazer isso, tenho certeza de que você vai acabar encontrando a sua próxima atração favorita… vamos dar uma olhada na seleção (em ordem decrescente)?
Mushishi (43º no MyAnimeList, 30º neste ranking)
Para abrir esta lista com os melhores animes na opinião de muitos fãs, temos o excelente Mushishi. O anime foi lançado em 2005 e foi a sua segunda temporada que acabou figurando na 43ª posição do ranking do MyAnimeList. Porém, eliminando as repetições, o anime sobe para a 30ª posição.
De modo geral, Mushishi conta uma história madura, que envolve eventos sobrenaturais e tem um plano de fundo que mistura períodos importantes da história japonesa. Portanto, aqueles que curtem animes seinen com belos atrativos não podem deixar de conferir essa atração.
Vinland Saga (42º no MyAnimeList, 29º neste ranking)
Vinland Saga é outro anime seinen que merece a atenção daqueles que curtem produções mais maduras. No ranking do MyAnimeList, é a primeira temporada da atração que está da 42ª posição, mas, se eliminarmos as repetições, a obra sobe para a 29ª posição.
Esse é um anime, de 2019, que tem um ritmo um pouco mais lento, mas a história é realmente interessante. A trama foca em um personagem que está ávido por vingança e a presença de elementos típicos da cultura viking acaba fazendo a atração se destacar ainda mais. Muito bom!
Cowboy Bebop (40º no MyAnimeList, 28º neste ranking)
Para muita gente, Cowboy Bebop é uma verdadeira obra-prima do mundo dos animes, o que é a mais pura verdade. Para você ter uma ideia, esse anime foi lançado em 1998 e continua relevante. Não à toa, sua posição no ranking do MyAnimeList é a 40ª (28ª, se eliminarmos as repetições).
Cowboy Bebop apresenta uma mescla interessante de elementos, com direito a “menções” ao Velho Oeste, junto com elementos de ficção científica. Ainda assim, é a bela história protagonizada pelo icônico Spike Spiegel que realmente brilha. Então, podemos dizer que esse é um anime obrigatório.
Hajime no Ippo (39º no MyAnimeList, 27º neste ranking)
E por falar em obras-primas, Hajime No Ippo toma como base um mangá clássico que está em publicação desde 1989. Pois é! Estamos falando de uma lenda que está na 39ª posição do ranking do MyAnimeList (27ª, se eliminarmos as repetições) e até merecia estar em uma posição mais elevada.
Vale ressaltar que esse é um daqueles animes que acabaram fazendo mais sucesso no Japão e menos no ocidente, o que faz com que poucos reconheçam seu brilhantismo. De qualquer forma, para quem curte lutas de boxe, a produção é um “prato cheio” e tem várias temporadas, que começaram a ser lançadas no ano 2000.
Monogatari Series (37º no MyAnimeList, 26º neste ranking)
No ranking de melhores animes do MyAnimeList, a segunda temporada do ótimo Monogatari Series está na 37ª posição (26ª, se eliminarmos as repetições). E sim, essa produção merece muita atenção, especialmente por parte daqueles que curtem histórias macabras, mescladas com romance e comédia.
Em síntese, a história, que começou a ser contada em 2009, gira ao redor de um jovem “quase-humano”, que se encontra com uma jovem reclusa e amaldiçoada. À medida que os episódios vão passando, mais personagens curiosas aparecem na vida do rapaz e a gente acaba ficando envolvido com todas as situações. Excelente!
Haikyuu! (36º no MyAnimeList, 25º neste ranking)
Fazendo a alegria daqueles que curtem animes esportivos, Haikyuu! aparece na 36ª posição do ranking do MyAnimeList (25ª, se eliminarmos as repetições). Detalhe: a temporada que mais chamou a atenção dos fãs foi a terceira, mas a história completa (iniciada em 2014) é bem cativante.
De forma resumida, Haikyuu! conta foca em um time de jovens que começam a jogar voleibol por diversão, mas percebem rapidamente que “levam jeito para a coisa”. Assim, ao longo dos episódios, a gente vai acompanhando a evolução do time e uma boa série de dramas escolares.
Sen To Chihiro no Kamikakushi (35º no MyAnimeList, 24º neste ranking)
Sen To Chihiro no Kamikakushi, mais conhecido pelos brasileiros como “A Viagem de Chihiro”, é o primeiro longa a aparecer nesta lista com os melhores animes na opinião dos fãs. No ranking do MyAnimeList, a produção ocupa o 35º lugar, mas, se eliminarmos as repetições, a obra sobe para a 24ª posição.
Como costuma acontecer com todas as produções do famoso Studio Ghibli, Sen To Chihiro no Kamikakushi tem um apelo emocional enorme e consegue cativar pessoas de diversas idades. E só para constar, o anime fez história em 2003, ao receber o Oscar de Melhor Animação (a estreia no Japão aconteceu em 2001).
Kizumonogatari (34º no MyAnimeList, 23º neste ranking)
Falemos agora de uma interessante trilogia de longas chamada Kizumonogatari. No ranking do MyAnimeList, é o terceiro filme da série que está na posição mais elevada (34ª posição), mas, nesta lista, após a eliminação das repetições, a obra sobe para a 23ª posição.
Cabe destacar que os três filmes (que foram lançados entre 2016 e 2017) tomam como base uma light novel que apresenta uma pegada mais sombria, com direito a vampiros e uma boa série de elementos sobrenaturais. Logo, podemos dizer que essa é uma boa pedida para quem curte animes de terror.
Mob Psycho 100 (32º no MyAnimeList, 22º neste ranking)
Lá no ranking do MyAnimeList, é a segunda temporada do ótimo Mob Psycho 100 que coloca o anime na 32ª posição (22ª, se eliminarmos as repetições). O anime foca na história do personagem Mob, que tem poderes psíquicos assustadores e corre o risco de morrer se usá-los na potência máxima.
A primeira temporada do anime estreou em 2016 e a terceira foi lançada não faz muito tempo. Por isso, quem decidir explorar esse belo anime vai ter acesso a muitos episódios, o que deverá render maratonas cheias de emoção e belas sequências de ação.
Kimetsu no Yaiba (31º no MyAnimeList, 21º neste ranking)
Constantemente citado como um dos melhores animes lançados nos últimos tempos, Kimetsu no Yaiba ocupa a 31ª posição no ranking do MyAnimeList (com sua segunda temporada), mas sobe para a 21ª posição, se eliminarmos todas as repetições.
O anime, que teve a primeira temporada lançada em 2019, conta a história do personagem Tanjirō Kamada, cuja família é quase toda assassinada por demônios. Daí, para se vingar e tentar recuperar a humanidade da única irmã que sobreviveu ao ataque, ele começa a atuar como um caçador de criaturas malignas. Não deixe de conferir!
Kingdom (29º no MyAnimeList, 20º neste ranking)
Apesar de ser uma produção japonesa, Kingdom foca em conflitos históricos que aconteceram na China. Curiosamente, o anime só alcançou a 29ª posição no ranking do MyAnimeList com sua terceira temporada (é o 20º, se eliminarmos as repetições). Isso quer dizer que a história vai “ganhando força” com o passar do tempo.
É importante ressaltar que o anime não prioriza a precisão histórica, ou seja, temos uma versão adaptada do chamado Período dos Estados Combatentes. De todo modo, Kingdom, que começou a ser exibido em 2012, merece elogios por contar uma história madura e apresentar sequências de ação incríveis.
Kimi no Na Wa (28º no MyAnimeList, 19º neste ranking)
Muito conhecido pelos fãs de animes de romance, Kimi no Na Wa é outro longa que alcançou uma posição de destaque (28ª) no ranking do MyAnimeList (se eliminarmos as repetições, o anime sobe para a 19ª posição). E, claro, como estamos falando de uma obra assinada pelo lendário Makoto Shinkai, não é preciso pensar muito para saber por que o filme é tão adorado.
Em linhas gerais, Kimi no Na Wa (de 2016) conta a história de dois jovens que vivem em locais bem diferentes e estão ávidos por uma “mudança de ares”. Ao longo da trama, esses personagens acabam desenvolvendo uma ligação curiosa e os segredos revelados são surpreendentes.
Bocchi The Rock! (27º no MyAnimeList, 18º neste ranking)
Bocchi The Rock! é uma das produções mais bem-sucedidas do ano de 2022. O anime está na 27ª posição do MyAnimeList (18ª, se eliminarmos as repetições) e podemos dizer que essa é uma opção perfeita para quem curte histórias com muita música.
Isso mesmo! A história gira ao redor de um grupo de garotas que sonham em se tornar estrelas do Rock. Obviamente, como as roqueiras ainda são bem jovens, há diversos “dramas adolescentes” surgindo em meio às apresentações. Sem dúvidas, essa é uma atração que merece um olhar mais atento.
Monster (26º no MyAnimeList, 17º neste ranking)
E agora, esta lista com os melhores animes do MyAnimeList “estaciona” em uma verdadeira obra-prima. Sim! Monster é um clássico de 2004 que conta com a presença de um dos vilões mais intrigantes de todos os tempos, o frio e calculista Johann Liebert.
Na minha visão, Monster é o anime que mais merece ganhar uma versão live-action, pois sua trama realmente fica à altura de grandes produções do cinema. No ranking do MyAnimeList, o anime fica na 26ª posição (17ª, se eliminarmos as repetições), mas um lugar no “top 10” não seria um exagero, dada a qualidade dessa atração.
Owarimonogatari (23º no MyAnimeList, 16º neste ranking)
Owarimonogatari é uma das muitas adaptações da famosa Monogatari Series e foi com sua segunda temporada que a obra alcançou a 23ª posição no ranking do MyAnimeList (16ª, se eliminarmos as repetições). A atração começou a ser exibida em 2015 e chamou a atenção por lidar com alguns mistérios bem interessantes.
Ao longo dos episódios, a trama vai ganhando uma complexidade cada vez maior e o “mix” de suspense, drama, comédia, fantasia e ação acaba fazendo a gente querer conferir tudo até o fim. Certamente, esse é um anime perfeito para quem gosta de maratonar.
Violet Evergarden (22º no MyAnimeList, 15º neste ranking)
Agora, se você curte animes tristes, Violet Evergarden vai mexer com as suas emoções. A série animada foi lançada em 2018, mas foi com o filme, de 2020, que a obra conseguiu alcançar o 22º lugar no ranking do MyAnimeList (15º, se eliminarmos as repetições).
Nessa história incrível, acompanhamos a personagem Violet, que tem a nobre tarefa de escrever cartas para outras pessoas. Essa bela jovem tem um passado sombrio, mas cumpre a sua missão de forma impecável. E o melhor é que ela vai descobrindo mais sobre si mesma ao longo do processo. Incrível!
Code Geass (20º no MyAnimeList, 14º neste ranking)
Pegando “carona” no apelo de um protagonista muito bem construído, Code Geass é aquele tipo de anime que quebra as expectativas e apresenta desfechos surpreendentes. E como foi na segunda temporada que as maiores revelações foram feitas, foi essa parte da história que alcançou a 20ª posição no MyAnimeList (14ª, se eliminarmos as repetições).
De acordo com muitos fãs, Code Geass é um dos melhores animes de todos os tempos e Lelouch Lamperouge, um dos maiores protagonistas. A trama se desenvolve de uma forma muito inteligente e ainda temos algumas sequências de ação memoráveis. Em suma, esse anime de 2006 também pode ser considerado como uma obra-prima.
Clannad (19º no MyAnimeList, 13º neste ranking)
Voltando a falar sobre animes tristes, chegamos ao excelente Clannad. Esse anime toma como base uma visual novel muito bem-sucedida e sua presença no ranking do MyAnimeList (na 19ª posição) foi garantida pela segunda temporada, que é conhecida como Clannad: After Story.
Essa série tão famosa é conhecida por apresentar histórias do tipo “slice of life” focadas no crescimento de jovens personagens. Assim, a gente acaba se deparando com uma “montanha-russa de emoções”. E como todos os conflitos são bem comuns, é fácil ficarmos apegados a essa bela obra, que começou a ser exibida em 2007.
3-Gatsu no Lion (18º no MyAnimeList, 12º neste ranking)
Lançado em 2016, o anime 3-Gatsu no Lion conseguiu se posicionar como um seinen extremamente respeitado e sua 2ª temporada foi a responsável por fazer os fãs dos melhores animes colocarem a obra na 18ª posição do ranking do MyAnimeList (12ª, se eliminarmos as repetições).
O anime se passa na cidade de Tóquio e foca na vida de uma jovem que perdeu a família em um acidente e passou a viver com um velho amigo do pai. Nesse contexto, ela começa a se dedicar ao jogo conhecido como shogi e os dramas vão se acumulando, gerando situações muito emocionantes.
Koe no Katachi (17º no MyAnimeList, 11º neste ranking)
Koe no Katachi é outro longa que merece total atenção. A produção foi lançada em 2016 e sua história dramática a colocou na 17ª posição do ranking do MyAnimeList (11ª, se eliminarmos as repetições). Mais importante, os termas abordados na obra incitam muitas reflexões.
Apostando em boas doses de drama, Koe no Katachi foca na história de uma garota que é discriminada por ter problemas de audição. Em dado momento, um jovem a trata muito mal na escola, mas ele logo se arrepende e faz o possível para reparar tudo. Com isso, uma bela relação acaba nascendo.
Fruits Basket (14º no MyAnimeList, 10º neste ranking)
Com sua mistura de drama, comédia e romance, Fruits Basket conseguiu se tornar um dos melhores animes do MyAnimeList. A produção ocupa a 14ª posição no referido ranking (10ª, se eliminarmos as repetições) e tem uma boa quantidade de episódios envolventes.
Sobre esse anime, é importante destacar que toda a história toma como base um mangá homônimo lançado em 1998. Cabe ressaltar também que um anime de 26 episódios foi lançado em 2001, mas é a segunda adaptação, de 2019, que mais chamou a atenção dos fãs das animações japonesas.
Oshi no Ko (13º no MyAnimeList, 9º neste ranking)
Despontando como uma das maiores surpresas de 2023, Oshi no Ko já chegou a estar em posições mais elevadas no ranking do MyAnimeList, mas já faz um tempo que a produção está na 13ª posição (9ª, se eliminarmos as repetições). E a verdade é que essa é realmente uma atração diferenciada e imperdível.
Classificado como um seinen dramático, Oshi no Ko tem uma premissa fantasiosa, mas aborda temas complexos e reais, sempre apresentando as coisas sob uma perspectiva interessante. Com toda a certeza, essa é uma daquelas obras que fazem a gente refletir.
Ginga Eyuu Densetsu (12º no MyAnimeList, 8º neste ranking)
Dentre todos os nomes citados nesta lista com os melhores animes, Ginga Eyuu Densetsu é a obra mais antiga. Sim, é bem verdade que o anime ganhou uma nova versão em 2018, mas é a produção de 1988 que colocou essa lenda na 12ª posição do ranking do MyAnimeList (8ª, sem as repetições).
Assim como costuma acontecer com muitos animes lendários, Ginga Eyuu Densetsu fez muito sucesso no Japão e em certos países, mas nunca chegou a ser tão conhecido quanto merecia. E se você ainda não curtiu essa atração, sugiro que faça isso o quanto antes, pois a história é incrível.
Hunter x Hunter (10º no MyAnimeList, 7º neste ranking)
Hunter x Hunter também é um anime que pode ser considerado como um grande clássico, mas foi o remake de 2011 que acabou ficando na 10ª posição do ranking do MyAnimeList (7ª posição, se eliminarmos as repetições). Lembrando que o anime toma como base o mangá homônimo que começou a ser publicado em 1998 e até hoje não foi concluído.
Devido aos muitos problemas que marcaram a liberação de novos capítulos do mangá, o anime Hunter x Hunter não apresenta uma conclusão para a história. Todavia, os muitos episódios que estão à disposição já garantem fortes emoções, especialmente para quem curte ação, aventura e elementos fantásticos.
Kaguya-sama (7º no MyAnimeList, 6º neste ranking)
Produto do mesmo criador do badalado Oshi No Ko, Kaguya-sama se tornou um dos animes de romance (com comédia) mais falados dos últimos anos. Essa produção faz parte do grupo dos animes completos e foi com sua temporada final que a 7ª posição no ranking do MyAnimeList (5ª posição, sem contar as repetições) foi alcançada.
E o que chama a atenção nesse anime de 2019 é o fato de ele apresentar personagens que transformam o romance em uma verdadeira batalha. Isso mesmo! Os personagens que protagonizam a história são orgulhosos demais para confessar seu amor e isso acaba complicando tudo.
Gintama (6º no MyAnimeList, 5º neste ranking)
Na minha humilde opinião, Gintama (de 2006) deveria estar no topo de qualquer ranking com os melhores animes de todos os tempos. Parece exagero, eu sei, mas confesso que poucos animes entregam tanto para quem assiste. Não à toa, o anime aparece em diversas posições do ranking do MyAnime List (a 6ª é a mais elevada; a 5ª, se eliminarmos as repetições).
Por conta disso, podemos dizer que o anime é aquele que nos força a executar as devidas edições nos rankings. Enfim, como não quero parecer tendencioso, já que esse é meu anime favorito, sugiro que você pare para acompanhar os primeiros episódios dessa obra lendária. Prometo que você não vai se arrepender (e ainda vai morrer de rir).
Shingeki no Kyojin (4º no MyAnimeList, 4º neste ranking)
O badalado Shingeki no Kyojin, de 2013, é outro anime que aparece em diversas posições do ranking do MyAnimeList (a 4ª é a posição mais elevada) e acaba nos forçando a realizar algumas edições (o anime continua na 4ª posição após os ajustes). Detalhe: foi com a segunda parte da terceira temporada que o anime acabou sendo mais bem avaliado pelos fãs.
Essa é uma obra que tem toda o estilo de um anime seinen, mas é classificada como um shonen. E o fato é que isso não quer dizer muita coisa, já que estamos falando de uma história tão bem construída, que todo fã de anime acaba sendo “forçado” a conferir em algum momento.
Steins;Gate (3º no MyAnimeList, 3º neste ranking)
E por falar em histórias bem construídas, temos aqui o emocionante Steins;Gate (2011). Esse anime toma como base uma visual novel e está na 3ª posição do ranking do MyAnimeList (a mesma posição, após as edições do ranking). Ademais, há até uma versão alternativa, que é considerada como uma segunda temporada, mas conta a mesma história sob uma perspectiva diferenciada.
De uma forma bem resumida, Steins;Gate foca nas histórias de um grupo de jovens que acabam inventando um dispositivo capaz de enviar mensagens para o passado, o que acaba alterando o futuro. A trama é muito interessante e os dramas vividos pelos personagens são insanos. Vale a pena conferir!
Bleach (2º no MyAnimeList, 2º neste ranking)
Bleach (2004) ficou um bom tempo longe dos “radares” dos players, mas a chegada de um novo arco (em 2022) acabou fazendo os fãs de animes ficarem empolgados com a história novamente. Isso colocou a produção na 2ª posição do ranking do MyAnimeList (a mesma posição, após as edições).
No geral, Bleach conta a história da Soul Society, que é uma organização “do além”, cujos objetivos são: guiar as almas dos mortos e eliminar criaturas espirituais conhecidas como Hollows. Logicamente, à medida que a trama vai avançando, as coisas vão ficando mais complexas e as batalhas alcançam proporções colossais. Grande anime!
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (1º no MyAnimeList, 1º neste ranking)
No topo da lista de melhores animes do MyAnimeList e desta lista editada, temos o incrível Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Esse é o segundo anime baseado no mangá Fullmetal Alchemist e seu sucesso está intimamente ligado com a total fidelidade ao material original.
Em Fullmetal Alchemist: Brotherhood, acompanhamos as aventuras dos irmãos Elric, que tomaram algumas decisões controversas e foram obrigados a ingressar em uma jornada, com vistas a reparar o “estrago”. A trama tem muitas reviravoltas e os personagens da obra são incríveis. Lenda!
E esses são os melhores animes do MyAnimeList (com as devidas edições)!
Como pôde perceber, os melhores animes de todos os tempos, na opinião dos fãs, se encaixam com os mais diversos gêneros e realmente têm potencial para garantir maratonas de muitas e muitas horas. É bem verdade que a ordem da lista varia de tempos em tempos, mas, com as edições que fiz, acho que as coisas não deverão mudar tanto.
Então, se você estava procurando por animes para assistir, basta seguir o ranking. E por favor, não deixe de compartilhar o post e dizer qual edição você gostaria de fazer nesta lista com os melhores animes. Com isso, você vai apresentar o ranking para mais pessoas e ainda vai adicionar as suas próprias impressões à seleção. Conto com o seu apoio. Até a próxima…