Publicidade

Um grupo de astrônomos e astrobiólogos revelou recentemente que agricultura em exoplanetas podem ser encontrados através do telescópio James Webb. Eles informam que uma assinatura atmosférica deve ser claramente visível do espaço e que um sinal semelhante também pode ser gerado por uma fazenda em outro planeta.

“Vale a pena considerar a assinatura espectral de tal “ExoFarm” na busca por assinaturas tecnológicas”, dizem Jacob Haqq-Misra, do Blue Marble Space Institute of Science, em Seattle, e colegas. Eles continuam explorando como essa assinatura pode parecer e com que facilidade ela pode ser detectada pela atual geração de telescópios espaciais, como o James Webb.

“Fazendas alienígenas”

Segundos os profissionais, através de cálculos pode ser encontrados a detecção de elementos vinculados a fazenda extraterrestre: “Esses cálculos sugerem a possibilidade de considerar a detecção simultânea de NH3 e N2O em uma atmosfera que também contém H2O, O2 e CO2 como uma assinatura tecnológica para a agricultura extraterrestre”.

Pode ser possível detectar essa assinatura em outros planetas usando os observatórios atuais. Os pesquisadores apontam que o Telescópio Espacial James Webb, sendo atualmente comissionado, deve conseguir detectar amônia no nível de cinco partes por milhão na atmosfera de um planeta rico em hidrogênio orbitando uma anã vermelha próxima. Os níveis atuais de amônia na Terra são cerca de dez partes por bilhão.

Isso torna a busca por assinaturas de nitrogênio uma busca interessante para os astrobiólogos. É provável que a busca por esse sinal seja um próximo passo natural após a descoberta de assinaturas fotossintéticas.

O que parece claro é que é improvável que as assinaturas tecnológicas sejam sinais únicos do tipo WOW, mas padrões de evidência mais complexos que exigem algum trabalho de detetive dedicado. E com o Telescópio James Webb entrando em operação ainda este ano, esse trabalho de detetive pode estar prestes a começar.

Fonte.

Compartilhar.

Olá! Meu nome é Beatriz Chiessi e sou formada em Gestão Empresarial. Fã da Aggretsuko, apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli, Simmer assumida e astronauta do Astroneer.