Quem é fã dos livros de Stephen King sabe que o autor é um dos mais prolíficos de todos os tempos e que suas histórias variam bastante, em termos de temas e contextos, mas sempre conseguem prender a atenção e “forçar” o leitor a não descansar até alcançar a página final.
E sim, como fã desse grande escritor, sei bem que algumas das obras mais populares nem são as melhores. Pois é! Há alguns livros menos badalados do autor que apresentam ideias e construções muito mais interessantes. Ainda assim, alguns clássicos sempre merecem ser lidos pelo menos uma vez.
Sabendo disso, resolvi montar esta lista para apresentar 15 livros de Stephen King que são obrigatórios para os fãs. Logicamente, eu já li todos os livros indicados, mas também resolvi fazer uso da opinião de outros leitores para montar a seleção. Logo, se você deseja conhecer melhor a obra desse lendário escritor, este post será um ótimo ponto de partida… vamos começar?
Observação: esta lista foi criada para apresentar alguns dos melhores livros de Stephen King. Como irá notar, as sugestões possuem links que apontam para a Amazon. Ao comprar os livros por meio desses links, o Geek Ninja ganha uma pequena comissão. Logo, essa é uma ótima forma de você ajudar o projeto.
Carrie (1974)
Dando início a esta lista com livros de Stephen King que são obrigatórios para os fãs do escritor, temos o clássico Carrie (o nome “Carrie, a Estranha” foi usado em certas versões brasileiras do livro). Essa foi a obra que projetou o escritor e acabou “abrindo as portas” para todas as histórias que vieram na sequência.
Em linhas gerais, esse livro conta a história da jovem Carrie, que possui alguns poderes sobrenaturais e resolve fazer uso deles para se vingar das pessoas que a humilharam na escola. Detalhe: temos aqui uma opção que faz parte do grupo dos livros que viraram filmes e esses produtos derivados também são ótimos. Não deixe de conferir!
O Iluminado (1977)
Apesar de o excelente O Iluminado ter sido o terceiro livro publicado pelo autor, esse foi o seu primeiro best-seller em capa dura e uma boa parte da história foi influenciada por certas situações da vida do próprio King. Aliás, essa obra também foi adaptada para o cinema (na verdade, é difícil não termos filmes ou séries baseadas em criações do escritor).
De forma resumida, o livro foca na história do personagem Jack Torrance, que sonha em ser um escritor, mas decide aceitar um emprego de zelador em um hotel. Daí, certas coisas estranhas acontecem e a sanidade do protagonista começa a ser colocada à prova. Excelente!
A Zona Morta (1979)
A Zona Morta é outro livro muito importante na carreira do lendário Stephen King. Isto é, foi com essa obra que o escritor finalmente alcançou o Top 10 dos mais vendidos dos Estados Unidos e consolidou seu nome como um verdadeiro sinônimo de sucesso.
Nessa história, acompanhamos o personagem Johnny Smith, que acorda de um coma de cinco anos com alguns problemas cerebrais que o permitem saber, com um simples aperto de mão, coisas sobre o passado e o futuro das pessoas. E, claro, esse poder acaba gerando muitas situações memoráveis. Não deixe de ler esse também.
O Pistoleiro – Série A Torre Negra (1982)
É bem verdade que a Série A Torre Negra não é tão popular entre os fãs, mas o próprio Stephen King confirmou que essa história (dividida em oito livros) é a sua obra-prima. Por isso, resolvi citar aqui o primeiro livro da coleção, que foi batizado como O Pistoleiro.
Esse livro conta a história do pistoleiro Roland, que está em busca da mítica Torre Negra e passa por diversas épocas e mundos, encarando uma boa série de situações complicadas. O livro (e toda série) mescla elementos fantasiosos e uma boa dose de ficção científica, garantindo assim uma experiência única para os leitores.
It: A Coisa (1986)
Falemos agora de uma história que não poderia ficar de fora desta lista com livros de Stephen King. Sim, o clássico It: A Coisa é um dos livros mais icônicos do autor (muito por conta das adaptações para o cinema) e um “prato cheio” para quem curte uma boa dose de terror.
O livro foca nas aventuras de sete crianças que são forçadas a encarar uma entidade que explora os medos das suas vítimas e toma a forma de um palhaço nem um pouco simpático para espalhar o horror por aí. Essa história recebeu diversos prêmios e costuma ser uma das favoritas dos fãs do escritor.
Misery: Louca Obsessão (1987)
Dentre todos os personagens já criados por Stephen King, Annie Wilkers, a antagonista do ótimo Misery: Louca Obsessão, é um dos maiores destaques. Pois é! A enfermeira obcecada pelo escritor Paul Sheldon “rouba a cena”, apesar de ser um tanto quanto louca.
Annie comanda as ações nesse livro e “prende os leitores” com suas atitudes inesperadas. Ao longo da história, ela sequestra o seu escritor favorito e o tortura de diversas formas, visando obter um final mais apropriado para um livro que ela não curtiu. Sem dúvidas, esse é um livro obrigatório (e bastante perturbador).
A Dança da Morte (1978 ou 1990)
E esta lista “esbarra” agora no meu livro favorito do escritor. Curiosamente, King costuma dizer que nem gosta tanto dessa história e nem sabe por que os fãs ficaram tão interessados nela. Ainda assim, em 1990, o autor liberou uma versão especial, que apresentou muitos detalhes novos.
De modo geral, A Dança da Morte foca em uma supergripe que mata uma boa quantidade de pessoas em todo o mundo e acaba alterando a ordem das coisas. Nesse contexto, temos alguns personagens muito bem construídos, lutando para sobreviver e sendo forçados a encarar um tirano bem controverso. Imperdível!
À Espera de Um Milagre (1996, lançado em partes)
No ponto central desta lista com livros de Stephen King, resolvi posicionar um livro que muita gente só ficou conhecendo após a estreia de uma adaptação para o cinema (estrelada por Tom Hanks). Isso mesmo! O emocionante À Espera de Um Milagre também é uma criação do autor e foi liberado originalmente como uma espécie de série.
Em seis volumes, King nos apresenta a história do personagem John Coffey, que tem alguns poderes especiais e um coração bondoso, mas foi parar no corredor da morte, por conta de um crime que ele não cometeu. Na prisão, ele chama a atenção de um agente penitenciário que descobre a verdade, mas não pode fazer muito para ajudá-lo.
O Apanhador de Sonhos (2001)
Ao contrário do que costuma acontecer com as adaptações live-action de games e animes, as adaptações de livros para o cinema costumam fazer muito sucesso. No entanto, quando o ótimo O Apanhador de Sonhos fez essa transição, os fãs não ficaram nem um pouco satisfeitos.
Afinal, apesar de o elenco ter nomes importantes, o filme não fez justiça à bela história criada por King. Portanto, ler o livro é a única forma de encarar uma aventura focada em amigos que desenvolveram poderes psíquicos durante a adolescência e se reuniram anos depois para lutar contra criaturas alienígenas.
Duma Key (2008)
Duma Key é outra obra que não poderia ficar de fora desta lista com livros de Stephen King (mesmo não sendo tão popular quanto merecia). Essa é uma história que começa com uma grande tragédia, que força o protagonista a “recomeçar” em um outro lugar.
Após esse recomeço, o personagem adquire novos hábitos e percebe que uma das suas atividades favoritas vem carregada com um poder assustador. Com isso, a gente acaba ficando tão intrigado quanto o próprio protagonista e não consegue descansar até “devorar” todas as páginas do livro.
Novembro de 63 (2011)
Em muitos dos seus livros, Stephen King abordou questões relacionadas com viagens no tempo, mas Novembro de 63 é o maior destaque do autor, no que diz respeito a esse tópico. A história foca em um personagem que decide voltar até a década de 1960, com vistas a impedir o assassinato de John F. Kennedy.
Olhando “por alto”, essa premissa parece bem simples e dá até para a gente imaginar que a história é mais um clichê. No entanto, a forma como os eventos são apresentados é simplesmente genial. E só para constar, King confessou que tentou escrever esse livro em 1973, mas teve que aguardar muitas décadas para ter o tempo e os recursos necessários para fazer uma bela pesquisa. Ótima opção!
Doutor Sono (2013)
Como eu já citei o excelente O Iluminado nesta seleção, nada mais justo do que falar sobre o igualmente interessante Doutor Sono, que é uma sequência da clássica história de 1977 e um exemplo de como o autor sempre consegue inovar e surpreender o público.
Ao longo da trama, acompanhamos Danny Torrance em uma versão adulta (Dan Torrance). Como não poderia deixar de ser, os eventos do primeiro livro deixaram o rapaz cheio de problemas, mas também deram a ele algumas habilidades que dão origem ao apelido de Doutor Sono.
O Intruso (2018)
Para muitos fãs dos livros de Stephen King, O Intruso é uma das opções mais perturbadoras. A história já começa com um assassinato brutal e vai se desenvolvendo de uma forma que “nos empurra” para algumas conclusões que, na verdade, estão longe de estar corretas.
De certo modo, podemos dizer que esse livro é uma prova de que o autor não “perdeu o jeito” e ainda consegue brincar com os medos dos seres humanos de maneiras bem singulares. Então, se você curtiu It: A Coisa e outros dos livros aterrorizantes do senhor King, é bom não deixar de dar uma olhada nessa história.
O Instituto (2019)
Como o excelente O Instituto ainda está “fresco na minha memória” (li há algumas semanas), posso afirmar, com todas as letras, que essa é uma história digna de entrar no “Top 10” do autor. E o melhor é que temos uma combinação de tudo o que define o legado do senhor King.
Em outras palavras, temos jovens com poderes psíquicos, conspirações, momentos impactantes, ação, personagens cativantes e por aí vai… Com toda a certeza, esse é um livro que vai fazer você virar uma página atrás da outra, até finalmente chegar ao surpreendente final.
Conto de Fadas (2022)
Arrematando esta lista com livros de Stephen King, temos o ótimo Conto de Fadas. Como o título do livro sugere, essa é uma obra mais voltada para o lado da fantasia, mas o lendário escritor não deixou de manter suas “assinaturas”, gerando assim algo bem diferenciado.
Na história, acompanhamos o jovem Charlie, que acaba ficando amigo de um velho rabugento e recebe uma herança que funciona como a porta de entrada para um mundo no qual o bem e o mal estão em uma guerra de proporções catastróficas. Resumindo, esse é um épico imperdível.
E não deixe de conferir outros livros de Stephen King!
Como pôde perceber, Stephen King criou (e continua criando) histórias memoráveis, o que justifica toda a sua relevância dentro do cenário literário mundial. Melhor ainda, esta lista representa apenas uma parte de todo o legado do escritor, ou seja, se você procurar, vai achar outras histórias igualmente interessantes.
E é isso! Se você curtiu a seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar os livros de Stephen King que você mais gosta. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a lista e outros títulos excelentes vão ser citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…