A HBO está em processo de produção de um novo documentário sobre o desastre do Bateau Mouche, um incidente trágico ocorrido na noite de reveillon de 1988 para 1989, que resultou na morte de 55 pessoas durante um passeio de luxo na Baía de Guanabara. A filmagem está acontecendo no Rio de Janeiro, mas ainda não foi divulgada uma data de lançamento.
O documentário será dividido em três episódios e revisitará os eventos mais de três décadas após a tragédia, avaliando seus efeitos duradouros no turismo responsável, na cidadania, no sistema legal do Brasil e no papel dos meios de comunicação.
O passeio, inspirado nas famosas embarcações do Rio Sena, em Paris, havia se popularizado entre uma variedade de passageiros, incluindo turistas, empresários, políticos, jornalistas e celebridades. Além de navegar pela Baía de Guanabara, o Bateau Mouche IV pretendia oferecer um jantar à beira-mar com música ao vivo, serviço de bar aberto e uma vista excepcional da famosa queima de fogos do Rio.
Para tornar a narrativa mais vívida, a equipe de produção do documentário realizará reconstituições no mar e em um tanque especialmente construído, medindo 40 metros de comprimento, 30 metros de largura e até 25 metros de profundidade, capaz de simular condições marítimas, incluindo ondas de até um metro. A série também incluirá mais de 30 entrevistas exclusivas com sobreviventes, familiares das vítimas, advogados, especialistas e membros das equipes de resgate.
Um dos episódios focará especialmente nos procedimentos legais que se seguiram à catástrofe, abordando os responsáveis pelo desastre em meio a acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, bem como a evasão de alguns dos condenados.
BATEAU MOUCHE é uma coprodução da HBO com a Producing Partners. A série é dirigida e produzida por Tatiana Issa e Guto Barra, com roteiro de Guto Barra e Renata Amato e com supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Patrício Diaz por parte da Warner Bros. Discovery.