Se você gosta de conferir o trabalho de artistas brasileiros, os livros de Machado de Assis merecem a sua total atenção. Afinal, estamos falando de um escritor lendário, que até hoje é considerado pelos especialistas como um dos maiores nomes da literatura brasileira.
E o mais interessante é que esse autor viveu entre os anos de 1839 e 1908, ou seja, ele já deixou este mundo há mais de um século, mas continua relevante. De fato, muitas obras desse gênio continuam garantindo bons momentos de leitura para pessoas das mais diversas idades.
Bem, sabendo de tudo isso, resolvi montar esta seleção para apresentar 13 livros de Machado de Assis. De modo geral, separei aqui as obras mais famosas do escritor e algumas criações que mereciam ser mais conhecidas do que realmente são. No fim das contas, tenho certeza de que você vai curtir a lista… vamos conferir?
Observação: esta lista foi criada para apresentar alguns dos melhores livros de Machado de Assis. Como irá notar, as obras citadas no post possuem links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa é uma ótima forma de você adquirir novos livros e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
Dando início a esta lista com livros de Machado de Assis, temos o excelente Memórias Póstumas de Brás Cubas. Esse é o primeiro livro da chamada “Trilogia Realista” do autor, que marcou a introdução de um novo estilo no legado desse grande gênio da literatura nacional.
Em suma, o livro aborda questões como a escravidão, as classes sociais e outros assuntos que tomaram conta das discussões no fim do século XIX. A história gira ao redor do personagem Brás Cubas, que se declara como um “defunto-autor”, e tem momentos inesquecíveis. Vale a pena conferir.
Helena (1876)
Terceiro romance escrito por Machado de Assis, Helena é uma daquelas obras que parecem estar à frente do seu tempo. Nessa história, acompanhamos a personagem que dá nome ao livro, que é reconhecida como o filha de um homem muito rico e acaba indo morar com a viúva e um meio-irmão.
Apesar de o início da vida nessa nova casa ser bem conturbado, logo a jovem conquista os corações dos novos parentes. Porém, seu meio-irmão acaba se apaixonando por ela e, cheio de ciúmes, faz a trama girar de diversas formas. Certamente, essa é uma leitura de altíssimo nível.
A Mão e a Luva (1874)
A Mão e a Luva é o segundo romance publicado por Machado de Assis e uma ótima obra para a gente analisar como o estilo do autor mudou ao longo dos anos. No livro, temos uma personagem chamada Guiomar, que é assediada por três pretendentes a marido.
De modo geral, a história não é muito complexa, mas a forma como o autor a apresenta é incrível. Com isso, a gente acaba se envolvendo com os personagens e não consegue descansar até alcançar o desfecho (que não deixa de ser surpreendente).
Histórias Sem Data (1884)
Ao longo da sua carreira, Machado de Assis também lançou alguns livros de contos bem interessantes. Nesse caso, uma obra que merece uma atenção especial é a coletânea Histórias Sem Data, que apresenta dezoito histórias que foram muito elogiadas pelos críticos da época.
Como não poderia deixar de ser, o conjunto de contos pertencente a essa coletânea aborda temas variados, mas apresenta todo o requinte que marca os principais livros de Machado de Assis. Portanto, se você quer conhecer a fundo o trabalho do autor, esse é um ótimo “ponto de partida”.
Páginas Recolhidas e Relíquias da Casa Velha (1899 e 1906)
Outras duas coletâneas muito célebres do escritor são as ótimas Páginas Recolhidas, com treze contos, e Relíquias da Casa Velha, também com treze contos. E nesse caso, encontrei uma obra especial, que foi preparada com os pontos altos dessas duas grandes coleções.
Em linhas gerais, temos aqui um apanhado de histórias que, apesar de serem bem curtinhas, conseguem evocar emoções variadas, nos colocando para refletir sobre os mais diversos tópicos. Sendo assim, podemos dizer que essa é outra ótima opção para começar a conhecer os trabalhos do autor.
Casa Velha (1885)
Casa Velha é um dos livros mais curiosos criados por Machado de Assis. Isto é, essa obra tem muitos atrativos, mas se destaca por mesclar elementos românticos com as principais assinaturas da “fase realista” da carreira do escritor.
Além do mais, essa é uma obra que apresenta uma linguagem impecável, com direito a belos diálogos e situações que envolvem boas doses de romance. Com toda a certeza, esse é um livro que vai acabar lhe surpreendendo à medida que você for avançando na história.
Quincas Borba (1891)
No ponto central desta seleção com livros de Machado de Assis, resolvi posicionar o excelente Quincas Borba, que é o segundo livro da chamada “Trilogia Realista”. Ao longo da trama, que é apresentada na terceira pessoa, acompanhamos Rubião, o herdeiro universal do filósofo fictício que dá nome à obra.
Por ter uma ligação muito próxima com o ótimo Memórias Póstumas de Brás Cubas, essa obra é melhor aproveitada após a leitura do referido livro. E, claro, essa leitura prévia também nos dá a oportunidade de conferir como o estilo do autor mudou de uma trama para a outra. Não deixe de ler!
Histórias da Meia-Noite (1873)
Voltando a falar sobre contos, temos aqui a coletânea Histórias da Meia-Noite, que apresenta seis belas histórias e um senso de humor único, com direito a diversas críticas à sociedade da época. Aliás, o escritor não evitou abordar tópicos que eram bem polêmicos.
Mesmo assim, a linguagem e a construção das histórias acabam despontando como os maiores destaques dos contos. Em outras palavras, temos aqui uma síntese da genialidade de um dos maiores escritores da história do nosso país e você precisa dar uma atenção especial a essas histórias!
Memorial de Aires (1908)
Memorial de Aires é um livro muito importante, pois foi uma obra publicada no ano em que o escritor faleceu. Sim, essa foi a obra derradeira do autor e sua estrutura diferenciada é um espetáculo à parte, já que os enredos são apresentados em um formato de diário.
Assim, a história acaba se desenvolvendo em pequenos fragmentos, com direito a algumas anedotas e um ar autobiográfico. Por isso, não seria exagero algum dizer que esse livro funciona como uma espécie de testamento do lendário escritor.
Iaiá Garcia (1878)
Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista com livros de Machado de Assis é Iaiá Garcia. Essa história representa um marco na carreira do autor, pois foi aquela que colocou um ponto final à chamada “fase romântica” (o que fica bem claro quando analisamos os temas abordados na obra).
Ao longo da trama, que se passa em meio à Guerra do Paraguai, acompanhamos algumas tragédias e as interações entre os vívidos personagens criados por Machado de Assis. Sem dúvidas, essa é uma opção que você precisa adicionar na sua lista de “livros a ler”.
Esaú e Jacó (1904)
Penúltimo romance da carreira de Machado de Assis, Esaú e Jacó se destaca por apresentar personagens que parecem ser pessoas que realmente viveram na época em que a história se passa. Sim, o nível de detalhamento desses personagens é absurdo.
E com essa base sólida, a história acaba brilhando em diversos momentos, especialmente quando certos tópicos importantes (da época) são abordados. Logo, essa é uma obra que merece uma leitura cuidadosa, para poder ser aproveitada da melhor forma possível.
O Alienista (1882)
Classificado por muitos como um conto e por outros tantos, como uma novela, O Alienista é uma das obras mais famosas de Machado de Assis. E o mais interessante é que esse livro aposta em altas doses de bom humor para garantir uma experiência memorável para os leitores.
Em síntese, a história foca nas ações do Dr. Bacamarte, um alienista (essa era a definição da época para os psiquiatras). Esse personagem se torna o fundador de uma instituição focada em fazer estudos da mente humana, mas logo as coisas acabam saindo do controle. Imperdível.
Dom Casmurro (1899)
Colocando um ponto final nesta lista com livros de Machado de Assis, temos o célebre Dom Casmurro. Esse é o terceiro livro da chamada “Trilogia Realista” e é citado por muitos como a melhor obra do lendário escritor. Não à toa, ainda hoje temos pessoas citando os personagens da história em alguns momentos.
Vale ressaltar que essa obra aborda alguns temas bem maduros e faz referência a trabalhos de outros grandes pensadores, como Schopenhauer e Shakespeare. Enfim, o fato é que Dom Casmurro é uma das pérolas da literatura nacional e todos devem conferir essa história pelo menos uma vez na vida.
E ainda há outros livros de Machado de Assis!
Como pôde perceber, Machado de Assis publicou diversos livros enquanto esteve vivo e consolidou seu status como um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. E o mais legal é que há diversos “fragmentos” de outras obras do autor prontas para você degustar (basta dar uma olhada na web).
E é isso! Agora você tem uma lista com belos livros de Machado de Assis à disposição, e tudo o que precisa fazer é organizar a sua agenda, com vistas a acomodar os horários dedicados às suas sessões de leitura. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na minha seleção. Até a próxima…