Ao contrário do que acontece com o grupo das adaptações live-action de animes e jogos, o grupo dos livros que viraram filmes apresenta uma média muito mais elevada, no que diz respeito à qualidade das produções e à aceitação do público.
Devido a isso, sempre que temos algum anúncio relacionado com um filme baseado em um livro, a empolgação acaba tomando conta de leitores e cinéfilos. Aliás, aqueles que não costumam ler muito às vezes se surpreendem, quando descobrem que muitos dos seus filmes favoritos vieram dos livros.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista para falar sobre livros que viraram filmes e fizeram muito sucesso nas telonas. Logicamente, fiz o possível para incluir na lista algumas produções que as pessoas nem sabem que derivam dos livros… vamos conferir?
O Senhor dos Anéis (trilogia publicada entre 1954 e 1955)
Para abrir esta lista com livros que viraram filmes, eu não poderia citar outra obra, que não fosse a trilogia O Senhor dos Anéis, escrita pelo lendário J.R.R. Tolkien. Os três livros estrearam no cinema entre 2001 e 2003 e já fazem parte do grupo dos filmes cult.
De modo geral, a história foca na jornada do jovem Frodo Bolseiro, um hobbit que recebe a missão de levar o “Um Anel” para o único lugar em que ele pode ser destruído. Obviamente, a aventura é cheia de perigos e os filmes conseguiram retratar o mundo criado por Tolkien de uma forma impressionante. Vale a pena conferir!
A Menina que Roubava Livros (publicado em 2005)
A história da jovem Liesel estreou no cinema em 2013 e poucos sabem que o filme é uma adaptação do livro homônimo, que foi escrito por Markus Zusak. Na verdade, é bem comum as pessoas assistirem ao filme e, após as fortes emoções, irem caçar o livro para guardar como um grande tesouro.
Como costuma acontecer com produtos derivados, o filme até altera alguns dos eventos do livro, mas a essência da trama é a mesma. Temos uma jovem que rouba livros em meio aos contextos da Segunda Guerra Mundial. E sim, há uma boa dose de drama, ou seja, é bom você preparar o coração.
À Espera de Um Milagre (publicado em 1996)
Sinceramente, foi só depois que eu comecei a “devorar” as obras do lendário Stephen King que descobri a verdade sobre o filme À Espera de Um Milagre, de 1999. Isto é, eu não sabia que essa produção estrelada por Tom Hanks era uma adaptação de um livro.
Para quem curte um bom drama, o livro e o filme são boas opções. Afinal, temos a história de um homem de coração bom e poderes especiais, que foi condenado à morte por conta de um crime que ele não cometeu. A trama apresenta diversos momentos tocantes e por isso, podemos dizer que você não pode deixar de ler e de assistir.
O Código Da Vinci (publicado em 2003)
Agora, se você curte um bom suspense, O Código da Vinci é uma boa opção para ler e para assistir. O filme lançado em 2006 deriva da obra criada pelo escritor Dan Brown e consegue despertar o interesse de muita gente, por “mexer” com histórias relacionadas com o cristianismo.
Esse filme também foi protagonizado pelo ator Tom Hanks e acho que a maioria das pessoas sabe que tudo foi baseado em um livro. Lembrando que outras histórias derivadas do mesmo universo também foram adaptadas para o cinema, ou seja, você pode realizar uma bela maratona, se quiser focar apenas nesse conjunto de atrações.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (publicado em 1964)
Escrito por Roald Dahl, A Fantástica Fábrica de Chocolate já foi adaptado para o cinema duas vezes (em 1971 e 2005) e parece que há uma terceira produção a caminho. De modo geral, a história foca nas aventuras do jovem Charlie, que recebe um bilhete dourado e ganha a oportunidade única de conhecer a fábrica do senhor Willy Wonka.
Curiosamente, esses filmes (especialmente a produção de 1971) fizeram parte das infâncias de muitas pessoas, mas nem todos sabem que foi um livro que os inspirou. Então, se você já conferiu essas produções, acho que pode ser uma boa ideia dar uma chance ao livro.
O Menino do Pijama Listrado (publicado em 2006)
Falemos agora de uma história tão emocionante quanto polêmica. Sim, o filme O Menino do Pijama Listrado, de 2008, toma como base o livro homônimo escrito por John Boyne e conta a história de dois garotos, um alemão e um judeu, que acabam ficando amigos durante o período do Holocausto.
Essa história tem um desfecho surpreendente e dotado de uma carga emocional profunda, mas isso não afastou as obras das controvérsias, já que muitos críticos e especialistas indicaram que John Boyne não teve qualquer compromisso com a precisão histórica. De todo modo, essa é uma ótima opção para esta lista com livros que viraram filmes.
O Grande Gatsby (publicado em 1925)
Considerado por muitos como um dos maiores romances de todos os tempos, O Grande Gatsby já foi adaptado para o cinema em diversas ocasiões (1926, 1949, 1974, 2000 e 2013). E, claro, algumas dessas produções acabaram chamando mais atenção do que as outras.
O Grande Gatsby foca na história de um jovem comerciante que acaba ficando muito amigo do seu vizinho, Jay Gatsby (um bilionário). À medida que a relação entre os dois vai se estreitando, diversos segredos começam a ser revelados e, quando percebemos, já estamos envoltos em uma bela trama. Excelente!
Jurassic Park (publicado em 1990)
Jurassic Park, de 1993, é outro filme que nasceu com base em um livro e poucas pessoas sabem. Pois é! A superprodução comandada por Steven Spielberg é uma adaptação do livro homônimo criado por Michael Crichton, que faz uso de diversas ideias interessantes para justificar a existência de um parque cheio de criaturas jurássicas.
Vale destacar que Crichton escreveu uma sequência para essa história em 1995 e Steven Spielberg também adaptou a obra para os cinemas. Depois, um terceiro filme foi lançado, mas a produção foi comandada por outro cineasta e apenas fez algumas menções aos dois livros da série. Não deixe de dar uma olhada!
Harry Potter (série de livros publicada entre 1997 e 2007)
No ponto central desta lista com livros que viraram filmes e fizeram muito sucesso, resolvi posicionar a série Harry Potter, que foi completamente adaptada para os cinemas (entre 2001 e 2011) e teve a sua influência expandida de forma surreal (há rumores relacionados com novas adaptações rolando há algum tempo).
Sobre os livros, o mais importante é destacar que as histórias focam no personagem Harry Potter, que é um bruxo e ingressa na escola de Hogwarts, com vistas a aprender feitiços, poções, etc. Com o avançar da trama, o herói acaba se metendo em um conflito de proporções épicas e muitos momentos emocionantes marcam a jornada. Resumindo, essa é uma franquia lendária!
O Poderoso Chefão (publicado em 1969)
De certo modo, podemos dizer que a popularidade do livro O Poderoso Chefão, escrito por Mario Puzo, só alcançou os “níveis estratosféricos” por conta da incrível adaptação lançada em 1972. O filme, que foi dirigido por Francis Ford Coppola acabou se tornando um ícone cult e muitos sequer sabem que tudo deriva de um livro.
O Poderoso Chefão conta uma história que revela diversos detalhes sobre a máfia e ainda apresenta alguns personagens memoráveis, como Vito Corleone. E só para constar, o filme ganhou duas sequências (1974 e 1990) e acabou aumentando ainda mais o apelo das ideias do criador do livro. Portanto, podemos dizer que essas são opções obrigatórias, para leitores e cinéfilos.
O Hobbit (publicado em 1937)
Voltando a falar sobre o grande J.R.R. Tolkien, temos aqui o livro O Hobbit, que acabou dando vida a três superproduções lançadas entre 2012 e 2014. Isso mesmo! O livro tem tantos elementos interessantes que inspirou três filmes (que não são curtos).
De forma resumida, a história gira ao redor do hobbit Bilbo Bolseiro, que é recrutado por um grupo de anões para realizar um roubo. Ao longo da jornada, claro, o personagem se depara com diversos perigos e até encontra um anel mágico, cuja importância só é revelada em outros livros.
A Culpa é das Estrelas (publicado em 2012)
Quando o assunto é histórias que mexem com as emoções, o autor John Green é um dos mais interessantes e podemos dizer que A Culpa das Estrelas justifica essa afirmação. O livro conta uma história romântica (e trágica), que foi adaptada para o cinema em 2014 e conquistou muitos fãs.
Em síntese, o livro foca no romance vivido por dois jovens (Hazel e Augustus) que sofrem com doenças graves e acabam se apaixonando. Os dois vivem um belo romance por um tempo, mas as coisas começam a ficar dramáticas à medida que seus estados de saúde vão piorando. Certamente, dentre os muitos livros que viraram filmes, essa é uma opção imperdível.
O Exorcista (publicado em 1971)
Para quem gosta de histórias aterrorizantes, O Exorcista é mais uma boa pedida. O livro foi escrito por William Peter Blatty e deu origem a diversas adaptações, sendo a mais célebre a produção lançada em 1973, que até hoje é reverenciada como uma das lendas entre os filmes de terror.
Como seu nome sugere, o livro foca na luta do padre Damien Karras contra o demônio que se apodera do corpo de uma garota de 12 anos. De acordo com as informações, essa história foi baseada em um caso que aconteceu na década de 1940. Certamente, essas obras (o livro e o filme) merecem a sua atenção.
Forrest Gump (publicado em 1986)
O filme Forrest Gump, lançado em 1994, até hoje é lembrado pelos fãs como um dos mais importantes da carreira do lendário Tom Hanks. Contudo, poucos se lembram de que essa produção deriva de um livro homônimo lançado em 1986. E mais, poucos sabem que a adaptação excluiu muitos elementos fantásticos da vida do personagem principal.
Conforme foi explicado por Winston Groom, escritor do livro, a adaptação “tirou algumas das arestas” de Forrest e não explorou a questão da Síndrome de Savant. Assim sendo, aqueles que desejam se aprofundar ainda mais nessa grande história não podem deixar de ler o livro.
O Silêncio dos Inocentes (publicado em 1988)
O livro O Silêncio dos Inocentes merece um lugar nesta seleção com livros que viraram filmes, pois conta com a presença do icônico Hannibal Lecter e ganhou uma excelente adaptação para o cinema em 1991. A história foi escrita por Thomas Harris e continua sendo revisitada em diversos formatos.
Ao longo da trama, acompanhamos uma agente do FBI que está investigando alguns assassinatos e acaba sendo obrigada a pedir ajuda ao Dr. Lecter, que está preso. Para quem curte séries de serial killers e filmes com uma boa dose de suspense, essa é uma história muito indicada.
Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (publicado em 1968)
Inicialmente, fica difícil dizer qual foi o filme baseado no livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, do escritor Philip K. Dick. E isso acontece, pois a adaptação para as telonas, lançada em 1982, foi batizada como Blade Runner. Sim, o clássico cult estrelado por Harrison Ford.
Apesar de a adaptação ter sido feita com muitas liberdades, não podemos negar que o filme consegue captar a essência do material original de uma forma bem precisa. Por conta disso, quem curte filmes de ficção científica com uma pegada Cyberpunk não pode deixar de conferir essa atração.
Jogos Vorazes (trilogia publicada entre 2008 e 2010)
Arrematando esta lista com livros que viraram filmes, temos a trilogia Jogos Vorazes, que foi criada pela escritora Suzanne Collins. Esses livros receberam adaptações para o cinema entre 2012 e 2015 e focam na jornada da personagem Katniss Evergreen, que luta contra um sistema opressor.
Cabe destacar que Suzanne Collins lançou um quarto livro da série em 2020 (e a adaptação para o cinema ainda está para ser lançada), mas a trilogia já serve para aqueles que desejam acompanhar a “história principal” (que tem momentos muito empolgantes).
E não deixe de citar outros livros que viraram filmes!
Como pôde perceber, quando o assunto é livros que viraram filmes, há muitas opções interessantes à disposição. E o mais legal é que os livros vêm sendo transportados para o cinema há muitas décadas e isso deverá permanecer assim no futuro, o que sempre vai nos dar a chance de curtir histórias memoráveis em várias mídias.
Sabendo disso, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar outros livros que viraram filmes e merecem um lugar nesta seleção. Desse modo, mais pessoas vão ter acesso à lista e mais sugestões de alto nível serão apresentadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…