A SES anuncia que o satélite SES-17 foi lançado com sucesso ao espaço a bordo de um foguete Ariane 5 da base de lançamento espacial europeia em Kourou, Guiana Francesa, no dia 23 de outubro, às 11:10 pm em horário local (02:10 am UTC).
Multimissão e em banda Ka, o SES-17, fornecerá uma cobertura abrangente nas Américas, no Caribe e no Oceano Atlântico.
De seu posicionamento orbital de 67,1º oeste, esse satélite geoestacionário (GEO) de altíssima capacidade, com tecnologias de ponta, está configurado para fornecer a melhor experiência de conectividade para clientes SES que operam nos mercados aeronáutico, marítimo, empresarial e governamental.
Sobre o SES-17
Construído pela Thales Alenia Space, o SES-17 representa um marco importante na tecnologia de satélites como o primeiro satélite geoestacionário em órbita a embarcar uma carga útil totalmente digital alimentada pelo processador digital transparente (DTP).
Ele terá quase 200 feixes que podem ser conectados a qualquer outro feixe a qualquer momento. Isso, combinado com a capacidade de alterar dinamicamente a alocação de potência e frequência entre os feixes, significa que o SES-17 pode se adaptar às mudanças nas necessidades do cliente em tempo real.
É também o primeiro satélite GEO a usar o ARC (Controle Adaptativo de Recursos), um sistema de software pioneiro da indústria que aproveita a flexibilidade total de cargas totalmente digitais para adaptar de forma autônoma, e em tempo real, o espaço e os recursos terrestres para atender às necessidades do cliente.
Totalmente equipado com propulsão totalmente elétrico
Equipado com sistema de propulsão totalmente elétrico, o satélite chegará em seu destino em meados de 2022. Quando estiver operacional, o cliente âncora da SES-17, a Thales InFlyt Experience, usará a conexão baseada em satélite para alimentar sua solução de conectividade de aviação de próxima geração, FlytLIVE.
Com isso, a Thales InFlyt Experience garantirá que a tripulação e os passageiros tenham uma conexão Wi-Fi de alta velocidade sempre ativa nos horários de pico e em rotas de alto tráfego, otimizando a largura de banda.
“O lançamento do SES-17 é um marco emocionante para a nossa solução de conectividade FlytLIVE, atualmente presente em voos nos Estados Unidos”, diz Craig Olson, vice-presidente da Thales InFlyt Experience. “A arquitetura de rede e satélite foi desenvolvida especificamente para os requisitos de conectividade exclusivos de nossos clientes da aviação comercial e seus passageiros. Com o SES-17, o FlytLIVE fornecerá cobertura total para todas as Américas e Corredor do Atlântico Norte, proporcionando uma experiência de conectividade inigualável no ar”.
“Estamos imensamente entusiasmados por ter o SES-17 juntando-se à nossa frota GEO e à constelação de órbita terrestre média (MEO). O SES-17 é fruto de uma colaboração bem-sucedida entre o Grupo Thales, Thales Alenia Space e SES, e estamos confiantes de que ele nos permitirá atender às demandas de conectividade exponencial nos mercados de aviação e marítimo e acelerar as iniciativas de inclusão digital em toda a América”, comenta Steve Collar, CEO da SES. “Graças ao Arianespace, o SES-17 está agora a caminho de alcançar sua órbita. Em breve, os clientes SES serão capazes de alavancar o alto rendimento, alcance global e baixa latência da rede de satélites de banda Ka multi-órbita verdadeiramente interoperável da SES que compreende SES-17 e nossa próxima constelação O3b mPOWER”.
“Que lançamento! O SES-17 mobilizou todos os especialistas da Thales Alenia Space, desde o design inovador do próprio satélite até as últimas operações combinadas, e agora está a caminho de entrar em órbita. Totalmente digital e altamente inovador, o SES-17 se beneficiará de todas as tecnologias de ponta que desenvolvemos para atender às necessidades de conectividade do mercado”, conclui Herve Derrey, CEO da Thales Alenia Space.