Astronomia

Agricultura em exoplanetas podem ser encontrados pelo telescópio James Webb

Um grupo de astrônomos e astrobiólogos revelou recentemente que agricultura em exoplanetas podem ser encontrados através do telescópio James Webb. Eles informam que uma assinatura atmosférica deve ser claramente visível do espaço e que um sinal semelhante também pode ser gerado por uma fazenda em outro planeta.

“Vale a pena considerar a assinatura espectral de tal “ExoFarm” na busca por assinaturas tecnológicas”, dizem Jacob Haqq-Misra, do Blue Marble Space Institute of Science, em Seattle, e colegas. Eles continuam explorando como essa assinatura pode parecer e com que facilidade ela pode ser detectada pela atual geração de telescópios espaciais, como o James Webb.

“Fazendas alienígenas”

Segundos os profissionais, através de cálculos pode ser encontrados a detecção de elementos vinculados a fazenda extraterrestre: “Esses cálculos sugerem a possibilidade de considerar a detecção simultânea de NH3 e N2O em uma atmosfera que também contém H2O, O2 e CO2 como uma assinatura tecnológica para a agricultura extraterrestre”.

Pode ser possível detectar essa assinatura em outros planetas usando os observatórios atuais. Os pesquisadores apontam que o Telescópio Espacial James Webb, sendo atualmente comissionado, deve conseguir detectar amônia no nível de cinco partes por milhão na atmosfera de um planeta rico em hidrogênio orbitando uma anã vermelha próxima. Os níveis atuais de amônia na Terra são cerca de dez partes por bilhão.

Isso torna a busca por assinaturas de nitrogênio uma busca interessante para os astrobiólogos. É provável que a busca por esse sinal seja um próximo passo natural após a descoberta de assinaturas fotossintéticas.

O que parece claro é que é improvável que as assinaturas tecnológicas sejam sinais únicos do tipo WOW, mas padrões de evidência mais complexos que exigem algum trabalho de detetive dedicado. E com o Telescópio James Webb entrando em operação ainda este ano, esse trabalho de detetive pode estar prestes a começar.

Fonte.

Beatriz Chiessi

Jornalista do Geek Ninja, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos. É apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli e astronauta do Astroneer.

Publicações Relacionadas

Confira as estreias da Netflix para o mês de maio

Sabendo que o mês de abril já está em sua reta final, a Netflix resolveu…

2 dias atrás

Documentário ‘O Lado Sombrio da TV Infantil’ chega ao Investigação Discovery no dia 3 de maio

O documentário de cinco episódios, O Lado Sombrio da TV Infantil (Quiet on Set), que…

3 dias atrás

Sony Pictures revela o trailer legendado da primeira parte da conclusão do anime Haikyuu!

No dia 30 de maio, a Sony Pictures vai promover a estreia oficial do filme…

3 dias atrás

Warner Bros revela o primeiro trailer de Pisque Duas Vezes, um novo terror psicológico

A Warner Bros. Pictures revelou nesta quarta-feira (24) primeiro trailer do seu novo terror psicológico,…

4 dias atrás

15 Personagens da Mitologia Grega que são referências para as HQs

Se a gente for analisar a influência dos personagens da Mitologia Grega nas HQs, vamos…

4 dias atrás

Novo trailer de Deadpool & Wolverine “aquece os motores” para muitas loucuras

Fazendo a alegria de todos aqueles que estão aguardando ansiosamente pela estreia do vindouro Deadpool…

4 dias atrás