Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Astronomia

Saiba como observar a chuva de meteoros Orionídeas!

Orionídeas capturado em 2017 (Imagem: Reprodução/Sergio Garcia Rill)
Orionídeas capturado em 2017 (Imagem: Reprodução/Sergio Garcia Rill)

A chuva de meteoros Orionídeas (ou Oriónidas) acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro e, em 2020, e atinge seu pico na madrugada do dia 20 para 21.

Os melhores momentos para assistir este evento astronômico é na madrugada entre terça e quarta-feira desta semana. Onde você poderá observar detritos do cometa Halley entrando na atmosfera terrestre e queimando no céu noturno.

No hemisfério Sul as expectativas de aparição são ainda melhores. Durante o pico, espera-se que traga pelo menos cerca de 20 meteoros por hora, mas, em 2006 e 2009, a chuva chegou a produzir mais de 60.

Como encontrar a chuva de meteoros Orionídeas

Primeiramente encontre a constelação Orion que está próximo as “Três Marias”. O melhor horário para observá-las é após a meia-noite. Pois, estará com uma posição melhor para nós brasileiros.

As Três Marias estão entre a Betelgeuse e Rigel nesta simulação da madrugada do dia 22/10, com localização em São Paulo (Captura de tela: Daniele Cavalcante/Canaltech/Stellarium)

Para que você possa observar mais meteoros é necessário olhar um pouco mais acima da constelação de Orion, perto da estrela Rigel. Os meteoros poderão ser observados com intervalos de alguns minutos.

Lembrando que é preciso um céu limpo de nuvens e de preferência livre da poluição luminosa das cidades. Infelizmente, os Orionídeas normalmente são escuros e não são bem visualizados em locais urbanos.

Caso sua região não apresente as condições adequadas para observação, você pode acompanhar uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros na live do canal Galeria do Meteorito.

Fonte: Canaltech.

Veja também:

Geek Ninja por Code Soluções

X