O mundo de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é repleto de estilos de combate únicos, cada um inspirado por uma fonte única de poder.
Entre esses estilos, a Respiração da Água (ou Mizu no Kokyu) ocupa um lugar de destaque. Derivada diretamente da Respiração do Sol, essa técnica de combate oferece uma abordagem excepcionalmente fluida e flexível à batalha. Neste artigo, exploraremos os segredos por trás da Respiração da Água, suas origens fascinantes e as formas intrincadas que a compõem.
Origens e Fundamentos da Respiração da Água
A Respiração da Água é um estilo de combate que emula as características da água, incorporando sua fluidez, flexibilidade e adaptabilidade.
Os movimentos, técnicas e habilidades do usuário são harmonizados com as propriedades da água, permitindo que a luta seja executada com um grau notável de sincronização e graciosidade. O usuário imagina a água fluindo e se moldando ao seu redor, transformando essa visualização em uma série de ataques e movimentos precisos.
Origem Curiosa e Evolução
A Respiração da Água tem raízes interessantes, sendo uma criação evolutiva da Respiração do Sol. Os alunos que não alcançavam o nível de Yoriichi Tsugikuni, um mestre em Respiração do Sol, foram ensinados a se concentrar em seus próprios pontos fortes e fracos, o que levou à formação do estilo. Eventualmente, essa adaptação se transformou na Respiração da Água, um estilo amplamente adotado entre os Caçadores de Onis.
11 Formas da Respiração da Água
Primeira Forma: Corte da Água Superficial – Ichi no kata: Minamo giri
O praticante gera um impulso vigoroso para criar uma barra concentrada e poderosa.
Segunda Forma: Roda d’Água – Ni no kata: Mizu guruma
Saltando verticalmente para frente no ar, o praticante libera um ataque fluente em um movimento circular.
Terceira Forma: Dança dos Movimentos Rápidos Padronizados – San no kata: Ryūryū mai
Uma variação alternativa da Segunda Forma, criada por Tanjiro Kamado, que desencadeia um giro horizontal ao invés de vertical.
Terceira Forma: Dança Fluente O praticante balança e dobra sua lâmina em um movimento sinuoso, acompanhando com seu corpo, criando um padrão fluido que corta tudo em seu caminho.
Quarta Forma: Maré Impactante – Shi no kata: Uchishio
Realizando cortes consecutivos, o praticante torce seu corpo e sua espada de maneira fluida, desferindo múltiplos golpes simultaneamente.
Maré Impactante: Turbulenta Uma versão aprimorada da Quarta Forma: Maré Impactante. O praticante aumenta a quantidade de golpes e cortes consecutivos, melhorando a precisão para atingir um alvo específico em situações caóticas.
Quinta Forma: Chuva Milagrosa em Dia Seco – Go no kata: Kanten no jiu
Alterando o aperto da espada, o praticante decapita o oponente com um único golpe que causa mínima ou nenhuma dor. É um “golpe de misericórdia” usado quando o inimigo se rende voluntariamente.
Sexta Forma: Redemoinho Giratório – Roku no kata: Nejire uzu
O praticante gira ferozmente a parte superior e inferior do corpo, criando um redemoinho de ar que corta tudo que está preso nele. Esse movimento é especialmente eficaz debaixo d’água, onde o praticante pode usar a água ao redor da arma para aprimorar seus golpes.
Redemoinho Giratório, Fluxo Uma combinação da Terceira Forma: Dança dos Movimentos Rápidos Padronizados e a Sexta Forma: Redemoinho Giratório, criada por Tanjiro Kamado. O praticante mescla o footwork da Dança dos Movimentos Rápidos com os movimentos de torção do Redemoinho Giratório, permitindo ao espadachim realizar um ataque ao seu redor e criar um fluxo de água torcido e vicioso para redirecionar projéteis de múltiplos ângulos.
Sétima Forma: Ataque Curvo Perfurador de Ondas – Shichi no kata: Shizuku wa Mondzuki
O praticante executa um golpe rápido e preciso capaz de diminuir o impacto de um alvo em movimento.
Ataque Curvo Perfurador de Ondas, Curva Um golpe modificado que atinge de um ângulo específico correspondente à estrutura da espada, quase anulando o impacto e o impulso de um objeto em movimento.
Oitava Forma: Jarro de Cachoeira – Hachi no kata: Takitsubo
O praticante corta verticalmente o alvo com um movimento fluido, mais eficaz quando o alvo está em queda.
Nona Forma: Respingo de Água do Caos – Ku no kata: Suiryū shibuki
O praticante altera seu footwork de maneira que minimiza o tempo de contato com o solo, permitindo movimentar-se sem limites. Ideal para lutas em superfícies instáveis.
Décima Forma: Dragão da Mudança (ou Fluxo Constante) – Jū no kata: Seisei ruten
O praticante executa um ataque de fluxo contínuo que assume a forma de um dragão de água, aumentando em força e poder a cada rotação devido ao impulso.
Décima Primeira Forma: Calmaria – Jū Ichi no kata: Nagi
Por último, a Décima Primeira Forma foi desenvolvida exclusivamente por Giyu Tomioka, o atual Pilar da Água. Interrupindo todos os movimentos de seu corpo, o espadachim entra em um estado de defesa completa, desviando e bloqueando qualquer ataque.