Quem é fã de livros de suspense sabe muito bem que as melhores histórias desse tipo são aquelas que mexem com os nossos nervos. Isto é, as tramas são construídas de uma maneira que acaba incitando as nossas curiosidades e nos forçando a “devorar as páginas” sem parar, com vistas a alcançar o momento em que as revelações são feitas.
E o mais interessante é que essas histórias sempre apresentam novidades, no que diz respeito aos temas, cenários e tipos de mistérios. Por conta disso, qualquer leitor dedicado pode focar exclusivamente no gênero e ainda ficar sem tempo para conseguir ler tudo o que há (de bom) à disposição.
Sabendo disso, resolvi montar esta seleção para lhe apresentar 17 livros de suspense que conseguem mexer com os nossos nervos. Em linhas gerais, separei aqui as histórias mais curiosas e intrigantes, com vistas a apresentar o melhor que o gênero tem a oferecer. Então, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos dar uma olhada nos livros?
Observação: esta lista foi criada para apresentar belos livros de suspense para os fãs do gênero. Como irá notar, minhas sugestões contam com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa acaba sendo uma ótima forma de você descobrir novos livros e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
Oito Assassinatos Perfeitos (2022)
Dando início a esta seleção com belos livros de suspense, temos o ótimo Oito Assassinatos Perfeitos, que foi escrito por Peter Swanson. Resolvi abrir a lista com essa história, pois temos aqui uma típica trama daquelas que prendem a nossa atenção com assassinatos e muitos mistérios.
Para quem também é fã de séries de serial killers, esse livro é um “prato cheio”, já que temos um vilão completamente desequilibrado, mas extremamente hábil. Assim, o detetive que protagoniza a aventura acaba sendo forçado a usar toda a sua capacidade mental para tentar superar seu adversário. Muito bom!
A Empregada: Bem-vinda à Família (2023)
A Empregada: Bem-vinda à Família é, com toda a certeza, uma história surpreendente. De modo geral, a trama, escrita por Freida McFadden, começa em um cenário “perfeito”, com uma empregada extremamente eficiente cuidando dos afazeres na residência da família Winchester.
Contudo, as coisas logo mudam de figura e a empregada, observando uma boa série de situações abusivas acontecerem diante dos seus olhos, resolve mostrar um “lado sombrio”. Em suma, essa é uma história que resume o gênero suspense de forma perfeita (e o desfecho é inacreditável!).
Para Sempre Perdida (2018)
Falemos agora do ótimo Para Sempre Perdida, escrito por Amy Gentry. Esse livro tem uma pegada um pouco mais emocionante e seu ritmo lento acaba deixando as coisas um pouco mais tensas. Ainda assim, a leitura é altamente indicada, pois a história nos “força” a querer desvendar o mistério.
De forma resumida, o livro conta a história de Anna Whitaker, que sofreu por muitos anos com o sequestro da sua filha adolescente. Daí, após oito anos, a jovem retorna para casa, mas sua personalidade traumatizada levanta uma boa série de dúvidas. Com toda a certeza, essa é uma opção que vai prender a sua atenção do início ao fim.
Não Conte a Ninguém (2001)
Quando falamos em livros de suspense, o autor Harlan Corben sempre acaba sendo citado em algum momento. Afinal, as histórias do escritor conseguem mexer com as mentes de qualquer leitor. Devido a isso, resolvi citar o excelente Não Conte a Ninguém nesta seleção.
Esse é o livro mais famoso do célebre autor e sua trama conta com diversos elementos atrativos, ou seja, belos personagens, um assassinato misterioso, uma investigação que se arrasta por muitos anos e por aí vai… Sendo assim, acho que vai ser uma boa ideia você incluir essa história na sua lista de “livros a ler”.
Suicidas (2012)
Agora, se você curte apoiar os autores brasileiros, é bom não deixar de ler o excelente Suicidas, escrito por Raphael Montes. Esse livro “catapultou” a carreira do artista e deu a ele a base para trabalhar em outras histórias incríveis. Além do mais, a história aborda os suicídios de uma forma única.
A trama gira ao redor de um jogo de roleta russa, que acaba tirando a vida de alguns jovens e forçando os sobreviventes a se questionarem sobre a insanidade do ato. Detalhe: Raphael Montes é o criador de “Bom dia, Verônica”, que é uma ótima opção para quem procura por séries para maratonar via Netflix.
Mortos Não Contam Segredos (2019)
Escrito por Karen M. McManus, que é uma renomada criadora de histórias misteriosas, Mortos Não Contam Segredos é aquele tipo de livro que realmente consegue capturar a atenção dos leitores e fazê-los aceitar a missão de não parar de ler até o final.
Em síntese, Mortos Não Contam Segredos conta a história da jovem Ellery, que é forçada a se mudar para uma pequena cidade, na qual alguns desaparecimentos misteriosos acontecem de tempos em tempos. E como a garota é uma das possíveis vítimas, ela não descansa até desvendar todos os segredos. Ótima opção!
Deixada para Trás (2017)
Começando com um sequestro e um desfecho “parcialmente feliz”, Deixada para Trás é um daqueles livros que exploram assuntos que são comuns aos livros de suspense de uma forma completamente diferenciada. Com isso, os leitores acabam ficando “presos” à história criada por Charles Donlea.
Nesse livro, temos a oportunidade de acompanhar a história de uma fugitiva de cativeiro, que escreveu um livro e se tornou muito famosa. Porém, a garota que tinha sido sequestrada junto com ela nunca foi encontrada. E, claro, algum tempo depois, novas pistas começam a surgir e o mistério ganha vida novamente. Vale a pena conferir!
Morte no Internato (2022)
De certo modo, podemos dizer que Morte No Internato sintetiza o gênero suspense de forma perfeita. Digo, o livro tem um cenário perfeito para mistérios (um internato), personagens extremamente suspeitos, uma investigadora cheia de “demônios internos” e uma série de assassinatos.
Pois é! Essa obra criada pela escritora Lucinda Riley tem todos os ingredientes que costumam marcar a histórias mais intrigantes e, mais importante, a execução da premissa é feita de forma primorosa. Portanto, acho justo dizer que esse é um livro imperdível para os fãs de grandes mistérios.
A Maldição do Mar (2021)
Apostando em uma premissa que pende bastante para o lado dos livros de fantasia, A Maldição do Mar é outro livro que não poderia ficar de fora desta seleção. Essa história foi escrita por Shea Earnshaw e tem uma boa série de elementos sobrenaturais, mas é com os mistérios que ela encanta.
Mesmo sendo uma típica história com assassinatos misteriosos, A Maldição do Mar se diferencia ao estar sempre fazendo referência a uma “caça às bruxas” que aconteceu há alguns séculos, na cidade em que a trama se desenrola. E sim, os eventos são intrigantes a ponto de fazer você querer continuar virando as páginas até o ponto final.
A Paciente Silenciosa (2019)
Dentre todas as obras que eu citei nesta seleção com livros de suspense, A Paciente Silenciosa é, com toda a certeza, uma das mais intrigantes. Isso mesmo! A história começa com uma mulher chamada Alicia, que tinha uma vida “perfeita”, mas “do nada” resolveu assassinar o marido e nunca mais dizer uma única palavra.
Nesse contexto, um terapeuta chamado Theo Faber acaba entrando na história e faz de tudo para fazer sua paciente falar, com vistas a descobrir os motivos que a levaram a matar o próprio marido. Sem dúvidas, essa história criada por Alex Michaelides, vai deixar marcas na sua memória.
O Colecionador (1963)
É bem verdade que histórias de sequestro costumam ser bastante exploradas pelos autores, mas O Colecionador é uma das opções mais originais que você vai encontrar por aí. Não à toa, essa história criada por John Fowles já foi lançada há muitos anos e continua intrigando leitores de todo o mundo.
Nessa obra, temos a chance de conferir uma história que é contada por dois personagens: um sequestrador e sua vítima. Como não poderia deixar de ser, as mudanças de perspectiva acabam dando um “ar singular” ao livro e deixando as coisas ainda mais envolventes. Certamente, essa é uma história que merece a sua total atenção.
A Pequena Loja de Venenos (2022)
Graças à comunidade BookTok (do aplicativo TikTok), diversos livros acabaram ganhando uma notoriedade muito maior e ficando à disposição de mais leitores. Nesse caso, um ótimo exemplo é o livro A Pequena Loja de Venenos, que foi escrito por Sarah Penner.
Apresentando eventos ocorridos em duas linhas de tempo distintas, mas relacionadas, essa história chama a atenção por sua trama intrigante e pelas excelentes protagonistas. Além disso, a forma como a escritora apresenta os eventos é um espetáculo à parte. Não deixe de ler!
Holly (2023)
Sendo a mais nova adição à coleção de livros de Stephen King, Holly não poderia ficar de fora desta seleção. Curiosamente, a personagem que dá nome ao livro já apareceu na trilogia Mr. Mercedes, mas, dessa vez, ela foi alçada à posição de protagonista e acabou “roubando a cena”.
No fim das contas, Holly pode ser considerado como um típico livro de suspense, com um desaparecimento, uma investigadora e situações que acabam deixando as coisas muito tensas. Mesmo assim, a história merece atenção, pois seu lendário criador nunca deixa de surpreender com desfechos incríveis.
A Última Festa (2018)
Com sua estrutura que apresenta os eventos sob as mais diversas perspectivas, A Última Festa acaba despontando como mais uma história perfeitamente alinhada com as regras desta lista com livros de suspense. Ademais, a ideia de termos uma festa de réveillon com alguém acabando morto no fim das contas já desperta a curiosidade de qualquer pessoa.
Vale destacar que a forma como a história foi organizada pela escritora Lucy Foley acaba contribuindo para nos deixar em um profundo clima de tensão, já que os mistérios vão sendo “empilhados” e ficamos ansiosos para descobrir a verdade de uma vez por todas. Excelente!
O Homem de Giz (2018)
Recomendado para fãs de Stranger Things e para aqueles que curtem as histórias criadas por Stephen King, O Homem de Giz é aquele tipo de livro que foi construído para sempre nos deixar com “a pulga atrás da orelha” e não nos deixar descansar até que todas as páginas tenham sido lidas.
Essa história, escrita por C.J. Tudor, começa na década de 1980 e apresenta alguns amigos que se comunicam por meio de desenhos de giz. Todavia, em dado momento, um desenho dá a eles uma pista para um corpo desmembrado e esse mistério os assombra por muitos anos. Imperdível!
Depois Daquela Noite (2023)
Lançado não faz muito tempo, o excelente Depois Daquela Noite, escrito por Karin Slaughter, se destaca por apresentar personagens muito bem desenvolvidos, com histórias de vida que acabam impactando suas ações e ajudando a deixar as coisas bem movimentadas.
A trama também gira ao redor de um assassinato, mas são as interações entre os protagonistas e os mistérios que acabam ditando o ritmo da narrativa. Em outras palavras, essa é uma alternativa que merece um lugar de destaque na sua lista de “livros a ler”.
A Corrente (2019)
Para fechar esta lista com livros de suspense, temos o intenso A Corrente, que é uma leitura muito indicada para aqueles que curtem histórias que subvertem certas convenções e apresentam ideias comuns sob uma ótica completamente nova (e surpreendente).
O livro foca em um esquema criminoso que força as pessoas a realizarem sequestros, com vistas a evitar a morte de um ente querido, que também foi sequestrado. Sim, trata-se de uma premissa bastante original e o autor Adrian McKinty ainda deixa as coisas mais intrigantes, com sua forma diferenciada de apresentar os fatos. Assim sendo, podemos dizer que essa é uma opção obrigatória.
E não deixe de ler outros livros de suspense!
Como pôde perceber, quando o assunto é histórias cheias de mistérios e suspense, não são poucas as opções que temos à disposição. E mais, as melhores obras do gênero sempre conseguem mexer com os nossos nervos e nos fazem querer continuar virando as páginas.
E é isso! Agora você tem uma bela lista com livros de suspense para ler e já pode começar a organizar o seu cronograma diário para abrir espaço para alguns momentos de leitura. Para arrematar, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nas minhas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…