Publicidade

Apesar de ainda estarmos no primeiro quarto deste século, o Sindicato dos Roteiristas da América (Writer’s Guild of America) resolveu criar uma lista com os 101 maiores roteiros do século (até agora). E sim, tivemos diversas surpresas.

No topo da lista, Corra!, escrito por Jordan Peele, foi uma grande surpresa. Além disso, o filme Cidade de Deus foi lembrado, sem contar que diversas animações infantis marcaram presença em posições bem elevadas… vamos dar uma olhada?

Os maiores roteiros do século 21 (até agora)

Como costuma acontecer com listas do tipo “melhores do século”, o ranking liberado pelo Sindicato dos Roteiristas da América dividiu opiniões, apesar de ter colocado um vencedor do Oscar, o filme Corra!, no topo. Confira o top 5…

  • Corra! (2017), por Jordan Peele
  • Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), por Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth
  • A Rede Social (2010), por Aaron Sorkin
  • Parasita (2019), por Bong Joon Ho e Han Jin Won
  • Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), por Joel Coen e Ethan Coen

Conforme eu destaquei, a lista também contou com diversas produções destinadas ao público infantil, como Toy Story 3 e Procurando Nemo. Além disso, na 70ª posição, Cidade de Deus representou as produções brasileiras.

Enfim, se quiser dar uma olhada no ranking completo, é só visitar o site oficial do Writer’s Guild of America. De qualquer forma, é interessante ver como o cinema produziu tantas pérolas em pouco mais de 20 anos. Até a próxima…

Compartilhar.