Em linhas gerais, os livros de fantasia são aqueles que fazem uso de elementos fantásticos, como magia ou “fenômenos sobrenaturais”, como a base para os enredos ou as configurações dos mundos em que as histórias se passam.
Curiosamente, alguns livros de ficção científica chegam a ser incluídos no grupo das histórias fantasiosas, pois os recursos tecnológicos e científicos acabam parecendo tão avançados que é difícil diferenciá-los de algo mágico. Por conta disso, às vezes fica um pouco complicado estabelecer um limite entre esses dois gêneros.
De todo modo, há livros de fantasia que são fáceis de classificar e podem ser considerados como obras obrigatórias para qualquer leitor de respeito. E sim, foi justamente para falar sobre essas histórias que eu resolvi criar este post. Logo, se você quiser embarcar em jornadas espetaculares, ricas em magia e elementos fantasiosos, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Observação: esta lista visa ajudar aqueles que procuram por bons livros de fantasia, para “embalar” boas horas de leitura. Como irá notar, as sugestões apresentadas ao longo do texto possuem links que apontam para a Amazon. Ao fazer a compra por meio desses links, o Geek Ninja recebe uma pequena comissão. Assim, você pode fechar ótimas compras e ainda ajudar o projeto.
O Gigante Enterrado (publicado em 2015)
Dando início a esta lista com livros de fantasia obrigatórios, temos o excelente O Gigante Enterrado, criado por Kazuo Ishiguro (vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 2017). Essa é uma história extremamente cativante, que se passa após os eventos do chamado Ciclo Arturiano.
De modo geral, o livro foca em um fenômeno estranho, que faz com que as pessoas da Bretanha percam suas memórias de longo prazo. Nesse contexto, acompanhamos um casal de idade avançada, que decide visitar um filho “quase esquecido” e acaba descobrindo um grande segredo. Excelente!
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (publicado em 1950)
Falemos agora do primeiro livro da série que ficou conhecida como As Crônicas de Nárnia. Sim! O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa deu início a uma das coleções literárias mais bem-sucedidas de todos os tempos e nos apresenta a um mundo que resume perfeitamente as ideias gerais do gênero fantasia.
Nessa história, acompanhamos quatro crianças que fazem uma viagem para um reino fantástico chamado Nárnia e acabam sendo arrastadas para a luta contra uma terrível feiticeira. Vale lembrar que esse foi o primeiro livro da série criada por C.S. Lewis, mas a ordem cronológica das histórias é um pouco diferente. Então, é bom você começar pelo ótimo O Sobrinho do Mago.
O Maravilhoso Mágico de Oz (publicado em 1900)
Agora, se você curte histórias clássicas, O Maravilhoso Mágico de Oz não pode ficar de fora da sua biblioteca. Afinal, temos aqui outra história que sintetiza as ideias do gênero fantasia com perfeição e ainda consegue cativar os leitores com personagens memoráveis.
Por ter uma pegada mais infantil, o livro pode não ser tão atrativo para quem lê obras mais maduras. Porém, todo leitor de respeito deve dedicar-se a essa história pelo menos uma vez na vida. Em outras palavras, o livro criado por L. Frank Baum continua sendo obrigatório.
Alice no País das Maravilhas (1865)
Outro clássico que não poderia ficar de fora desta lista com livros de fantasia obrigatórios é Alice no País das Maravilhas. Como muitos autores famosos já indicaram, esse livro serviu como fonte de inspiração para suas ideias fantasiosas. Portanto, podemos dizer que esse é um dos precursores do gênero.
De forma resumida, essa história foca em uma garota chamada Alice, que cai numa toca de coelho e acaba sendo transportada para um mundo fantástico (será que a ideia dos animes isekai veio daí?). E só para constar, até hoje o livro gera diferentes interpretações, ou seja, a obra criada por Lewis Carrol continua muito interessante.
Deuses Americanos (publicado em 2009)
Apresentando uma “pegada mais moderna”, Deuses Americanos é uma das obras mais famosas do renomado Neil Gaiman. Esse livro se destaca por apresentar divindades das mais diversas culturas em “versões atuais”. Ao longo da trama, acompanhamos um homem chamado Shadow que acaba se envolvendo com a encarnação do deus Odin.
Daí, à medida que as coisas vão evoluindo, o personagem vai conhecendo outras divindades e acaba participando de uma guerra de proporções colossais, na qual os deuses modernos e os antigos lutam para se tornar alvo das devoções das pessoas. Detalhe: há uma ótima série baseada nessa obra. Não deixe de conferir também.
As Brumas de Avalon (publicado em 1979)
Para muitos escritores que estão fazendo sucesso atualmente, o livro As Brumas de Avalon, escrito por Marion Zimmer Bradley, é uma grande referência. A história é a primeira de um conjunto de quatro livros e foca nas aventuras de algumas mulheres marcantes do chamado Ciclo Arturiano.
Em suma, essa é uma opção perfeita para quem curte as histórias relacionadas com o Rei Artur, mas busca por algo diferenciado. Além disso, a forma como a trama se desenrola é tão envolvente que não precisamos de muito tempo para descobrir por que esse é um dos maiores livros de fantasia já lançados.
A Bússola de Ouro (1995)
A Bússola de Ouro é o livro que abre a trilogia Fronteiras do Universo, criada por Philipp Pullman, e merece atenção por nos apresentar a um mundo cheio de elementos fantásticos, com direito a ursos falantes, anjos, bruxas e cenários de tirar o fôlego.
Apesar de parecer uma obra infantil no início, a trama toma um rumo bem sombrio em determinados momentos e assuntos complexos são abordados. Com toda a certeza, esse livro (e suas sequências) merece um olhar mais atento. E só para constar, a série His Dark Materials é uma adaptação dessa trilogia.
O Último Desejo (1993)
Tecnicamente, o livro O Último Desejo não é considerado como o primeiro romance da série The Witcher, mas sim um conjunto de contos que funciona como uma introdução para a saga do icônico Geralt de Rivia. E, claro, essa é uma opção obrigatória para quem curtiu os jogos e deseja se aprofundar ainda mais na história.
Cabe ressaltar que O Último Desejo tem uma “sequência” (A Espada do Destino) e realmente nos prepara para encarar as aventuras fantásticas criadas por Andrzej Sapkowski. Sendo assim, o ideal é você começar por esse livro, antes de embarcar na saga que começa com o romance O Sangue dos Elfos.
O Senhor dos Anéis (trilogia publicada entre 1954 e 1955)
No ponto central desta lista com livros de fantasia obrigatórios, eu só poderia posicionar a trilogia O Senhor dos Anéis, que é, muito provavelmente, a maior referência para todas as histórias fantasiosas publicadas a partir da década de 1950. Pois é! A obra criada por J.R.R. Tolkien é “a base” de muitos escritores.
Em seus três livros, essa série nos dá a oportunidade de conhecer um mundo medieval incrível, no qual seres fantásticos estão em guerra. E no meio de todo o caos, temos Frodo Bolseiro, um Hobbit que recebeu a missão de destruir um anel poderoso e o ser terrível que o criou. Certamente, os livros da trilogia merecem o selo de “obrigatórios”.
O Pistoleiro (1982)
Se você está acostumado com as histórias aterrorizantes criadas por Stephen King, O Pistoleiro vai mudar um pouco a sua percepção sobre a obra do escritor. Isto é, esse livro abre uma série que levou muitas décadas para ser concluída e é considerada pelo autor como a sua verdadeira obra-prima.
Com oito belos livros (o sétimo encerra a história e o oitavo foca em um “evento alternativo”), a série conhecida como A Torre Negra apresenta a história do pistoleiro Roland e tem até mesmo o próprio escritor como um personagem. Vale a pena conferir essa história (são muitas páginas… prepare-se!).
O Ladrão de Raios (2005)
O Ladrão de Raios, primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos (criada por Rick Riordan), também foca em uma história marcada pela presença de divindades. Isso mesmo! Temos aqui uma trama que conta com todo o apelo da mitologia grega para prender a atenção de quem lê.
Obviamente, como essa é uma obra destinada aos jovens, temos protagonistas que geram uma identificação com o público, apesar de eles serem filhos das divindades do panteão grego. Resumindo, a história tem muitos elementos fantásticos e nos faz querer curtir suas sequências também.
Meio Rei (2014)
Sinceramente, não sei se esse livro é tão conhecido, mas posso dizer que ele realmente merece um lugar nesta lista com livros de fantasia obrigatórios. Meio Rei é o primeiro capítulo de uma trilogia criada pelo escritor Joe Abercrombie e sua história tem a brutalidade e o “tom fantástico” das grandes obras que se passam em tempos medievais.
Vale ressaltar que as sequências dessa história focam em protagonistas distintos, mas nunca deixam de remeter à vingança orquestrada pelo personagem Yarvi. Por conta disso, a história acaba passando por diversas fases e os leitores são surpreendidos em vários momentos. Muito bom!
As Crônicas de Gelo e Fogo (série publicada desde 1996)
É bem verdade que a série As Crônicas de Gelo e Fogo ainda está em publicação e muitos não gostam de começar a ler histórias que podem nunca ter um fim. No entanto, como estamos falando de uma obra que representa os livros de fantasia com propriedade, acho que a menção honrosa nesta lista é muito válida.
Além do mais, o mundo e os personagens criados por George R.R. Martin são incríveis e basta a gente começar a ler as primeiras páginas para “mergulhar de forma profunda” na trama. Lembrando que já existem cinco livros publicados e outros dois já foram prometidos, mas suas datas de estreia não foram reveladas.
O Nome do Vento (2007)
Por abrir a excelente série A Crônica do Matador do Rei, o livro O Nome do Vento também merece atenção. Essa história foi escrita por Patrick Rothfuss e muitos críticos a consideram como uma versão mais madura e sombria da história protagonizada pelo icônico Harry Potter.
Em síntese, o livro nos apresenta um mundo medieval alternativo, no qual a magia cumpre um papel essencial e ainda temos uma boa série de seres fantásticos. Ainda assim, é com seus personagens e o belo enredo que a história realmente brilha e nos incita a focar nos outros livros também.
A Sombra do Corvo (2016)
Ostentando uma pegada que se encaixa com aquilo que ficou conhecido como “dark fantasy” (ou fantasia sombria), A Sombra do Corvo abre a trilogia chamada As Crônicas da Quasinoite de forma implacável e acaba nos fazendo ficar presos à história criada por Jay Kristoff.
Nessa primeira parte da história, acompanhamos a personagem Mia Corvere, que está em busca de vingança e se transforma em uma das acólitas de uma igreja focada em assassinatos. A trama se desenvolve de uma forma brutal e há muitos momentos eletrizantes. Não deixe de conferir.
A Quinta Estação (2015)
Curiosamente, não costumo ouvir muita gente falando sobre a trilogia A Terra Partida, mas eu não poderia deixar de citar o primeiro livro da saga, A Quinta Estação, nesta lista com livros de fantasia obrigatórios. Afinal, esse livro e suas sequências foram vencedores do famoso Prêmio Hugo.
E a verdade é que todos os prêmios recebidos pela escritora N.K. Jemisin são mais do que merecidos. A história é muito bem construída, temos personagens incríveis e os elementos mágicos são explorados de uma forma única. Por esses e outros motivos, podemos dizer que essa é uma leitura imperdível.
Harry Potter (série publicada entre 1997 e 2007)
Arrematando esta lista com livros de fantasia, temos a série Harry Potter, que dispensa comentários. O mundo e os personagens criados pela escritora J.K. Rowling são conhecidos por todos os fãs do gênero e não é preciso nem colocar em dúvida o selo de “obrigatório” que vem estampado nas capas dos livros.
Esses livros focam na jornada do bruxo Harry Potter e chamam a atenção por fazer uso da fantasia de formas bem singulares, enquanto uma trama complexa se desenvolve. Assim sendo, o ideal é você encontrar um bom box de livros, com vistas a ter acesso a todos os capítulos da história e “devorá-los” sem fazer muitas pausas.
E não deixe de ler outros livros de fantasia!
Como pôde perceber, a minha lista tratou de apresentar aqueles livros que são realmente obrigatórios para quem curte uma boa fantasia. Contudo, é sempre bom destacar que esse gênero está cheio de ótimas opções e muitos escritores continuam apostando nele e gerando novas histórias.
E é isso! Agora você tem uma bela lista com livros de fantasia para curtir e já pode começar a organizar a sua agenda para incluir alguns momentos de leitura. Caso você tenha curtido a minha seleção, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão dar uma olhada nas opções que eu sugeri. Conto com o seu apoio. Até a próxima…