Obra é inspirada na história de Marco Brotto, O Caçador de Aurora Boreal, e direcionada para crianças de 7 a 11 anos.
Uma história que surgiu nas salas de aula culminou no livro “Aurora Boreal, uma descoberta além das cores”, de autoria da neuropsicopedagoga e professora paulistana Renata Aguilar.
Renata trabalhava em aula o fenômeno da Aurora Boreal quando notou a dificuldade de conseguir conteúdo qualificado sobre o assunto para os estudantes, em especial para os menores.
Após muita pesquisa, ela conheceu Marco Brotto, O Caçador de Aurora Boreal, especialista no assunto e responsável por muitas expedições com turistas brasileiros em busca do fenômeno em diversas partes do mundo.
“Aurora Boreal, uma descoberta além das cores”
Do encontro entre os dois nasceu o livro e, com ele, uma obra pedagógica ancorada na interdisciplinaridade e muito conhecimento científico, ideal para o ensino fundamental. Lançado no segundo semestre de 2020, torna-se um importante material de apoio para todas as áreas do conhecimento e é indicado para crianças de 7 a 11 anos.
“O livro parte dos questionamentos trazidos por meus alunos sobre o que é a Aurora Boreal, de forma bem lúdica. Falamos de geografia, história e ciências de um jeito leve e que transporta o aluno para perto daquele universo tão distante do nosso país tropical”, conta Renata. A obra já encanta crianças Brasil afora. “Meu filho Samuel lê todas as noites comigo e se apaixonou pela história do Caçador de Aurora Boreal. Já leu o livro várias vezes e ficou empolgado com a narrativa que fala sobre as aventuras de um menino com o seu avô. Isso inclusive gerou um estreitamento da relação dele com meu pai e agora sonhamos em ir juntos ver de perto a Aurora Boreal”, conta Lysandro Santana, pai de Samuel, de oito anos, que mora em Curitiba.
Caçador de Auroras desde 2008, Brotto é um apaixonado pelo tema e fez centenas de viagens ao Ártico, já visitou as instalações da Nasa, centros de pesquisa e universidades na Escandinávia e Alasca, sendo conhecido mundialmente por seu conhecimento sobre o fenômeno e acolhimento com quem quer ver e saber mais sobre isso.
Interessados em adquirir o livro podem acessar o site Aurora Boreal ou enviar um e-mail para a autora pelo [email protected] ou no @renataaguilar.educadora