Apesar de os famosos tokusatsus não serem mais a febre que já foram, não podemos negar que eles marcaram as infâncias de muita gente e acabaram servindo como fonte de inspiração para as mais diversas obras.
Além do mais, por meio de certas adaptações e remakes, as gerações que vieram após a “era de ouro” dessas obras, vêm tendo a chance de se aprofundar mais em algumas histórias que marcaram época.
Sabendo disso, resolvi montar uma lista com onze tokusatsus lendários que marcaram as infâncias de muita gente e merecem ser revisitados pelos veteranos e descobertos pelos mais jovens… vamos conferir a seleção?
Jaspion (1985)
Para abrir esta lista com belos tokusatsus, resolvi citar o lendário Jaspion. Essa série fez muito sucesso aqui no Brasil (sob o título “O Fantástico Jaspion”) e é constantemente citada quando os mais velhos almejam falar sobre o ícones das suas gerações.
De forma resumida, podemos dizer que a série foca nas aventuras do irreverente Jaspion, que acabou se tornando uma espécie de protetor do planeta Terra. Em seus mais de 40 episódios, a atração conta com diversos momentos regados a altas doses de bom humor e grandes conflitos.
Lion Man (1973)
Conhecida no Brasil como “Poderoso Lion Man”, a série tokusatsu Lion Man é uma das precursoras das obras em foco nesta lista e suas construções deixam claro que tudo foi gravado em uma época na qual os recursos à disposição dos produtores eram bem escassos.
Em seus mais de 20 episódios, a série apresenta as aventuras do jovem Dan Shishimaru (Shimaru, na dublagem nacional) que faz uso de uma técnica ninja de transfiguração para se transformar em uma espécie de leão humanoide com grandes poderes. Lenda!
Jiban (1989)
Jiban ou Policial de Aço Jiban (como ficou conhecida a série aqui no Brasil) seguiu o padrão da sua geração e apresentou personagens que faziam uso de tecnologias impensáveis (para a época), com vistas a enfrentar um organização maligna.
Essa é uma atração que voltou a se tornar notícia em 2019, quando apareceu no catálogo do Amazon Prime Video. E sim, vale a pena conferir os mais de 50 episódios. Afinal, a luta do policial Naoto Tamura contra a organização Biolon tem um “ar de Robocop” e muitos momentos interessantes.
Winspector (1990)
Outra série muito famosa que focava em equipes de defensores da lei era Winspector (ou Polícia Especial Winspector). Essa atração apresentou quase 50 episódios e chamou muita atenção por conta dos recursos utilizados pelos heróis para derrotar seus adversários.
Com um time de agentes memorável, a força policial encarava alguns vilões terríveis e mexia com a imaginação das crianças com seu arsenal formado por armaduras, motos, carros, robôs, etc. Esse foi um dos tokusatsus mais famosos da década de 1990 e seria interessante ver um remake ou algo do tipo.
Kamen Rider (1971)
E por falar em remake, Kamen Rider tem sido citado nos feeds de notícias da mídia especializada justamente por conta de um filme chamado Shin Kamen Rider, que vai recontar a história da série. Essa produção será lançada em breve e vai ser comandada pelo lendário Hideaki Anno (Evangelion).
De todo modo, o fato é que temos aqui uma história memorável, que acabou servindo como fonte de inspiração para diversos produtos derivados. Aliás, uma outra série tokusatsu, chamada Kamen Rider Black chegou ao Brasil na década de 1990 e acabou fazendo muito sucesso.
Troopers -Metalder, Spielvan e Shaider- (1994)
No ponto médio desta lista com tokusatsus lendários, resolvi posicionar a série Troopers. Essa foi uma produção estadunidense que combinou as histórias de três séries japonesas (Metalder, Spielvan e Shaider) para dar vida a uma trama única e cheia de atrativos.
Em linhas gerais, Troopers tinha muitas semelhanças com a série Power Rangers, mas a influência das criações japonesas acabou dando à obra um “tom diferente”. Por conta disso, podemos dizer que os mais de 90 episódios da atração são um “prato cheio” para os fãs das séries tokusatsu.
Ultraman (1966)
Em alta atualmente por conta do filme Shim Ultraman e do anime Ultraman, da Netflix, a série Ultraman é a maior lenda do gênero. Na verdade, não seria exagero algum dizer que as ideias aplicadas na série acabaram influenciando todas as produções que vieram depois.
No começo da história, temos um acidente espacial que acaba forçando um alien poderoso a fundir a sua força vital com um ser humano, dando a ele poderes além da imaginação. Daí, o que vem na sequência é um conjunto de batalhas de proporções colossais.
Flashman (1986)
A série Flashman (Comando Estelar Flashman, no Brasil) foi uma daquelas que ajudaram a popularizar os grupos de heróis coloridos que serviram como fonte de inspiração para os Power Rangers. Essa atração conta com 50 episódios e dois longas e ainda é uma memória viva nas mentes de muita gente.
É importante ressaltar que o Amazon Prime Video trouxe a produção para o seu catálogo em 2020, ou seja, se você quiser revisitar a obra, é só organizar o seu cronograma e assinar o referido serviço. Lembrando que a trama gira ao redor de cinco crianças humanas que foram treinadas por alienígenas para poder proteger a Terra.
Changeman (1985)
Ainda falando sobre times de heróis coloridos, Changeman (ou Esquadrão Relâmpago Changeman, como ficou conhecida aqui no Brasil) é um dos ícones da chamada franquia Super Sentai e foi uma das primeiras séries do gênero a serem incluídas no catálogo do Amazon Prime Video (em 2015).
O esquadrão que protagoniza os mais de 50 episódios é formado por jovens que foram treinados para proteger a terra e acabaram obtendo um poder especial, que é representado por seres lendários (dragão, sereia, pégaso, grifo e fênix). Sem dúvidas, essa é uma série que marcou época.
Cybercop (1988)
Voltando a falar sobre forças policiais nesta lista com tokusatsus lendários, temos a série Cybercop (Policia Computadorizada Cybercop, aqui no Brasil). Essa foi uma das atrações mais populares da sua geração e um grande sucesso na grade de programação da extinta Rede Manchete.
De forma resumida, podemos dizer que os mais de 35 episódios focam na luta de um esquadrão especial da polícia de Tóquio. Obviamente, o que deixa a coisa muito mais interessante é o conjunto de armaduras e armas utilizado pelos personagens principais, sem contar que algumas soluções apresentavam um vislumbre do futuro.
Jiraiya (1988)
Lenda da cultura pop, a série Jiraiya (Jiraiya: O Incrível Ninja, no Brasil) conseguiu encantar com seus 50 episódios e deixou alguns personagens “presos” nas memórias de muita gente, como o ninja que dá nome à atração e o poderoso Kannin Dragon.
Como acontecia com todas as produções da época, Jiraiya contava com elementos tecnológicos diferenciados, mas as histórias relacionadas com o mundo dos ninjas acabaram deixando as coisas mais interessantes. E isso, claro, fez a série se destacar como uma singularidade do gênero.
E não deixe de conferir esses tokusatsus lendários!
Como pôde perceber, as principais séries tokusatsu foram lançadas há muitas décadas, mas seu impacto foi tão grande em certas gerações, que as obras continuam sendo revisitadas como remakes ou apenas sendo incluídas no catálogo de certos serviços de streaming.
E é isso! Os tokusatsus marcaram as infâncias de muita gente e são perfeitos para “embalar uma sessão nostalgia”. Então, sugiro que você não deixe de compartilhar o post, a fim de fazer mais pessoas virem dar uma olhada nessas produções lendárias. Até a próxima…