É bem verdade que diversos animes incríveis vêm sendo lançados nos últimos tempos, mas não podemos negar que certos animes antigos ainda “dão um caldo”. Na verdade, é interessante ver como certas produções clássicas ainda conseguem ser extremamente populares.
Logicamente, como certas obras foram lançadas há muitas décadas, temos que entender que o ritmo e a qualidade visual são diferentes. Contudo, se formos considerar a qualidade das narrativas, as ideias e os personagens, as animações “das antigas” ainda merecem todo o respeito do mundo.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar esta lista para falar sobre animes antigos. Pois é! Separei aqui 17 atrações incríveis, que foram lançadas há mais de dez anos (no mínimo), mas ainda conseguem prender a atenção de muitos fãs… vamos conferir?
Cowboy Bebop (1998)
Para abrir esta lista com animes antigos em grande estilo, resolvi citar logo o clássico Cowboy Bebop. Essa série já tem mais de duas décadas de vida, mas continua muito relevante. Não à toa, sempre que temos discussões relacionadas com os melhores animes, a série é mencionada.
Ao longo dos episódios, acompanhamos o icônico Spike Spiegel e seu time de caçadores de recompensas. A produção apresenta um estilo visual diferenciado e conta com algumas cenas de ação memoráveis. Sem dúvidas, essa é uma opção obrigatória para qualquer fã de animes.
Digimon Adventure (1999)
A primeira série da franquia Digimon fez tanto sucesso que até hoje temos menções aos personagens e monstrinhos que marcaram os episódios da saga inicial. Aliás, em 2020, a Toei Animation chegou a liberar uma espécie de versão remake da história.
De qualquer modo, é a animação clássica que ainda está nas memórias e corações de muitos fãs. A história dos digiescolhidos é cheia de grandes momentos e tenho certeza que as crianças da década de 1990, hoje adultas, ainda se lembram de certos momentos tocantes.
The Vision of Escaflowne (1996)
The Vision of Escaflowne não é um anime muito lembrado, mas quem tem a oportunidade de curtir a história não costuma se arrepender. E mais, se você é fã da “onda” dos animes isekai, essa é uma opção clássica interessante, pois temos uma protagonista que é transportada para outro planeta.
Além disso, a série conta com a presença de mechas e alguns personagens são muito interessantes. Obviamente, a qualidade visual da produção não está à altura dos animes mais modernos, mas os 26 episódios merecem um olhar mais atento. Muito bom!
Sailor Moon (1992)
Ícone da década de 1990, o anime Sailor Moon acabou se tornando um verdadeiro fenômeno mundial. Essa atração toma como base o mangá shōjo criado por Naoko Takeuchi e foi uma das responsáveis por popularizar as histórias do tipo Mahō Shōjo (Garota Mágica).
Por ter feito um sucesso estrondoso dentro e fora do Japão, Sailor Moon deu vida a uma franquia cheia de diversos produtos de entretenimento. Sem dúvidas, essa é uma série que merece ser acompanhada do início ao fim. Detalhe: há também um remake, cuja primeira temporada foi lançada em 2014.
Great Teacher Onizuka (1999)
Agora, se você faz parte do grupo dos fãs de animes engraçados, Great Teacher Onizuka é uma boa pedida. Apesar de ser classificada como uma comédia dramática e ter realmente alguns momentos cheios de drama, a atração tem muitas cenas divertidas e um protagonista excelente.
Curiosamente, a história do professor Onizuka começa de um jeito bem controverso e somos levados a crer que o personagem não é do tipo agradável. Porém, à medida que as coisas vão avançando, esse “herói” se desenvolve de uma forma incrível. Vale a pena conferir.
Mobile Suit Gundam (1979)
Falemos agora de uma verdadeira lenda. Sim, o primeiro anime da franquia Gundam, o clássico Mobile Suit Gundam é bem antigo, mas ainda merece total atenção. Afinal, é com esse anime que temos acesso à base sólida que serviu como alicerce para o nascimento de uma das maiores séries do mundo dos animes.
Assim como acontece com muitos animes antigos, Mobile Suit Gundam tem um ritmo bem lento e as animações não são da melhor qualidade. Ainda assim, a história consegue prender a atenção de quem assiste, garantindo boas horas de diversão.
Akira (1988)
E por falar em grandes lendas, temos aqui o incrível Akira. Esse longa é uma ótima opção para quem procura por animes para assistir em um único dia. Além do mais, os cenários dessa obra são perfeitos para os fãs de mundos que apostam na estética cyberpunk.
Como você já deve saber, Akira é considerado como um dos animes mais influentes de todos os tempos. E o interessante é que essa influência abarca até mesmo algumas produções ocidentais. Em outras palavras, podemos dizer que essa é mais uma opção imperdível.
Ghost in the Shell (1995)
Outro longa muito interessante (que também tem um estilo cyberpunk) é o excelente Ghost in the Shell. Essa é aquela típica produção sci-fi, que “aponta” para um futuro não muito distante (e bastante plausível), no qual os seres humanos começam a ser equipados com elementos tecnológicos.
Contando a história da personagem Motoko Kusanagi, o filme aborda diversos assuntos interessantes e se destaca por apresentar belas cenas de ação e muitas conspirações. E só para constar, em 2008, esse longa ganhou uma nova versão, que foi batizada como Ghost in the Shell: 2.0.
Dragon Ball (1986)
No ponto central desta lista com animes antigos, resolvi posicionar o meu amado Dragon Ball. Sim, eu sei muito bem que a maioria das pessoas prefere a série Dragon Ball Z, mas, na minha visão, a primeira aventura do icônico Goku é muito mais interessante.
Em linhas gerais, é nessa série clássica que temos a chance de acompanhar a busca pelas esferas do dragão e a introdução de personagens lendários. Com toda a certeza, para quem curte aventuras e jornadas espetaculares, o anime continua muito interessante.
Slam Dunk (1993)
O anime Slam Dunk nunca chegou a ficar muito popular aqui no Brasil, mas sua reputação no Japão é impecável. Para você ter uma ideia, a produção toma como base um mangá homônimo que está na lista dos mais vendidos de todos os tempos.
E o mais legal é que a premissa do anime é bem simples. Isto é, Slam Dunk foca na história de alguns jovens que ingressam no time de basquete da escola Shohoku e acabam ficando apaixonados pelo esporte. Para arrematar, ainda temos uma boa série de dramas escolares. Lenda!
Cardcaptor Sakura (1998)
Muito conhecido aqui no Brasil, o anime Cardcaptor Sakura conseguiu marcar as mentes de muitas crianças na década de 1990. De fato, esse é um dos melhores animes de magia que temos à disposição e até há uma continuação, com 26 episódios, que foi lançada em 2018.
Nessa aventura, acompanhamos a jornada da personagem Sakura Kinomoto, que recebe a missão de encontrar as 52 cartas de um livro mágico. Como essas cartas provocam fenômenos estranhos, a garota acaba sendo forçada a encarar diversos perigos para proteger a cidade de Tomoeda.
Trigun (1998)
Mesmo sabendo que há uma versão remake que “saiu do forno” em 2023, sugiro que você não deixe de conferir a versão original do anime Trigun. Isso mesmo! As animações podem até estar meio desatualizadas, mas é a primeira série que tem a essência da obra.
De todo modo, para resumir, podemos dizer que Trigun segue as aventuras de um pacifista que acabou se tornando, sem querer, um pistoleiro temido. Devido a isso, o herói é caçado por diversas pessoas, o que gera uma dinâmica interessante para a trama (que revela segredos bem profundos ao fim de tudo).
Initial D (1998)
Lenda do grupo dos animes seinen, Initial D também não ficou muito conhecido aqui no Brasil, mas quem curte carros não pode deixar de conferir o anime. Melhor ainda, assim que a primeira série é finalizada, já dá para começar outra maratona, já que há muitos filmes, OVAs e outras séries à disposição.
Esse é um anime que foca em corridas clandestinas realizadas em certos locais do Japão, com uma ênfase especial nas derrapagens (drift). Logo, podemos dizer que o anime é um “prato cheio” para aqueles que são fãs da cultura do automobilismo e da alta velocidade.
Yu Yu Hakusho (1992)
Dentre todos os animes antigos que fizeram sucesso aqui no Brasil, Yu Yu Hakusho é um dos que mais costumam ser lembrados pelos fãs. A série apresenta mais de 100 episódios e está sempre figurando nas listas dos remakes mais desejados.
De forma resumida, o anime foca na história do jovem Yusuke Urameshi, que é atropelado por um carro, ao tentar salvar a vida de uma criança. No fim das contas, o herói morre, mas, ao chegar no submundo, ele acaba descobrindo mais sobre o “além-vida” e suas próprias origens.
Rurouni Kenshin (1996)
Como Rurouni Kenshin, o famoso Samurai X (nome da atração aqui no Brasil) está com um remake a caminho, não é preciso falar muito sobre a popularidade do anime. De fato, para aqueles que curtem animes de samurai, essa é uma das obras mais importantes.
A série ficou conhecida por mesclar comédia, ação e drama de uma forma muito original. No centro da trama, temos o espadachim Rurouni Kenshin e sua habilidade com a espada é notável, apesar de o herói ter decidido deixar seu passado violento para trás. Grande anime!
Excel Saga (1999)
Excel Saga é mais uma obra que merecia ter feito mais sucesso do que realmente fez. O anime se encaixa no grupo das comédias absurdas, mas tem uma pegada sci-fi bem interessante e alguns momentos que elevam os níveis de adrenalina ao máximo.
Em síntese, o anime foca nas ações dos agentes de uma organização que tem o objetivo de acabar com toda a corrupção do mundo. E é com esse objetivo em mente que os personagens acabam se metendo em diversas confusões e garantindo boas risadas. Não deixe de conferir!
Neon Genesis Evangelion (1995)
Colocando um ponto final nesta lista com animes antigos, temos o eterno Neon Genesis Evangelion. Esse anime acabou se tornando um ícone cult com o passar dos anos e poucas produções geram tantas discussões quanto essa (muitas pessoas têm interpretações diferentes sobre a história).
Neon Genesis Evangelion é classificado como um drama psicológico envolvendo mechas, mas os temas abordados ao longo dos episódios são tão complexos, que a obra se torna uma singularidade. E isso acaba explicando por que sempre há uma nova versão da série aparecendo de tempos em tempos.
E ainda há outros animes antigos memoráveis por aí!
Como pôde perceber, alguns animes antigos ainda estão vivos nas memórias de muita gente e suas histórias continuam atuais. Portanto, se um dia você ficar sem saber o que assistir, dar uma olhada nos clássicos pode ser uma ideia muito boa. E, claro, há outros animes “das antigas” além dos que eu citei.
Sabendo disso, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros animes antigos que ainda merecem atenção. Desse modo, mais pessoas vão dar uma olhada na seleção e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…