Como os livros de mistério mexem com a curiosidade dos seres humanos, as obras desse gênero costumam ser extremamente populares. Não à toa, a quantidade de escritores que apostam em histórias que seguem por essa linha é gigantesca.
E o mais legal é que, apesar de todos os livros desse tipo apostarem na mesma ideia (instigar a curiosidade dos leitores), as histórias contam com elementos bem singulares e cenários únicos. Assim, a gente sempre acaba querendo encontrar um “novo mistério para desvendar”.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção com 15 livros de mistério que vão prender a sua atenção do início ao fim. De modo geral, separei obras de diversas épocas, o que deixará a sua biblioteca bem diversificada e cheia de enigmas que você não vai descansar até resolver… vamos começar?
Observação: esta lista foi criada para apresentar ótimos livros de mistério para os leitores mais curiosos. Como irá notar, as minhas sugestões contam com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa é uma ótima forma de você expandir a sua biblioteca e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
A Viúva Silenciosa (2018)
Para abrir esta lista com ótimos livros de mistério, temos A Viúva Silenciosa, que foi escrito por Tilly Bagshawe, com base no trabalho do lendário Sidney Sheldon. Esse livro apresenta um profundo clima de suspense e foca em um desaparecimento misterioso.
No centro da trama, temos a psicóloga Nikki Roberts, que sofre duras perdas em sequência e acaba sendo colocada na lista de alvos de um assassino impiedoso. Felizmente, ela conta com o apoio de um detetive talentoso e é essa figura que acaba garantindo as emoções mais fortes da história. Excelente!
A Chave de Rebecca (1980)
Criado pelo lendário Ken Follet, A Chave de Rebecca é aquele tipo de livro que consegue garantir uma tensão absurda e ainda manter a gente com total atenção na história. Aliás, o fato de a trama se passar durante a segunda guerra mundial consegue deixar o clima ainda mais pesado.
Em suma, o livro foca em uma espécie de “jogo de espiões”, já que temos agentes controlando informações e perseguindo seus alvos. Obviamente, há um grande mistério por trás de tudo e é isso que faz o leitor ficar cada vez mais envolvido, o que é perfeito para quem curte livros de suspense e mistério.
Mistério em Windsor (2022)
Se você é fã da série The Crown, Mistério em Windsor vai merecer a sua total atenção. Afinal, temos aqui um livro que muitos especialistas já classificaram como uma espécie de versão alternativa da referida série, mas com uma “pitada de assassinato”.
E como se isso não fosse o bastante, temos a oportunidade de acompanhar a finada Rainha Elizabeth II atuando como detetive. Sim, a ideia parece estranha, mas a verdade é que o escritor S.J. Benneth conseguiu explorar essa figura tão emblemática de uma forma incrível. Vale a pena conferir!
O Dossiê Pelicano (1992)
Sendo um dos maiores sucessos do lendário John Grisham, O Dossiê Pelicano não poderia ficar de fora desta seleção com livros de mistério. Essa obra conta com assassinatos, conspirações, advogados, jornalistas, figurões. Enfim, temos diversos elementos que aumentam o suspense.
Melhor ainda, os personagens principais, Darby Shaw e Gray Grantham, abordam as situações de uma forma distinta, o que garante um dinamismo incrível para a história. Em suma, esse é um livro que vai fazer você querer ir virando as páginas sem parar, até alcançar o ponto final.
Cai a Noite em Hollywood (2022)
Explorando todo o caos inerente à “era da pandemia”, Cai a Noite em Hollywood foca nas investigações comandadas pela detetive Renée Ballard, que está empenhada em desvendar o mistério por trás de um assassinato e capturar uma dupla de estupradores.
Sim, a premissa da história é bem interessante e o autor Michael Connelly ainda merece elogios por apresentar uma narrativa extremamente detalhada, que nos coloca “dentro da história” e até confunde a nossa mente em certos momentos. Não deixe de incluir essa opção na sua lista de “livros a ler”.
A Firma (1991)
Falemos agora de um livro que apresenta um “mistério corporativo”. Pois é! A Firma (escrito por John Grisham) conta a história de um contador que começa a trabalhar em uma empresa e logo percebe alguns detalhes suspeitos que o fazem contratar um investigador privado.
À medida que a trama vai se desenrolando, o suspense vai crescendo e as pistas nos levam para um lado, mas certas surpresas inesperadas mudam tudo de rumo. Lembrando que essa é uma obra que faz parte do grupo dos livros que viraram filmes, o que quer dizer que você não pode deixar de conferir.
A Voz do Morto (2007)
Apresentando todos os elementos que marcam os principais livros de mistério, A Voz do Morto foca em um caso de assassinato e nos dá a oportunidade de acompanhar as ações de um detetive excêntrico, chamado Nero Wolfe. E, claro, os suspeitos também são excelentes personagens.
Na trama desenvolvida pelo escritor Rex Stout temos diversas passagens tensas e algumas soluções engenhosas para certos obstáculos. Assim, ficamos tão envolvidos que logo alcançamos o fim do livro. Felizmente, o desfecho é recompensador e nos faz querer curtir outros trabalhos do autor.
Um de Nós (2018 e 2021)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar uma dupla de livros. Isso mesmo! Temos aqui a duologia formada pelos livros Um de Nós está Mentindo e Um de Nós é o Próximo, que foi escrita por Karen M. McManus e costuma ser chamada pelos fãs de a série Um de Nós.
De forma resumida, os dois livros exploram mistérios relacionados com jovens e apresentam uma pegada bem dinâmica, com direito a diversos personagens e alguns elementos “moderninhos”. Sem dúvidas, os dois livros dessa série vão prender a sua atenção do início ao fim.
As Musas (2021)
Produto do mesmo criador do incrível A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides), As Musas é mais uma obra daquelas que você não consegue largar até chegar à última página. E o mais interessante é que temos um assassino evidente, mas o dilema da personagem Mariana Andros é achar pistas para validar suas suspeitas.
Devido a essa premissa diferenciada, o livro acaba nos apresentando situações que normalmente não encontramos em outras histórias do gênero. Ainda assim, ficamos com aquela compulsão para encontrar as respostas. Portanto, temos aqui um alternativa que merece o selo de “obrigatória”.
O Enigma do Quarto 622 (2020)
Por apresentar um mistério dos mais complexos e intrigantes, O Enigma do Quarto 622 também não poderia ficar de fora desta seleção. Nesse livro, que foi escrito por Joël Dicker, temos a oportunidade de acompanhar alguns relatos reais, que se mesclam com aquilo que é irreal de uma forma incrível.
Em linhas gerais, a obra também nos apresenta a um caso de assassinato, mas trata-se de um evento que já aconteceu há um bom tempo e acabou sendo revisitado pelo autor (que é o protagonista da história). E só para constar, apesar de ser bem realista, essa história pertence ao grupo dos livros de ficção, ok?
A Lista de Convidados (2021)
A Lista de Convidados, escrito por Lucy Folley, é um livro que começa com a apresentação de um cenário de extrema alegria. No entanto, por conta de uma sequência de eventos bem suspeitos, essa “imagem” vai sumindo e logo ficamos com um assassinato e um mistério para desvendar.
Em síntese, essa é a uma obra que aposta em todas as ideias que costumam marcar os livros de mistérios mais clássicos e, claro, a autora explora suas premissas de uma forma bem inteligente. Por isso, acho que você não pode deixar de dar uma olhada nessa história.
O Homem-Espelho (2023)
Com algumas “cenas de suspense” que mexem com os nossos nervos, O Homem-Espelho é um “prato cheio” para os fãs de um bom mistério. Logicamente, temos a figura de um detetive e um caso misterioso que nos leva a fazer milhares de conjecturas.
Nesse livro escrito por Lars Kepler, nos deparamos com uma trama bastante sombria, na qual um assassino em série consegue passar anos sem a devida punição. Todavia, dessa vez, essa figura sórdida acaba se deparando com um investigador implacável e um psiquiatra genial. Muito bom!
Desaparecido para Sempre (2002)
Mestre da arte de criar histórias misteriosas, Harlan Coben já criou alguns livros memoráveis ao longo dos anos, mas Desaparecidos para Sempre ainda é um dos pontos altos da carreira do escritor. E o livro merece atenção por criar uma atmosfera tensa e surpreender em diversos momentos.
Essa obra tem um enredo muito bem desenvolvido e diversas tramas vão se sobrepondo à medida que avançamos, mas logo os mistérios relacionados com assassinatos e desaparecimentos começam a cair por terra, dando ao leitor uma síntese do brilhantismo desse autor tão famoso.
O Clube do Crime das Quintas-Feiras (2021)
Fugindo um pouco ao padrão das histórias misteriosas mais tensas, O Clube do Crime das Quintas-Feiras, escrito por Richard Osman, aborda questões relacionadas com assassinatos, mas explora essas questões com uma dose especial de humor e todo o carisma que apenas investigadores com mais de setenta anos poderiam ter.
Mesmo com esses personagens de idade avançada, a história se desenvolve de uma forma bem dinâmica e divertida, mas não deixa de nos prender com todo o suspense inerente a um caso de assassinato. De todo modo, podemos dizer que esse é um livro muito interessante que poderia, facilmente, ser transformado em um dos melhores filmes de comédia com mistérios.
Bom dia, Verônica (2020)
Para arrematar esta seleção com livros de mistérios, temos o incrível Bom dia, Verônica, que serviu como base para a famosa série homônima da Netflix. Esse livro foi criado pelos brasileiros Raphael Montes e Ilana Casoy e consegue nos deixar intrigados desde as primeiras páginas.
Cabe ressaltar que a obra nos apresenta a alguns retratos precisos de certos cenários e situações tipicamente brasileiras, mas, claro, o clima de tensão toma conta de todos os momentos mais importantes da trama. Certamente, esse é um livro que você não pode deixar de ler!
E não deixe de conferir outros livros de mistério
Como pôde perceber, quando o assunto é histórias misteriosas, sempre temos boas opções para garantir algumas horas de um entretenimento bem tenso. E como os mistérios são muito populares entre os leitores, não faltam escritores talentosos gerando mais e mais tramas complexas para a gente curtir.
E é isso! Agora você está com uma lista cheia de livros de mistério para conferir e só precisa arrumar a sua agenda para acomodar algumas horas de leitura. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir a minha seleção. Conto com o seu apoio. Até a próxima…