Se você também é fã dos personagens dos jovens titãs e não vê a hora de vê-los brilhando em uma adaptação para os cinemas, já deve saber que a equipe passou por diversas formações e pode acabar chegando às telonas com alguns membros não tão conhecidos.
Pois é! Atualmente, graças a algumas animações famosas, o Robin, a Ravena, o Cyborg, o Mutano e a Estelar são os membros mais populares da equipe, mas a verdade é que, dentre esses heróis, apenas o Robin apareceu na formação inicial dos Titãs.
Sabendo disso, o Geek Ninja resolveu montar uma seleção com 15 personagens dos Jovens Titãs que merecem destaque nas telonas. Obviamente, a seleção vai ter o famoso quinteto que eu já citei, mas alguns nomes curiosos vão acabar te surpreendendo… vamos começar?
Robin (1940)
Dando início a esta seleção com personagens dos Jovens Titãs, temos o Robin. O personagem é um dos membros fundadores da equipe e o líder clássico, mas é bom destacar que diversos alter egos já usaram a identidade do ajudante do Batman e tiveram diferentes níveis de relevância nas histórias dos Titãs.
Por isso, é importante você saber que Dick Grayson é a identidade secreta mais popular do Robin e foi justamente ele que ajudou a fundar a equipe na HQ de 1964. Curiosamente, Grayson já era um veterano da DC nessa época, pois sua primeira aparição rolou em 1940. De todo modo, esse é o “modelo” de todos os Robins.
Kid Flash (1959)
Quem acompanha as histórias do Flash sabe bem que Wally West foi o terceiro alter ego do herói, mas, por um bom tempo, ele foi chamado de Kid Flash. Pois é! Em 1959, o personagem estreou nas HQs do Flash Barry Allen e acabou ganhando seus poderes após um acidente.
Daí, como o herói juvenil acabou ficando muito popular, os criadores das HQs da época deram um jeito de fazê-lo ficar amigo do personagem Dick Grayson, o Robin. E assim, Wally West, o Kid Flash, acabou se tornando um dos membros fundadores da equipe dos Jovens Titãs.
Garth (1960)
Ao longo dos anos, o personagem Garth também foi chamado de Aqualad (o nome usado na estreia, em 1960) e Tempest, que foi o nome utilizado por ele em sua fase adulta. E sim, as histórias desse personagem guardam relação com o universo do Aquaman.
De modo geral, o Garth começou como um ajudante do Aquaman e suas habilidades eram muito semelhantes às do famoso herói do reino das águas. Lembrando que esse personagem também foi um dos fundadores do time dos Jovens Titãs e acabou morrendo em uma história lançada em 2009, mas retornou às HQs em 2016.
Estelar (1980)
Conhecida como uma das personagens dos Jovens Titãs mais populares, a Estelar estreou na famosa série DC Presents, de 1980, e não demorou muito para fazer sucesso. A heroína é a princesa de um planeta chamado Tamaran e seus poderes a colocam em pé de igualdade com alguns dos “pesos pesados” da DC.
Curiosamente, essa heroína foi inspirada na personagem Red Sonja, das histórias do Conan, o Bárbaro, mas seu criador fez o possível para dar a ela uma identidade própria. E parece que as coisas funcionaram bem, pois muitos costumam citá-la como uma das mais populares do mundo dos quadrinhos.
Donna Troy (1965)
Relacionada com a Mulher-Maravilha, a personagem Donna Troy tem uma história muito interessante. De modo geral, ela é uma órfã que acabou sendo resgatada pela Princesa Diana e passou a viver entre as amazonas. Ao alcançar certa idade, ela finalmente foi reconhecida como uma das famosas personagens da mitologia grega.
Vale ressaltar que a personagem chegou a assumir a posição da Mulher-Maravilha em histórias recentes, mas seu papel mais importante foi justamente como uma das fundadoras da equipe dos Jovens Titãs. Aliás, foi em 1965, na primeira história do time, que o nome Donna Troy passou a ser usado.
Lilith Clay (1970)
Também conhecida como Omen, Lilith Clay é a melhor amiga da heroína Donna Troy e foi a segunda personagem a entrar para o time dos Jovens Titãs após os membros fundadores. E o curioso em relação a essa personagem é que a origem dos poderes dela foi alterada em diversas ocasiões ao longo dos anos.
No fim das contas, Lilith tem poderes psíquicos incríveis, com destaque para a precognição e uma capacidade limitada para o teletransporte. Lembrando que ela estreou nas HQs em 1970 e chegou a sair da equipe dos Titãs por um tempo, mas retornou e, em uma das aventuras, acabou se tornando uma espécie de semideusa do Olimpo.
Roy Harper (1941)
Ajudante do Arqueiro Verde, Roy Harper vem figurando nas HQs desde 1941 e passou por diversos processos de redesign ao longo dos anos. Para você ter uma ideia, ele já foi chamado de Speedy, Arsenal e Arqueiro Vermelho, sendo esse último, um nome mais moderno.
De todo modo, foi com a alcunha de Speedy que ele acabou aparecendo pela primeira vez nas HQs dos Jovens Titãs em 1966 e só alguns anos depois, em 1969, que ele acabou se tornando um membro oficial do time. Obviamente, ele tem capacidades semelhantes às do Arqueiro Verde.
Gnarrk (1971)
No ponto central desta seleção com personagens dos Jovens Titãs, temos o curioso Gnarrk. Esse herói é um homem das cavernas, que possui uma força acima do normal e outras habilidades sobre-humanas. Obviamente, a inteligência dele é um pouco limitada.
Ainda assim, o personagem atraiu os olhares da heroína Lilith Clay e os dois acabaram se apaixonando. Eles deixaram o time dos Titãs e foram viver em paz, mas algo aconteceu. E aqui temos um grande mistério. Lilith aparece alguns anos depois, revelando que Gnarrk teve um destino trágico, mas esse destino nunca foi revelado. Que coisa, não?
Cyborg (1980)
Atualmente, o Cyborg faz parte da lista dos personagens da Liga da Justiça que foram colocados na posição de membros fundadores, após o reboot que aconteceu em 2011. Porém, antes disso, o herói foi um membro fundador da equipe dos Novos Jovens Titãs.
Esse personagem já apareceu em diversas séries e filmes, mas ainda não conseguiu brilhar como costuma fazer nas HQs e nas animações. De qualquer forma, esse veterano já está em destaque desde 1980 e é um dos ícones da equipe dos Titãs hoje em dia.
Jericho (1984)
Na década de 1980, as HQs dos Jovens Titãs entraram em uma fase especial, na qual seus criadores decidiram afastar a equipe da sombra da Liga da Justiça. Com isso, diversos personagens novos foram introduzidos e foi nessa leva, mais precisamente em 1984, que o herói Jericho nasceu.
Esse personagem tem uma construção interessante e merece destaque, pois ele é mudo, o que acabou sendo representado nas HQs de uma forma muito inteligente e original. E no que diz respeito a poderes especiais, o herói passou por muitos redesigns ao longo dos anos, mas sempre teve habilidades psíquicas e habilidades que poderiam ser classificadas como espirituais.
Mutano (1965)
Apesar de ter estreado nas HQs da Patrulha do Destino em 1965, foi com os Jovens Titãs, em 1980, que o Mutano acabou se tornando muito mais conhecido. O personagem é extremamente divertido e sua habilidade de mudar de forma o faz ser um dos membros mais versáteis da famosa equipe.
Ao longo dos anos, o herói participou de diversas histórias com desfechos destintos e foi membro de outras equipes formadas por indivíduos superpoderosos, mas, ironicamente, sua essência permaneceu imutável. E só para constar, ele realmente só consegue se transformar em animais verdes.
Supergirl (1958)
Como você já deve ter notado, muitos dos personagens dos Jovens Titãs têm relação direta com os maiores medalhões da DC. E, claro, isso quer dizer que a Supergirl não poderia deixar de ser citada nesta seleção, já que ela é representante do eterno Homem de Aço.
E sobre a participação dela na equipe, temos um detalhe curioso. Tivemos a Supergirl Matrix (uma versão criada pelo Lex Luthor) como integrante da equipe e também tivemos a Supergirl Kara Zor-El. Em ambas as aparições, a heroína, que estreou nas HQs em 1958, não deixou de chamar atenção.
Besouro Azul (1939)
Lenda das HQs, o Besouro Azul apareceu pela primeira vez em 1939 e foi o alter ego de três jovens: Dan Garrett, Ted Kord e Jaime Rayes, que até já ganhou um filme após o início da nova fase dos DCs Studios. Aliás, foi justamente esse terceiro besouro que fez parte do time dos Titãs por um tempo.
Cabe destacar que a participação do herói nas histórias dos Titãs começa em uma luta contra o personagem Lobo, que é um dos anti-heróis mais interessantes da DC Comics. Depois, ele participa ativamente de algumas tramas que fizeram muito sucesso entre 2007 e 2010.
Super Choque (1993)
Por ser um herói mais moderno, que estreou nas HQs em 1993, o Super Choque só fez parte da equipe dos Jovens Titãs em uma fase relativamente recente da equipe, nas histórias que rolaram entre 2007 e 2010. Felizmente, durante esse período, ele foi o Virgil Hawkins que todos aprendemos a adorar.
O herói participou de alguns dos eventos mais interessantes da “era moderna” da equipe, mas acabou sendo forçado a se aposentar, pois perdeu seus poderes. Após o reboot de 2011, ele até fez algumas aparições especiais e chegou a salvar a vida do Kid Flash.
Ravena (1980)
Arrematando esta seleção com personagens dos Jovens Titãs, temos a sempre interessante Ravena. A sombria personagem estreou nas HQs em 1980 e foi, muito provavelmente, a maior das novidades que apareceram na nova fase do Titãs iniciadas naquela época.
Muita gente não sabe, mas a personagem foi inspirada no icônico Vingador Fantasma. Além disso, a origem dela é bem sombria e seus poderes empáticos podem se virar contra ela, dependendo das circunstâncias. Certamente, essa é uma heroína bem complexa e interessante.
E ainda há outros personagens dos Jovens Titãs!
Como pôde perceber, ao longo dos anos, a equipe dos Jovens Titãs recebeu diversos membros e muitos deles têm relação direta com alguns dos maiores nomes da DC. Mesmo assim, foi quando os laços com a Liga da Justiça começaram a ser cortados, que alguns dos maiores ícones do time ganharam espaço para brilhar.
E é isso! Agora você ficou sabendo um pouco mais sobre alguns dos interessantes personagens dos Jovens Titãs e já tem um bom ponto de partida para começar a se aprofundar nas histórias. Então, se você curtiu as minhas menções honrosas, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nos heróis que eu citei por aqui. Até a próxima…