Novo planeta
Astronomia

Novo planeta descoberto: Beta Pictoris C a 63,4 anos-luz da Terra

Por

Um novo planeta chamado Beta Pictoris C foi descoberto pelo astrônomos na órbita da estrela Beta Pictoris que esta a 63,4 anos-luz da Terra.

Além disso o planeta é gigante possuindo 3.000 vezes a massa da Terra. A estrela Beta Pictoris foi descoberta em 1980, seu sistema planetário possui cerca de 20 milhões de anos.

“Falamos de um planeta enorme, aproximadamente 3.000 vezes maior que a Terra. Localizado 2,7 vezes mais longe de sua estrela que a Terra do Sol”., Afirmou à AFP Anne-Marie Lagrange, principal autora do estudo.

Depois de ter descoberto o planeta Beta Pictoris B pela equipe de Anne-Marie Lagrange em 2009. Agora foi encontrado o planeta Beta Pictoris C ao redor da estrela.

Novo planeta Beta Pictoris C

“Este irmão caçula, quase gêmeo, tem logicamente o nome de Beta Pictoris C”. Disse Anne-Marie Lagrange, pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

O novo planeta Beta Pictoris C foi detectado pelo espectrógrafo HARPS. Um instrumento que procura planetas pelo espaço do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

Novas informações podem ser recebidas pela missão espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia de astrometria.

“Para compreender melhor a fase inicial de formação e evolução. Este provavelmente é o melhor sistema planetário que conhecemos”, disse Lagrange.

Não deixe de seguir todas as novidades de astronomia no Geek Ninja!

Você também poderá gostar

Faça um Comentário

Seu e-mail não será divulgado.