TV e Cinema

7 Séries canceladas em 2022

Antes de falarmos sobre as séries canceladas em 2022, precisamos compreender um pouco mais sobre o esse ramo.

Uma coisa é certa: todos os gigantes do entretenimento querem entrar no mercado de streaming. No momento, esse é um dos modelos negócio mais otimistas, principalmente após a pandemia.

Mas, a bolha do streaming pode estar prestes a estourar. De acordo com dados recentes, com um relatório da Interpret intitulado “Video Loss Today: Trends, Changes and Outlook 2021” estimou que as assinaturas dessas plataformas cresceram 14% no segundo semestre.

É claro que um crescimento sempre é positivo, mas se compararmos com o ano passado, houve uma diminuição. Já que durante 2021 os dados registrados foram de 15% para 20%.

O mercado atual é cheio de opções e tende a crescer ainda mais.

Só no Brasil podemos destacar Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, Paramount+, Disney+, Telecine Play, HBO Max e STAR+. Isso significa que os clientes têm mais opções, o que cria dois cenários: ou assinar tudo é muito caro e um cardápio diversificado que leva à rotatividade.

A Netflix, por exemplo, utiliza de um método específico para sua estratégia de renovação ou cancelamento de suas séries.

São eles: Starters (iniciadores), contas que assistem apenas um episódio de uma série em 7 dias após o lançamento original. Completers (completadores), espectadores que assistem uma temporada completa em até 7 dias após a estreia. Watchers (espectadores), assinantes que finalizam uma série em até 28 dias após o lançamento.

Mas, além dessas estratégias, uma das principais razões para essas plataformas cancelarem séries após uma temporada ou duas é bastante simples. Os custos que envolvem a produção não retornam se ela não é assistida. Dessas formas, gastos com a renovação, os salários do elenco e da equipe de produção aumentam.

“Por causa disso, eles cancelam tantas séries após duas temporadas, já que fica mais caro para produzir novos episódios do que para começar outra série do zero”, explica Tom Harrington, especialista em análise de dados.

Dadas a essas informações, confira a lista abaixo de 7 series canceladas em 2022:

The Expanse

Prime Video | 6 Temporadas | 62 Episódios

A série se passa 200 anos no futuro, quando os humanos colonizaram o sistema solar. A história começa quando o desaparecimento de uma mulher leva um detetive a trabalhar com o capitão de uma nave espacial. Mas, eles acabam em uma corrida para descobrir o que pode ser a maior e mais perigosa conspiração da história.

Infelizmente, a Amazon Prime Video ainda não confirmou o motivo exato do fim do programa para a sexta temporada. No entanto, o cancelamento pode estar relacionado à queda nas classificações, pois esse foi o motivo da produtora Syfy cancelar a série.

Vale ressaltar que a saga deste livro é composta por nove romances, sendo o último lançado recentemente. Isso significava que a versão televisiva não terminou da mesma forma que a adaptação original.

After Life

Netflix | 3 Temporadas | 18 Episódios

Após a morte inesperada de sua esposa, Tony (Ricky Gervais) decide mudar seu modo de viver. O cara legal, logo se torna um homem impulsivo que diz e faz o que tem vontade. A situação se complica, quando as pessoas ao redor de Tony tentam transformá-lo em uma pessoa melhor novamente.

Ela foi cancelada após polêmicas que envolvem o produtor, Charlie Hanson.
Em maio deste ano, toda equipe que compõem a obra ficou completamente abalado após o jornal britânico “The Times” publicar os relatos de 11 mulheres que acusaram Charlie Hanson de assédio sexual.

O documento que contém as denúncias contra o produtor de ‘After Life’ afirma que ele é “um predador que usa sua reputação, conexões e prestígio para seduzir mulheres mais jovens, impressionáveis, e muitas vezes vulneráveis”.

Ou seja, ele prometia carreiras promissoras às vítimas, abusando da confiança de cada uma delas.

Inicialmente, ele foi retirado do projeto, até as coisas ganharem proporções ainda maiores. Sendo assim, o streaming confirmou que os novos episódios, de fato, serão os últimos, com previsão de lançamento para 14 de janeiro.

Batwoman

CW | 3 Temporadas | 51 Episódios

Batwoman é uma série de televisão americana de super-heróis desenvolvida por Caroline Dries para a CW. Baseado no personagem DC (Comics) de mesmo nome, faz parte da continuidade do Arrowverse.
A série estreou em 6 de outubro de 2019 e durou três temporadas até 2 de março de 2022. A primeira temporada é sobre Kate Kane, prima do vigilante Bruce Wayne, que se torna Batwoman em sua ausência. Já as posteriores se concentram na ex-presidiária Ryan Wilder, que protege Gotham City no papel de Batwoman.

A série foi ao ar na FOX em 2020 para os primeiros 13 episódios, seguidos pelos restantes 14 – 20 episódios nana (ABC).
Não há explicação oficial para o motivo do cancelamento, mas há várias especulações que podem ser úteis para entender o que levou à rescisão antecipada.

A primeira delas é precisamente a história muito conturbada que a série carrega, conhecida mais pelas polêmicas dos bastidores do que por algo positivo.

Uma delas foi a mudança de protagonista até o final da primeira temporada. O show começa com uma adaptação do clássico dos quadrinhos Batwoman Kate Kane, interpretada pela atriz Ruby Rose. Mas, ela deixou o programa com uma série de acusações sobre o ambiente de trabalho, alegando abusos e acidentes durante as filmagens.
Mas, apesar dessa solução rápida, não há como negar que toda essa cabine manchou a imagem da série.

Tanto que, segundo o ScreenRant, a audiência do programa caiu 20% em sua segunda temporada.

Legends of Tomorrow

CW | 7 Temporadas | 110 Episódios

Quando os heróis não são suficientes, o mundo precisa de lendas.
Vendo o futuro que ele precisa desesperadamente impedir que aconteça, o viajante do tempo Rip Hunt é encarregado de montar uma equipe heterogênea de heróis e vilões que devem acabar com uma ameaça colossal.

O mais notável disso é que o risco em questão não é apenas a terra, mas o próprio tempo. Rip Hunter viaja do passado para o presente. Ele veio com um grande propósito. Rip reúne um grupo de vilões e heróis para tentar impedir Vandal Savage de tentar destruir o mundo e o próprio tempo.

“Tem sido uma aventura incrível. No entanto, a CW nos informou que não haverá uma oitava temporada de Legends of Tomorrow. Estamos com o coração partido, mas também imensamente gratos pelo trabalho incrível que nosso elenco, equipe e roteiristas contribuíram com o que puderam para o pequeno show. Obrigado aos nossos fãs, seu amor e paixão por nosso estranho bando de desajustados fizeram com que cada pausa, cada roteiro, cada dia, cada corte e cada mix valessem todo o trabalho duro”.

Foram as palavras de Keto Shimizu, showrunner da série.

Legends of Tomorrow estreou como um spin-off das séries Arrow e The Flash, fazendo parte do chamado “Arrowverse”.

As seis primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.

The Last Kingdom

Netflix | 5 Temporadas | 46 episódios

Baseado na série de livros de Bernard Cornwell, The Saxon Chronicles, The Last Kingdom é um drama histórico ambientado no século IX sobre uma Inglaterra invadida pelos vikings.

Graças ao rei Alfred, apenas o grande reino de Wessex continuou a superar suas probabilidades e resistir. Nestes tempos turbulentos vive Uhtred, filho de um nobre saxão que ficou órfão e foi criado pelos vikings. Forçado a escolher entre seu país de nascimento e aqueles que o acolhem, sua lealdade é constantemente posta à prova.

Em sua jornada para recuperar seu direito de primogenitura, Uhtred deve lidar com os dois lados da moeda para cumprir seu papel no nascimento ou da sua nova função, em uma nova nação.

A série é considerada um dos épicos mais populares da plataforma, ao lado de Vikings e do spin-off Vikings: Valhalla (que foi confirmado para mais temporadas).

“The Last Kingdom” está no ar há 5 anos e tem 46 episódios, conquistando fãs em todo o mundo com sua história verídica e personagens inesquecíveis.

Quando a Netflix confirmou que “The Last Kingdom” termina em 30 de abril de 2021, não deu um motivo específico para o cancelamento.

No entanto, em uma entrevista recente na London Comic Con, o astro Alexander Draymond revelou que a intenção dos produtores do programa sempre foi terminar a história na 5.ª temporada.

“Quando começamos a filmar a série, o Bernard Cornwell havia escrito 10 livros. Dessa forma, estruturamos a história para que ela pudesse terminar em 5 temporadas. A 5.ª temporada sempre seria a última”, comentou o intérprete de Uhtred.

O problema é que The Last Kingdom chegou ao fim sem adaptar os três últimos livros da história de Uhtred: “War of the Wolf” (Guerra do Lobo), “Sword of Kings” (Espada dos Reis) e “War Lord” (Senhor da Guerra).

Para finalizar a saga, a Netflix deu sinal verde para a produção de um filme da série, batizado de “Seven Kings Must Die” (Sete Reis Devem Morrer). Saída que a produtora também usou com a série Peaky Blinders.

Com uma duração de duas horas, o longa representará o final definitivo da história de Uhtred e de alguns outros personagens.

Raised By Wolves

HBO| 2 Temporadas | 18 episódios

Dois androides são encarregados de tomar conta de filhos humanos em um misterioso planeta pouco povoado. Como o futuro da humanidade passa a ser ameaçado por diferenças religiosas, os robôs aprendem que controlar as crenças dos homens é uma tarefa muito difícil.

“Embora não estejamos prosseguindo com uma terceira temporada de Raised by Wolves, estamos muito gratos ao elenco e à equipe estelares”, disse o HBO Max em comunicado divulgado na tarde de hoje.

O serviço também agradeceu os criadores Aaron Guzikowski, Ridley Scott, David W. Zucker, e a equipe da Scott Free Productions.

O ator Abubakar Salim, que interpreta o ‘pai’ na série, foi ao Twitter pedir para que os fãs se reúnam em prol de uma possível continuação da série.

Segundo ele, a produção já tinha a história da terceira temporada planejada, além de ótimas expectativas de críticos.

Ficamos no aguardo das próximas novidades

O Clube das babás

Netflix | 2 Temporadas | 18 episódios

A história segue Christy Jr. (Sophie Grace), Mary Anne (Maria Baker), Claudia (Tamata), Stacey (Shay Rudolph) e Dawn (Hochtel Gomez), uma história de drama e aventura enfrentando desafios empresariais: serviço de babá.

Até agora, o motivo da decisão não foi revelado, mas a showrunner Rachel Schuckett disse à Condor que o cancelamento se deve à baixa audiência fora da América do Norte.

“Era o início de fevereiro”, explicou Shukert. “Eles levaram muito tempo para fazer a ligação sobre o cancelamento, o que é incomum. A Netflix costuma ser muito rápida quanto se trata deste assunto. Eu quero ter muito cuidado porque é muita suposição, mas eu sinto que as métricas internas da Netflix podem mudar mês a mês. Algo que estava bem três meses atrás de repente não é mais essencial para o catálogo.”

“Acho que são os números que demandam em quais territórios eles [representantes da plataforma] acham que certas produções vão dar certo ou não. Até onde eu sei, tudo o que a Netflix faz é baseado no crescimento de assinaturas. A verdade é que, quando sua série vai muito bem na América do Norte, como ‘O Clube das Babás’, significa que praticamente toda a população assiste aquele determinado conteúdo. Mas, não quer dizer que seja assim em outras partes do mundo.”

Originalmente publicado como quatro livros em 1986, The Nanny Club continua sendo a saga de literatura infantil de maior sucesso na história editorial, com mais de 200 títulos licenciados em mais de 20 países e mais de 180 milhões de cópias impressas.

Essas foram as séries canceladas durante a primeira etapa desse ano de 2022! Qual delas você assiste? E quais indicaria? Coloque aqui nos comentários!

Sandy Fernandes

Publicações Relacionadas

Confira as estreias da Netflix para o mês de maio

Sabendo que o mês de abril já está em sua reta final, a Netflix resolveu…

2 dias atrás

Documentário ‘O Lado Sombrio da TV Infantil’ chega ao Investigação Discovery no dia 3 de maio

O documentário de cinco episódios, O Lado Sombrio da TV Infantil (Quiet on Set), que…

3 dias atrás

Sony Pictures revela o trailer legendado da primeira parte da conclusão do anime Haikyuu!

No dia 30 de maio, a Sony Pictures vai promover a estreia oficial do filme…

3 dias atrás

Warner Bros revela o primeiro trailer de Pisque Duas Vezes, um novo terror psicológico

A Warner Bros. Pictures revelou nesta quarta-feira (24) primeiro trailer do seu novo terror psicológico,…

4 dias atrás

15 Personagens da Mitologia Grega que são referências para as HQs

Se a gente for analisar a influência dos personagens da Mitologia Grega nas HQs, vamos…

4 dias atrás

Novo trailer de Deadpool & Wolverine “aquece os motores” para muitas loucuras

Fazendo a alegria de todos aqueles que estão aguardando ansiosamente pela estreia do vindouro Deadpool…

4 dias atrás