De uns tempos para cá, por conta de alguns filmes e jogos, os personagens do Esquadrão Suicida acabaram ficando muito mais conhecidos e até chegaram a ser idolatrados por certos fãs. Porém, o que muita gente não sabe é que esse time de figuras piradas já teve muitas formações.
Pois é! O primeiro esquadrão remete à década de 1950 e muitos dos membros mais célebres da formação atual sequer haviam nascido nessa época. Mesmo assim, a essência da equipe sempre foi a mesma, ou seja, temos personagens com pouco a perder, que acabam sendo enviados para missões de alto risco.
Enfim, o fato é que os personagens do Esquadrão Suicida são sempre muito interessantes e eu resolvi montar esta lista para falar sobre algumas figuras que merecem uma atenção especial. Logicamente, separei alguns “medalhões”, mas também incluí alguns nomes não muito conhecidos… vamos conferir a seleção?
Rick Flag (1959)
Abrindo esta lista com grandes personagens do Esquadrão Suicida, temos o icônico Rick Flag, que foi o comandante de quase todas as formações da famosa equipe. Aliás, é importante destacar que esse personagem já teve várias versões e o Flag mais famoso é o neto do flag original.
De qualquer forma, a essência do personagem é sempre a mesma, temos um militar extremamente habilidoso, que recebe a missão de comandar os membros pirados do esquadrão. E o mais legal é que, no fim das contas, o comandante, mesmo cumprindo ordens do governo, acabou tomando o partido dos seus companheiros em muitas situações.
Amanda Waller (1986)
Apesar de ter sido criada muitos anos após a invenção do Esquadrão Suicida, a implacável Amanda Waller é hoje uma figura extremamente importante para a existência da equipe. Afinal, ela é a figura que “dá as cartas” e envia o time de pirados para as missões.
Curiosamente, Amanda não tem qualquer tipo de poder e normalmente se destaca por ser uma funcionária de alta patente do governo americano. Detalhe: essa personagem é tão complexa que muitas vezes a vemos do lado dos heróis, mas também do lado dos vilões e às vezes até no grupo dos anti-heróis.
Merlyn (1971)
Mais conhecido como o arqui-inimigo do Arqueiro Verde, Merlyn também já chegou a entrar em conflito com o Batman e a Canário Negro e suas habilidades com o arco também são impressionantes. Não à toa, ele costuma ser contratado para realizar assassinatos.
Vale ressaltar que, apesar de já existir há muitos anos, o personagem só entrou para o Esquadrão Suicida em 2016, como membro de uma equipe secundária. Aliás, tudo indica que ele vai continuar aparecendo nas histórias do grupo, já que ele foi o único personagem do time extra que não morreu.
Hera Venenosa (1966)
Por conta da animação Harley Quinn, a vilã Hera Venenosa vem sendo vista com outros olhos pela nova geração de fãs de HQs e isso faz com que muitos se esqueçam que ela já fez parte do Esquadrão Suicida. Isso mesmo! Ela marcou presença nas histórias publicadas entre 1987 e 1992.
Obviamente, suas participações mais notáveis no mundo das HQs ainda são na condição de vilã do Batman, mas, como o romance dela com a Arlequina tem dado o que falar, não parece nada estranho a gente imaginar que ela vai acabar retornando ao Esquadrão em algum momento.
Capitão Bumerangue (1960)
Mesmo não sendo o mais interessante dos vilões, o Capitão Bumerangue vem marcando presença nas listas de personagens do Esquadrão Suicida desde 1987. Não à toa, ele até “deu as caras” nos filmes mais recentes e no jogo Suicide Squad: Kill The Justice League.
Para quem não se lembra, esse personagem apareceu pela primeira vez nas histórias do Flash e teve dois alter egos ao longo dos anos. Como seu nome sugere, suas habilidades com o bumerangue são seu maior destaque, mas ele apresentou alguns poderes adicionais em certas histórias.
Bolt (1984)
Um personagem que não é muito conhecido, mas participou de diversas formações do Esquadrão é o Bolt. Esse vilão apareceu nas HQs de um herói chamado Demônio Azul, que também não é muito popular, o que quer dizer que ele teve seus quinze minutos de fama com o Esquadrão mesmo.
Detalhe: em algumas das aparições nas HQs do Esquadrão, o personagem acabou morrendo de formas não muito agradáveis. Quanto às suas habilidades especiais, o Bolt se destaca por ser muito inteligente e por usar um traje especial que o permite se teletransportar e usar alguns raios. Vale a pena dar uma olhada mais atenta nesse vilão.
Homem-Gavião (1940)
Quando foi criado, lá na década de 1940, o Homem-Gavião até conseguiu obter certo destaque, mas hoje em dia é a Mulher-Gavião que está no centro das atenções. E sim, apesar de esse personagem normalmente ser um herói, ele acabou fazendo parte do Esquadrão entre 2001 e 2002.
Assim como a Mulher-Gavião, esse herói tem suas asas como uma marca registrada e sua história também guarda relação com a mitologia egípcia. E só para constar, esse personagem também teve diversas versões e chegou a ser um vilão em certas histórias, o que deve ter contribuído para sua passagem rápida pelo Esquadrão.
Pacificador (1966)
O Pacificador pode até estar “em alta” atualmente, mas a verdade é que seus primeiros anos de vida não foram bons e ele acabou ficando “na geladeira” por um tempo. Na verdade, não seria exagero algum dizer que sua participação no Esquadrão Suicida é que o fez se tornar realmente conhecido.
O personagem estreou nas HQs do time de pirados em 2021 e é hoje um dos membros mais célebres do grupo, o que explica a existência de uma série focada exclusivamente nele. Lembrando que essa figura insana serviu como fonte de inspiração para o personagem Comediante, das HQs da série Watchmen.
Adão Negro (1945)
O poderoso Adão Negro, que ganhou um filme não faz muito tempo, também foi membro do Esquadrão entre 1987 e 1992. A presença dele na equipe não foi tão marcante assim, mas não podemos negar que seus poderes o fazem merecer uma atenção especial.
Esse vilão apareceu pela primeira vez nas HQs da Família Marvel e tem praticamente os mesmos poderes do Capitão Marvel, que hoje é conhecido como Shazam. E, claro, saber que esse cara chegou a fazer parte do time de personagens do Esquadrão Suicida nos dá uma ideia clara de como o time teve formações bem perigosas.
Tubarão-Rei (1994)
Destaque do filme do Esquadrão Suicida lançado em 2021, o Tubarão-Rei, também conhecido por muitos como Nanaue, tem uma história curiosa, já que ele foi criado apenas para fazer uma rápida aparição em uma história protagonizada pelo Superboy.
No entanto, o personagem acabou agradando e logo começou a aparecer como vilão nas histórias do Batman, do Flash e do Aquaman também. Aliás, em uma série do Aquaman, o background desse poderoso tubarão foi revelado e ficou claro que ele é filho de um deus-tubarão.
Nevasca (1978)
Introduzida como uma vilã do herói Nuclear, a Nevasca, que já teve diversos nomes oficiais em inglês, vem sendo uma figura marcante nas formações do Esquadrão desde 1987. Em algumas histórias, ela chegou a morrer e ainda teve uma vez que ela passou para o lado da Liga da Justiça.
De forma resumida, o poder dessa personagem consiste na absorção de calor e na posterior transformação em ondas de frio. Em outras palavras, ela é uma espécie de versão feminina do vilão Senhor Frio. E isso quer dizer que ela tem as credenciais certas para fazer parte do time de pirados.
Sombra da Noite (1966)
Criada como uma companheira do personagem Capitão Átomo, a Sombra da Noite fez parte de diversas formações do Esquadrão e foi justamente com a aparição na equipe que a versão mais interessante dela foi apresentada, ou seja, ela foi ajustada para se tornar uma espiã do governo.
Nas histórias em que ela trabalhou para a megera Amanda Waller, a Sombra da Noite foi forçada a participar de algumas atividades moralmente questionáveis e isso afetou seu equilíbrio mental. Com isso, as tramas relacionadas com ela se tornaram mais maduras e envolventes.
Pistoleiro (1950)
Introduzido nos quadrinhos do Batman, o famoso Pistoleiro ficou na “geladeira” por muitos anos até ser resgatado. Nesse retorno, ele apresentou um novo estilo e logo se tornou um dos personagens do Esquadrão Suicida que mais apareceram nas histórias.
Esse personagem teve diversas versões e hoje ele é um dos ícones do time de pirados, especialmente por conta do filme lançado em 2021. De todo modo, o fato é que esse matador é habilidoso o suficiente para superar sua falta de poderes especiais e ainda gerar dores de cabeça para os maiores heróis da DC.
Nocaute (1994)
Dotada de uma força sobrenatural, capacidade de regeneração e uma suposta imortalidade, a personagem Nocaute foi introduzida como uma adversária do Superboy e sua participação no Esquadrão ficou limitada às histórias que rolaram entre 1992 e 2001.
Durante o seu tempo com o time, a Nocaute ajudou outros personagens icônicos a acabar com algumas organizações criminosas e chegou a ser deixada para morrer em uma das missões. Contudo, ela superou as adversidades e retornou à ativa, passando a atuar como uma anti-heroína.
Arlequina (1992)
E fechando esta seleção com Personagens do Esquadrão Suicida, temos a Arlequina. A personagem só estreou no time de pirados em 2011, mas vem marcando presença nas formações desde então e não seria exagero algum dizer que ela é a “cara atual” da equipe.
Mesmo sendo insana, essa personagem acabou caindo nas graças dos fãs e geralmente as participações dela nas HQs, filmes, animações e jogos são marcadas por fortes doses de humor ácido e belas sequências de ação. Devido a isso, nem precisamos pensar muito para saber por que ela acabou ficando tão popular.
E ainda há outros grandes personagens do Esquadrão Suicida
Como pôde perceber, diversas figuras controversas já fizeram parte do time de pirados e algumas continuam aparecendo nas formações da equipe até hoje. E a verdade é que a lista com todos os membros é muito maior, o que deixa claro que o Esquadrão é realmente uma força a ser reconhecida.
E é isso! Se você curtiu as menções honrosas, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar quais são os personagens do Esquadrão Suicida que você mais gosta. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir a seleção e mais nomes serão citados. Conto com o seu apoio. Até a próxima…