Publicidade

Na última sexta-feira, o Robô Rover Perseverance, da Nasa, revelou para um grupo de cientistas pela primeira vez a velocidade do som do planeta marte.

O novo estudo constata que a velocidade do som é mais lenta no Planeta Vermelho do que na Terra e que, principalmente, prevalece um profundo silêncio.

Além disso, velocidade do som de Marte (de 140 m/s a 250 m/s) é mais lenta do que na Terra (média de 343 m/s).

“Espero que venham muitas descobertas, usando a atmosfera como fonte de som e meio de propagação“, disse Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse e coautor do estudo.

Outra descoberta é que o som em Marte se propaga por uma curta distância, de apenas 8 metros, por conta da atmosfera fina e fria de CO2. Já na Terra, a propagação pode chegar até cerca de 65 metros.

“Em algum momento, pensamos que o microfone estava quebrado, estava tão quieto“. Disse o cientista brincando após o silêncio no planeta.

“Estamos entrando em uma temporada de alta pressão. Talvez o ambiente acústico em Marte seja menos silencioso do que quando pousamos.” O silêncio durante a pesquisa foi devido à baixa pressão atmosférica no planeta naquele momento.

Confira alguns sons abaixo:

 

Compartilhar.

Olá! Meu nome é Beatriz Chiessi e sou formada em Gestão Empresarial. Fã da Aggretsuko, apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli, Simmer assumida e astronauta do Astroneer.