Greta Gerwig foi a responsável por um marco na indústria cinematográfica. Barbie O Filme a coroou como dona da maior bilheteria de um filme dirigido por uma mulher na história, de acordo com a revista The Hollywood Reporter. Mas o que esse mundo cor de rosa, que Greta literalmente recriou em tamanho real para o filme, tem que deixou todo mundo querendo mais?
Desde o aquecimento do filme, com os pôsters declarando que na Barbielândia todas as Barbies têm ocupações e profissões, enquanto os Kens são apenas Kens, ficou claro que isso seria um ponto bastante explorado no longa e realmente foi. Essa “classificação” dos pôsters reforça a ideia de nostalgia, de representação e de inspiração, clássico da identidade deste símbolo de empoderamento que a Barbie é.
Assim como no filme, as bonecas também eram lançadas com as linhas profissionais e edições especiais, inspirando gerações de meninas a buscar por uma profissão ao invés de um marido. Segundo a Mattel, a Barbie soma mais de 200 carreiras no seu currículo, então vamos listar algumas das profissões que aparecem no filme, que são muito bem interpretadas por um elenco pra lá de marcante.
Issa Rae, Barbie Presidente
Em 2020, a linha Barbie Presidente foi relançada em uma versão negra, que está muito bem representada por Issa Rae no filme.
Que menina não se imaginou nessa posição de poder depois de ter visto não somente a boneca nessa versão, mas a atriz no filme em lugares de decisão? É mágico o poder visual que o filme tem de retratar com leveza e naturalidade a posição de Presidente.
Sharon Rooney, Barbie Advogada
Sharon dá vida a Barbie Advogada e está sempre com uma resposta na ponta da língua, pronta pra argumentar e viver um momento de glamour na audiência, mas ela também se mostra uma amiga e tanto.
Além disso, Sharon também está fora dos padrões de corpo das outras Barbie, trazendo mais representatividade, dando vida a uma Barbie de corpo real, esquecendo aquele clichê da “Barbie Padrão”.
Ritu Ary, Barbie Jornalista
Essa Barbie é muito especial, isso por que ela foi criada para a comemoração dos 60 anos da boneca e foi representada por uma atriz inglesa que mergulhou no papel e representou a profissão muito bem.
Além disso, em seu pôster aparece que ela já ganhou um Pêmio Pulitzer, que se dedica a reconhecer grandes trabalhos jornalísticos. Esses pequenos detalhes tornam o filme da Barbie viciante e deixa ele naquela lista de filmes que você pode ver mil vezes e em todas elas você vai encontrar uma referência incrível que não tinha visto antes.
Emma Mackey, Barbie Prêmio Nobel de Física
Mais um ponto que torna o filme da Barbie único, é o fato dele representar não somente profissões, mas personalidades históricas.
A Barbie de Emma Mackey dá vida a Marie Curie, mulher responsável pelos estudos que descobriram os elementos químicos Polônio e Rádio e por diversos estudos envolvendo a radiação do Urânio. Ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e a única pessoa no mundo com dois Nobel em áreas científicas diferentes – física e química. Incrível né?