Por conta de algumas belas adaptações para o cinema, os livros de Nicholas Sparks acabaram se tornando ainda mais populares e o autor passou a ser apontado como um mestre, no que diz respeito à criação de histórias de amor cheias de momentos emocionantes.
E o melhor é que esse escritor é bastante prolífico, ou seja, além dos livros que viraram filmes, há muitas histórias que têm potencial para ser adaptadas para o cinema e garantir a alegria de mais pessoas. Logicamente, essas obras também apresentam histórias de amor memoráveis.
Sabendo disso, resolvi montar esta lista, com vistas a apresentar alguns dos melhores livros de Nicholas Sparks. De modo geral, a seleção vai ser formada pelas obras mais badaladas e por algumas opções que mereciam ser ainda mais conhecidas… vamos conferir?
Observação: esta lista foi criada para apresentar livros de Nicholas Sparks. Como irá notar, as sugestões contam com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa é uma ótima forma de você adquirir belos livros e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
Um Amor para Recordar (1999)
Para abrir esta lista com livros de Nicholas Sparks, temos o tocante Um Amor para Recordar. Essa história fez tanto sucesso que acabou dando origem a um belo filme em 2002 (que até hoje é citado por muitos como um dos filmes “mais apaixonantes” de todos os tempos).
Em suma, o livro foca nos jovens Landon e Jamie. Por diversos motivos, um acaba entrando na vida do outro, mas alguns obstáculos surgem para impedir que eles fiquem juntos. Daí, o que acompanhamos é um conjunto de momentos que o casal decide criar enquanto ainda há tempo. Bela história!
O Retorno (2020)
Como seu nome sugere, O Retorno conta a história do retorno do personagem Trevor Benon para a sua cidadezinha natal. Tudo começa com a perda de um familiar e alguns mistérios. Obviamente, mesmo em meio aos momentos conturbados, algumas mulheres acabam entrando na vida do rapaz.
Assim, as coisas vão evoluindo em “diversas frentes” e logo nos vemos envolvidos na trama. É bom lembrar que esse livro tem um ritmo bem lento, o que faz com que ele se torne uma boa pedida para ler em momentos de relaxamento. Além disso, o final é muito emocionante. Vale a pena conferir!
Querido John (2007)
Querido John é outro livro do autor que ganhou uma adaptação para o cinema e acabou fazendo ainda mais sucesso. Aliás, essa história conta com algumas assinaturas que acabaram marcando muitos dos trabalhos de Nicholas Sparks, com direito a um desfecho meio “agridoce”.
De forma resumida, a história foca no personagem John Tyree, que decide entrar para o exército. Um ano depois, ele se encontra com a jovem Savannah e se apaixona. Porém, seu compromisso com o exército persiste e a guerra o mantém longe, colocando o amor do casal à prova. Muito bom!
O Desejo (2021)
Outra obra que não poderia ficar de fora desta lista com livros de Nicholas Sparks é O Desejo. Em linhas gerais, essa é uma história que apresenta uma personagem muito bem-sucedida, que resolve relembrar de alguns momentos que acabaram mudando a sua vida.
Como não poderia deixar de ser, o livro conta com momentos bem emocionantes e algumas revelações são surpreendentes. Sem dúvidas, essa é uma história que já merece ser adaptada para o cinema (e deverá fazer tanto sucesso quanto as outras adaptações das obras do escritor).
O Melhor de Mim (2011)
Citado por fãs e críticos como um dos melhores trabalhos de Nicholas Sparks, O Melhor de Mim conta a história dos jovens Amanda e Dawson. Esses dois se apaixonam perdidamente, mas a vida os separa de uma forma inesperada. No entanto, também de forma inesperada (e por conta de uma tragédia) eles acabam se reencontrando muitos anos depois.
E o mais interessante é que esse reencontro traz à tona a “velha paixão” e os dois ainda são motivados pelas cartas de um grande amigo que acabou falecendo. Em outras palavras, temos aqui uma obra cheia de elementos atrativos e com um desfecho incrível.
Um Homem de Sorte (2008)
Curiosamente, Um Homem de Sorte é um dos poucos livros de Nicholas Sparks que não deixam aquele sabor “agridoce” após a leitura. E isso acontece, pois a trama já começa com uma boa dose de drama e as coisas vão ficando “mais felizes” com o avançar da história.
Felizmente, mesmo tendo uma estrutura um pouco diferente daquela que os outros livros do autor costumam apresentar, essa obra tem muitos momentos interessantes e as interações entre os personagens Logan, Keith e Elizabeth são ótimas. Lembrando que esse livro também foi adaptado para o cinema.
O Guardião (2003)
Apresentando uma dose adicional de suspense, O Guardião é mais uma opção que foge um pouco ao padrão das outras obras do autor, mas isso não quer dizer que a história não tenha momentos tocantes, belos personagens e algumas reviravoltas surpreendentes.
Na verdade, esse é um livro que apresenta uma excelente construção, que vai envolvendo o leitor aos poucos e criando a necessidade de chegar ao fim o quanto antes. A trama tem relação com uma jovem viúva que ganhou alguns presentes do marido falecido e decidiu, após alguns anos, voltar a amar. Ótima opção!
Uma Longa Jornada (2013)
Por ter sido o último livro do autor a ganhar uma adaptação para o cinema (até o momento), Uma Longa Jornada acabou ganhando uma projeção ainda maior. E, claro, a história é bastante envolvente e consegue fazer com que os apaixonados suspirem de forma profunda.
Melhor ainda, nessa obra, Nicholas Sparks nos entrega um “pacote 2 em 1”, ou seja, temos duas belas histórias de amor para conferir e ambas são extremamente tocantes, com direito a uma boa dose de drama. Logo, é bom você adicionar essa opção à sua lista de “livros a ler”.
O Milagre (2005)
Apesar de ter uma trama que envolve alguns eventos “sobrenaturais” bastante curiosos, O Milagre é um livro bem “pé no chão”. Isto é, a história tem elementos bem próximos da realidade e acaba gerando muitas identificações com os mais diversos tipos de leitores.
Em síntese, tudo começa quando um jornalista cético decide visitar uma cidade pequena, com vistas a investigar um “fenômeno”. No local, ele conhece uma jovem que não gosta muito dele em um primeiro momento, mas logo as coisas mudam de figura e ficam muito emocionantes. Não deixe de ler esse também!
Um Porto Seguro (2010)
Conforme já foi afirmado pela crítica, Um Porto Seguro é uma obra que conta com todas as assinaturas que fizeram os principais livros de Nicholas Sparks se transformarem em grandes sucessos. E mais, há aqueles que dizem que essa é uma história para ser lida com uma caixa de lenços ao alcance das mãos.
De todo modo, o fato é que essa é uma história sobre recomeços. Temos a personagem Katie no centro das atenções, com sua intenção de não se aproximar de ninguém e uma “mala cheia de traumas”. Certamente, essa é uma opção que você não pode deixar de conferir.
Primavera dos Sonhos (2022)
Por ora, Primavera dos Sonhos é o livro mais recente de Nicholas Sparks e uma prova de que o autor pode até não estar “tão em alta” quanto já esteve, mas ainda é muito capaz de prender a atenção dos leitores com histórias dotadas de fortes cargas emocionais.
Vale ressaltar que essa é uma obra que apresenta duas histórias que, aparentemente, não têm relação nenhuma. Contudo, à medida que as coisas vão avançando, as ligações começam a aparecer e o livro vai ficando cada vez mais envolvente. Então, podemos dizer que essa é uma leitura imperdível.
A Última Música (2009)
Para aqueles que curtem histórias com jovens rebeldes e seus problemas familiares, A Última Música é um “prato cheio”. Essa história acompanha a jovem Ronnie, que é forçada a ir para uma cidade “bem parada”, com vistas a recuperar a ligação com o pai.
Em um primeiro momento, Ronnie faz justamente aquilo que jovens rebeldes fazem: ela adota uma postura contrária a tudo. Todavia, as coisas mudam à medida que ela vai conhecendo novas pessoas. Detalhe: um filme baseado nessa obra foi lançado em 2010 e contou com a presença da cantora Miley Cyrus no papel principal.
Almas Gêmeas (2018)
Almas Gêmeas é um daqueles livros de Nicholas Sparks que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são. Afinal, temos aqui uma história que tem muitas das assinaturas do autor e alguns personagens que acabam deixando tudo ainda mais interessante.
Nessa obra, acompanhamos o encontro de dois estranhos que acabam sentindo uma forte atração um pelo outro e decidem apostar nesse sentimento para mudar seus futuros. E como ambos estão passando por “momentos de transição” em suas vidas, essa decisão gera muitos conflitos. Excelente!
Noites de Tormenta (2002)
Noites de Tormenta se destaca entre as outras obras do autor por apresentar uma história de amor vivida por pessoas mais maduras. Não, não temos jovens apaixonados. Tudo gira ao redor de amantes com uma boa bagagem de vida e diversos traumas para superar.
Por conta disso, a trama se desenvolve de uma forma diferenciada e acaba evocando emoções distintas durante a leitura. Ainda assim, o desfecho é emocionante e mexe com os corações dos leitores. Portanto, é bom você não deixar de dar uma olhada nessa obra também.
Diário de uma Paixão (1996)
Com toda a certeza, Diário de uma Paixão é o livro mais importante do escritor Nicholas Sparks e aquele que até hoje é lembrado pelos leitores. Além disso, a adaptação para o cinema se tornou uma espécie de ícone cult e sempre acaba sendo citada quando o assunto é filmes românticos.
Nesse belo livro, temos a chance de acompanhar uma história contada pelo personagem Duke. Ele lê poemas para os pacientes de uma clínica de repouso, mas tem uma pessoa especial que sempre escuta uma história retirada de um diário. E é essa história que vem mexendo com os corações dos leitores há muitas décadas. Lenda!
E não deixe de ler outros livros de Nicholas Sparks!
Como pôde perceber, Nicholas Sparks é um autor bem prolífico e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema. E como as histórias criadas pelo escritor são carregadas com muita emoção, sempre podemos contar com ele para explorar sentimentos.
E é isso! Agora você tem uma bela lista com livros de Nicholas Sparks para curtir e só precisa reservar um tempo na sua agenda para colocar a leitura em dia. Para arrematar, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nas minhas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…