Publicidade

Apesar de polêmicas, as séries de serial killers estão entre as mais assistidas pelo povo que curte as atrações disponíveis nas mais diversas plataformas de streaming. E isso acontece, pois essas produções apresentam situações inusitadas e conseguem prender a atenção com grandes doses de suspense.

Em alguns casos, temos séries que acabam pendendo mais para o lado dos documentários, enquanto outras até fazem uso de uma boa dose de humor negro. De todo modo, o fato é que sempre conseguimos encontrar opções diferenciadas para embalar algumas maratonas.

Enfim, como você já deve ter notado, resolvi criar este post para lhe apresentar algumas séries de serial killers que realmente merecem atenção. De modo geral, tentei deixar a seleção bem diversificada, com vistas a garantir que, no fim das contas, você vai encontrar a sua próxima série favorita… vamos começar?

Scream (2015)

Abrindo esta lista com séries de serial killers, temos a interessante Scream. E se o nome da produção chamou a sua atenção por remeter à franquia Scream (Pânico, aqui no Brasil), é bom saber que essa é justamente uma história baseada nos filmes que até hoje fazem muito sucesso.

Vale ressaltar que a produção teve 30 episódios (três temporadas), mas foi cancelada. Felizmente, a última temporada, que foi lançada em 2019, contou uma história diferenciada, que foi concluída de uma forma bem satisfatória. Logo, vale a pena conferir a série.

Clarice (2021)

E se você faz parte do grupo que busca por séries para maratonar em um só dia, Clarice é uma ótima opção. Para começar, estamos falando de uma produção baseada no aclamado filme “O Silêncio dos Inocentes”, ou seja, dentro do universo que tem como “estrela” o icônico Hannibal Lecter.

A série conta com 13 episódios (uma temporada) e foca na história de uma agente do FBI que resolve voltar ao trabalho após ter passado por experiências extremamente traumáticas. É bom lembrar que uma segunda temporada da série ainda está sendo negociada, mas parece que as coisas não estão evoluindo de forma favorável.

Hannibal (2013)

Como eu citei o terrível Hannibal Lecter, nada mais justo do que incluir a excelente Hannibal nesta lista com séries de serial killers, não é verdade? Aliás, a performance do ator Mads Mikkelsen no papel do assassino é digna de muitos elogios (e é muito sombria, em certos momentos).

De modo geral, os 39 episódios (três temporadas) dessa produção focam nas interações entre um jovem investigador e o Dr. Lecter. Lembrando que a série foi muito elogiada pelos críticos e está sempre sendo citada como uma das melhores opções do seu gênero. Então, é bom você não deixar de conferir.

Mindhunter (2017)

Apesar de ter apenas 19 episódios (duas temporadas), a série Mindhunter é outra que merece a sua atenção. Ao longo da trama, temos a chance de acompanhar a relação de dois investigadores com assassinos em série e as histórias de muitos casos que ficaram sem resolução.

Outro detalhe importante dessa atração é o cenário. Tudo se passa em 1977, o que quer dizer que os instintos dos agentes e seus intelectos são as principais armas, já que a tecnologia ainda não era uma alternativa muito confiável. Resumindo, essa é uma série diferenciada e muito intrigante.

Slasher

Com 27 episódios (quatro temporadas), a série Slasher não chegou a ser cancelada oficialmente, mas já está a um bom tempo “na geladeira”. De todo modo, como a produção tem um formato antológico, suas histórias acabam em cada temporada, o que não deixa ninguém no cliffhanger.

Cabe ressaltar que cada temporada tem um assassino específico e uma boa série de mistérios. Assim, aqueles que decidem apostar na produção acabam se deparando com boas histórias e um conjunto de situações que geram uma grande pressão psicológica.

Dahmer: Um Canibal Americano (2022)

No ponto médio desta lista, resolvi posicionar um verdadeiro fenômeno. Pois é! A série Dahmer: Um Canibal Americano se tornou uma das maiores estreias da história da Netflix e acabou impulsionando novas produções focadas em assassinos reais.

Em seus 10 episódios, a produção reconta os crimes cometidos pelo assassino Jeffrey Dahmer entre 1978 e 1991. Detalhe: essa série gerou muitas discussões na web e polêmicas relacionadas com as famílias das vítimas. Ainda assim, a atração é um “prato cheio” para quem curte séries de serial killers.

The Alienist (2018)

Baseada no romance homônimo escrito por Caleb Carr, a série The Alienist é outra que aposta em eventos acontecidos em “eras remotas”. Tudo se passa em 1890 e temos a chance de acompanhar as ações de investigadores que fazem de tudo para descobrir a identidade de um assassino de crianças.

Apresentando 18 episódios (duas temporadas), essa produção conta com um elenco de peso e tem muitos momentos emocionantes. E só para constar, a segunda temporada tem um título diferente (The Alienist: Angel of Darkness), pois toma como base um segundo livro.

The Patient (2022)

Falemos agora da série The Patient, que até tem um serial killer, mas apresenta uma estrutura que foge do “esquema tradicional”. Isto é, essa produção conta a história de um terapeuta que é mantido em cativeiro por um assassino que está procurando por uma solução para conter seus impulsos homicidas.

Essa é outra série curta (apenas 10 episódios), mas a trama se desenvolve em um clima de enorme tensão. Por conta disso, a gente acaba querendo consumir todos os episódios de uma vez, com vistas a saber qual vai ser o desfecho da inusitada situação vivida pelo terapeuta Alan Strauss.

Don’t F**k with Cats: Hunting an Internet Killer (2019)

Como eu destaquei no início do texto, algumas séries de serial killers apresentam um formato que pende para o lado dos documentários. E nesse grupo, poucas atrações são tão intrigantes quanto a ótima Don’t F**k with Cats: Hunting an Internet Killer, que tem apenas três episódios.

Mesmo sendo bem curtinha, a série consegue prender a atenção, ao focar nas investigações comandadas por um “time de amadores”, cujo objetivo é encontrar um ator pornô que cometeu crimes contra animais, mas acabou matando uma estudante chinesa (toda a história foi baseada em fatos reais).

Chucky (2021)

Contando com uma boa dose de humor negro, a série Chucky promoveu o retorno de um personagem icônico do cinema e o colocou em um cenário estudantil. Sim, a ideia parece insana, mas é justamente isso que acaba fazendo os 16 episódios (duas temporadas, até o momento) serem tão interessantes.

Como não poderia deixar de ser, o boneco assassino continua cometendo seus crimes, mas o grande diferencial da produção é a forma como certos assuntos, como o bullying e a sexualidade, são colocados em discussão. Certamente, essa é uma série que merece uma maratona.

Dexter (2006)

Colocando um ponto final nesta lista com séries de serial killers, temos a clássica Dexter. Essa é uma produção que também tem uma boa dose de humor negro, mas acaba sendo interessante justamente por conta do seu excelente time de personagens, com destaque para o protagonista que dá nome à atração.

No fim das contas, a série Dexter contou com 106 episódios (nove temporadas) e acabou se tornando um ícone cult. Recentemente, um “spin-off” foi lançado, mas a produção não agradou aos fãs e acabou sendo cancelada. No entanto, parece que outras atrações ainda vão explorar esse mesmo universo no futuro.

E não deixe de citar outras séries de serial killers!

Como pôde perceber, os serial killers são indivíduos que cujas histórias estão sempre sendo exploradas pelas produtoras. E, claro, o sucesso feito pelas atrações protagonizadas por eles acaba servindo como motivação para a criação de mais produções semelhantes.

E é isso! Se você curtiu esta lista com séries de serial killers, sugiro que não deixe de compartilhar o post e fazer suas indicações. Desse modo, a seleção vai ficar ao alcance de mais pessoas e mais sugestões estarão à disposição de todos. Conto com o seu apoio. Até a próxima…

Compartilhar.

Como meus gostos pessoais se encaixam perfeitamente com o "perfil geek", estou sempre trazendo novas doses de conteúdo para o site.