Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Astronomia

Rover Curiosity da Nasa capta imagens de nuvens coloridas e iridescentes em Marte

A Nasa divulgou nesta terça-feira (01) algumas imagens das nuvens de Marte pela câmera do robô Rover Curiosity.

Imagens de nuvens coloridas e iridescentes são reveladas cheias de cristais de gelo. O que chamou a atenção é que cores são raras em marte, além do vermelho predominante.

E as fotos tiradas pelo robô estão ajudando os cientistas a entender mais sobre a formação das nuvens no planeta.

Nuvens coloridas de Marte

“Se você vir uma nuvem com um conjunto de cores pastéis cintilantes, é porque as partículas da nuvem são quase idênticas em tamanho”, disse Mark Lemmon, cientista atmosférico do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado. “Isso geralmente acontece logo depois que as nuvens se formaram e todas cresceram no mesmo ritmo. Sempre fico maravilhado com as cores que aparecem: vermelhos, verdes, azuis e roxos”, disse Lemmon. “É muito legal ver algo brilhando com muitas cores em Marte.”

A equipe do Curiosity também fez uma nova descoberta: as nuvens que chegam mais cedo estão, na verdade, em altitudes mais altas do que o normal. A maioria das nuvens marcianas paira não mais do que cerca de 37 milhas (60 quilômetros) no céu e é composta de gelo de água. 

Mas as nuvens que Curiosity capturou estão em uma altitude mais elevada, onde faz muito frio, indicando que provavelmente são feitas de dióxido de carbono congelado ou gelo seco. 

Os cientistas procuram por pistas sutis para estabelecer a altitude de uma nuvem, e serão necessárias mais análises para dizer com certeza quais das imagens recentes do Curiosity mostram nuvens de gelo e quais mostram as de gelo seco.

Veja também:

Geek Ninja por Code Soluções

X