O filme “Cidade de Deus”, sob a direção de Fernando Meirelles, com produção da O2 Filmes e estreia em 2002, foi eleito pelo site Collider, como o principal filme de gângster além do domínio de Hollywood. Este reconhecimento vem de um artigo escrito por Jeremy Urquhart, um dos redatores sêniores da plataforma, destacando o impacto e a importância da obra.
Esta produção nacional, que conquistou quatro indicações ao Oscar, é exaltada por sua autenticidade e profundidade na abordagem do universo dos gângsteres fora do clichê hollywoodiano.
No ranking elaborado por Urquhart, “Cidade de Deus” supera renomados títulos internacionais como “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante”, “Gangues de Wasseypur”, “Conflitos Internos”, “Rififi”, “Luta Sem Código de Honra”, “Gomorra”, “O Gosto da Vingança”, “Reino Animal” e “Guerra às Drogas”, consolidando sua posição de destaque na cinematografia mundial.
“Ficamos muito felizes com a visibilidade que Cidade de Deus tem até hoje no cinema mundial. É muito gratificante ver que uma produção brasileira com mais de 20 anos ainda causa um impacto tão grande no mundo cinematográfico”, comenta Andrea Barata Ribeiro, uma das sócias da O2 Filmes e produtora do longa premiado.