A publicação “Os livros da minha vida” será lançada em uma live, no dia 18 de dezembro, às 14 horas.
A escritora, dramaturga e professora Guiomar de Grammont promove o lançamento de “Os livros da minha vida”, sua mais recente publicação nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, durante o debate “Um mundo sem livros e sem livrarias?”, que integra a programação do 15º Fórum das Letras.
A mesa redonda contará também com a participação de Roger Chartier e mediação de Bernardo Gurbanov e poderá ser vista, a partir das 14 horas, pelo link Live Um mundo sem livros e sem livrarias? do 15o Fórum das Letras. Na ocasião haverá sorteio de exemplares da obra.
Os livros da minha vida
Neste livro, realizado a partir de seu memorial, Guiomar de Grammont propõe uma reflexão sobre suas múltiplas experiências profissionais nos últimos trinta anos da vida literária, acadêmica e cultural do Brasil. Seu trabalho reuniu criação estética, reflexão filosófica e trabalho histórico em luta pela democracia cultural, promoção da leitura e formação de uma consciência cívica, ética e crítica.
A liberdade de expressão e o respeito à diversidade cultural sempre estiveram presentes nos eventos que Guiomar criou, como o Fórum das Letras, grande festa literária que ela coordenou por 15 edições em Ouro Preto e a homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris, do qual foi curadora. Em “Os livros na minha vida ela conta” como enfrentou com coragem e determinação esses desafios.
A autora
Guiomar de Grammont é escritora, dramaturga e professora da Universidade Federal de OuroPreto. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, publicou, entre outros, a pesquisa histórica Aleijadinho e o Aeroplano, o romance A casa dos espelhos, e os livros de contos Sudário, Corpo e sangue e O fruto do vosso ventre, pelo qual recebeu em 1993 o Prêmio Casa de Las Américas.
Foi editora da Record, curadora de Bienais do Livro e da parte brasileira de eventos literários internacionais, como a Feira de Bogotá e o Salão do Livro de Paris. Criou e dirige desde 2005 o Fórum das Letras de Ouro Preto, em 11ª edição em 2015.