Como os seres humanos têm espíritos sonhadores e aventureiros, os livros de aventura acabam ganhando um lugar especial em suas bibliotecas. Afinal, essas histórias apresentam odisseias fantásticas, que ajudam os leitores a fazerem viagens impressionantes dentro das próprias mentes.
Geralmente, as histórias desse tipo apostam em elementos que dificultam sua classificação. No entanto, podemos dizer que todo livro que tem uma “jornada do herói” merece a atenção dos fãs de boas aventuras. E se os personagens forem cativantes, melhor ainda.
Sabendo disso, resolvi montar este post para apresentar 17 livros de aventura que merecem a sua total atenção. De modo geral, fiz questão de separar histórias das mais diversas épocas, com vistas a mostrar que as belas odisseias sempre marcaram presença nas vidas dos leitores mais assíduos… vamos conferir?
Observação: esta lista foi criada para apresentar belos livros de aventura para os fãs de histórias desse tipo. Como irá notar, as minhas sugestões possuem links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa é uma ótima forma de você adquirir belos livros e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
A primeira grande odisseia desta lista com ótimos livros de aventura vai ficar por conta do clássico O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, escrito por C.S. Lewis. Esse livro pertence às famosas Crônicas de Nárnia e foi o primeiro título da série, apesar de não ser a primeira história, se considerarmos a linha cronológica oficial.
De todo modo, é nesse livro que conhecemos os irmãos Pevensie pela primeira vez. Esses heróis improváveis acabam se tornando os protagonistas de quase todos os outros livros da série, mas é nessa aventura que eles mostram seu valor para o Leão Aslam. Portanto, é bom você não deixar de conferir!
A Máquina do Tempo (1895)
Para quem curte livros de ficção científica, temos aqui uma história que foi pioneira, no que diz respeito às viagens no tempo. Pois é! O livro A Máquina do Tempo, escrito por H.G. Wells, foi o primeiro a apostar na ideia de um veículo (ou dispositivo) capaz de garantir viagens ao passado e ao futuro.
Curiosamente, o livro só se refere ao protagonista como “O Viajante do Tempo”, mas fica claro que ele é um inventor genial. Além disso, a jornada desse personagem é marcada por muitos momentos espetaculares, com direito a um contato mais direto com seres do ano 802.701 d.C., ou seja, temos aqui um clássico imperdível.
O Enigma da Bíblia de Gutenberg (2017)
Escrito pelo brasileiro Maurício Zágari, O Enigma da Bíblia de Gutenberg é um livro que prende a atenção dos leitores por levantar algumas questões bem interessantes sobre a fé e o cristianismo, sem deixar de lado os mistérios e toda a emoção de uma jornada eletrizante.
A história acompanha o personagem Daniel, que resolve investigar um crime cometido em sua própria igreja. Ao longo da aventura, esse herói vai fazendo diversas descobertas e todas elas fazem o leitor querer continuar virando as páginas. Em outras palavras, essa é uma obra que merece um olhar mais atento.
Os Heróis do Olimpo (série publicada entre 2010 e 2014)
Alguns livros de aventura possuem universos tão ricos, que os autores acabam sendo forçados a dividir a história em fragmentos, o que dá origem a belas séries. Nesse sentido, um ótimo exemplo é a série Os Heróis do Olimpo, que foi criada por Rick Riordan e tem o famoso Percy Jackson como protagonista.
Em linhas gerais, os cinco livros apresentam as aventuras do jovem Percy, que é filho do deus Poseidon e acaba “mergulhando” em um universo no qual coisas sobrenaturais acontecem. Felizmente, ele não é o único filho de uma divindade e, por isso, sua equipe de aventuras conta com alguns personagens marcantes. Logo, vale a pena ler todos os livros.
A Rebelde do Deserto (2015)
Uma coisa interessante nesse gênero, é que até mesmo alguns autores não muito conhecidos conseguem prender a atenção com histórias bem construídas e belos cenários. E sim, é isso o que acontece com o livro A Rebelde do Deserto, escrito por Alwyn Hamilton.
Essa aventura tem um belo “ar de As Mil e Uma Noites” e conta a história de uma jovem com um talento peculiar para atirar. Por conta de alguns problemas, ela acaba se envolvendo em uma grande conspiração e a história fica tão interessante que a gente não vê a hora de conferir tudo até o fim (e os dois livros que vêm na sequência). Muito bom!
A Escola do Bem e do Mal (2013)
Falemos agora de uma obra que entrou para o grupo dos livros que viraram filmes não faz muito tempo. Isso mesmo! A Escola do Bem e do Mal ganhou uma adaptação comandada pela Netflix e acabou ficando ainda mais famosa. Felizmente, a produção fez justiça à primeira parte da série criada por Soman Chainani.
Como seu nome sugere, o livro (e toda a série) apresenta eventos que acontecem em uma escola diferenciada na qual o bem e o mal estão em sua eterna batalha. A história foca nas amigas Sophie e Agatha e conta com alguns momentos bem emocionantes. Ótima opção!
A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873)
Voltando a citar os clássicos nesta lista com livros de aventura, temos aqui o incrível A Volta ao mundo em 80 Dias. Esse livro foi escrito pelo lendário Júlio Verne e entrega exatamente aquilo que o seu título indica, ou seja, uma jornada completa pelo globo terrestre em um espaço de 80 dias.
Protagonizada pelo Dr. Phileas Fogg, a história conta com muitos momentos interessantes e alguns personagens que acabam deixando tudo ainda mais atrativo. Sem dúvidas, essa é uma das histórias que os leitores de espírito aventureiro não podem deixar de conferir de forma alguma.
Cyberpunk 2077: Nenhum Acaso (2023)
Se você é fã de games e curtiu o ótimo Cyberpunk 2077, da CD Projekt RED, Cyberpunk 2077: Nenhum Acaso é uma alternativa que precisa ser incluída na sua lista de “livros a ler”. Sim, esse livro toma como base o universo do referido jogo, mas explora a famosa Night City sob uma ótica diferenciada.
Cabe destacar que essa história, criada por Rafał Kosik, conta com alguns personagens memoráveis e sequências de ação eletrizantes, assim como uma trama que consegue prender a atenção do início ao fim. Em suma, temos aqui um livro que tem um belo conjunto de atrativos.
Dragões de Éter (série publicada entre 2007 e 2020)
No ponto central desta lista com livros de aventura, resolvi posicionar a série Dragões de Éter, que foi criada pelo brasileiro Raphael Draccon. Inicialmente, a história foi planejada para funcionar como uma trilogia, mas um quarto livro foi lançado em 2020 e acabou abrindo margem para uma continuação.
De qualquer forma, o fato é que as aventuras vividas pelos personagens no reino de Arzallum são muito interessantes e nos dão a oportunidade de vislumbrar cenários cheios de criaturas fantásticas e heróis. Na verdade, não seria exagero algum dizer que essa série é uma síntese daquilo que as melhores aventuras podem oferecer.
A Espada do Verão (2015)
Confesso que eu não pretendia repetir autores nesta seleção, mas a série Magnus Chase e os Deuses de Asgard, do mesmo criador de Os Heróis do Olimpo, merece um lugar especial por aqui. Nesse caso, resolvi citar apenas o primeiro livro, intitulado A Espada do Verão, para você sentir um gostinho de tudo o que a coleção completa tem a oferecer.
Em síntese, a premissa básica é a mesma da série protagonizada pelo icônico Percy Jackson: temos um jovem que é filho de um deus. Porém, dessa vez, temos aventuras relacionadas com o panteão nórdico. E, claro, como as histórias de vikings seguem “em alta”, os livros acabam merecendo ainda mais atenção.
Mestre dos Djinns (2023)
Mestre dos Djinns é o livro mais novo desta lista, mas seu lugar por aqui é mais do que merecido. Isto é, temos aqui uma história que apresenta um cenário fantástico e uma protagonista cheia de habilidades incríveis. Para completar, ainda temos um grande mistério e momentos cheios de emoções.
Outro grande destaque dessa história escrita por P. Djéli Clark é a abordagem diferenciada de certos eventos que marcaram a história da cidade de Cairo, capital do Egito. Com toda a certeza, esse é um livro que vai deixar você com um “gostinho de quero mais”.
A Ilha do Tesouro (1883)
Apresentando tudo aquilo que os melhores livros de aventura devem apresentar, A Ilha do Tesouro é um clássico escrito por Robert Louis Stevenson, que explora o mundo dos piratas de uma forma diferenciada e com uma linguagem que acaba atraindo a atenção de um público mais jovem.
Logicamente, como essa obra já tem mais de um século de vida, a questão do público-alvo pode ser deixada de lado, pois os clássicos são os clássicos e os leitores de respeito têm certa obrigação de adicioná-los às suas listas de “livros lidos”. Além do mais, a jornada do jovem Jim Hawkins é excelente.
As Aventuras de Tom Sawyer (1876)
Ainda falando sobre livros de aventura lançados há muitos anos, temos aqui o clássico As Aventuras de Tom Sawyer, que foi escrito pelo genial Mark Twain. Essa história tem alguns personagens memoráveis (que até hoje são objeto de estudo) e algumas passagens incríveis.
De certa forma, podemos dizer que esse livro deu início à produção literária nos Estados Unidos e acabou se tornando uma grande influência para diversos escritores. Não à toa, em todas aquelas listas do tipo “livros para ler antes de morrer”, o nome Tom Sawyer acaba sendo citado.
O Castelo Animado (1986)
Escrito por Diana Wynne Jones, O Castelo Animado é um épico que ficou ainda mais conhecido quando o lendário Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, resolveu trabalhar em um anime baseado na obra. Mesmo assim, o livro é considerado por muitos como um clássico da literatura infantojuvenil.
Vale lembrar que o livro apresenta um mundo único, que acabou funcionando como plano de fundo para outras duas histórias memoráveis. Por conta disso, imaginando que você não resiste a um belo box de livros, consegui encontrar uma coleção completa para indicar por aqui. Então, é bom você não deixar de aproveitar.
As Viagens de Gulliver (1726)
Mesmo sendo o livro mais antigo desta seleção, As Viagens de Gulliver merece a sua total atenção. Esse clássico escrito por Jonathan Swift conta a história de um cirurgião que leva uma vida pacata e sem aventuras, até receber uma carta que o incita a dar início a uma grande jornada.
Assim, à medida que a história vai avançando, Gulliver se depara com diversos seres fantásticos e muitas vezes acaba se metendo em grandes confusões. Detalhe: essa é uma obra satírica e, por consequência, não são poucos os momentos cômicos. Imperdível!
A Saga Wingfeather: Nos Limites do Mar Sombrio da Escuridão (2008)
Classificada por muitos como “As Crônicas de Nárnia de uma nova geração”, A Saga Wingfeather é uma série criada pelo escritor Andrew Peterson, que apresenta um mundo fantasioso incrível e personagens que acabam nos fazendo querer acompanhá-los até o fim da jornada.
Essa série começa com o livro Nos Limites do Mar Sombrio e tem outras três partes que garantem muitas emoções. Assim sendo, sugiro que você dê uma olhada na primeira parte, com vistas a conhecer e se encantar com os irmãos Igiby. Daí, você não vai querer parar de ler.
Harry Potter (série publicada entre 1997 e 2007)
Para arrematar esta lista com livros de aventura, eu só poderia citar a série Harry Potter. Esse conjunto de sete livros conta com milhões de fãs em todo o mundo e nos transporta para um universo incrível, cheio de bruxos e outras criaturas igualmente fantásticas.
E mais, apesar de todos os elementos fantasiosos, os livros criados por J.K. Rowling abordam diversas temáticas importantes e bem maduras. Certamente, essa é uma daquelas séries que todo leitor de respeito deve ler pelo menos uma vez na vida.
E não deixe de ler outros livros de aventura!
Como pôde perceber, há muitos anos, os mais diversos autores têm se preocupado em produzir histórias capazes de satisfazer os espíritos aventureiros dos seres humanos. E a verdade é que há tantas alternativas interessantes que a minha lista pode ser considerada como a ponta de um iceberg imenso.
E é isso! Agora você tem uma bela lista com livros de aventura para curtir e já pode começar a organizar a sua agenda para incluir algumas boas horas de leitura. Desse modo, logo você vai “ficar craque” em histórias desse tipo. Para encerrar, peço que não deixe de compartilhar o post, com vistas a garantir que as minhas sugestões alcancem mais pessoas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…