É bem verdade que hoje em dia alguns dos melhores jogos de tabuleiro já criados possuem versões digitais e também garantem uma jogatina de qualidade por meio da internet. No entanto, a sensação de ter o contato com as peças e aproveitar um tempo de qualidade com amigos e familiares ainda é excelente.
Pois é! Alguns jogos de tabuleiro conseguem reunir as pessoas ao redor de uma mesa e garantir bons momentos. Aliás, é quase impossível resistir a esse tipo de experiência naqueles dias em que o frio e a chuva “nos forçam” a ficar em casa e caçar algo diferente para fazer.
Sabendo disso, resolvi montar esta lista para apresentar alguns dos melhores jogos de tabuleiro para curtir em dias chuvosos. Como irá notar, separei opções interessantes que vão garantir experiências excelentes para duplas e grupos de amigos e/ou familiares. Então, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos dar uma olhada nos jogos?
Xadrez (século XV)
Dando início a esta lista com os melhores jogos de tabuleiro, resolvi citar o clássico Xadrez. Sim, esse jogo já existe há muitos séculos (a forma atual foi lançada no século XV), mas continua sendo uma opção imperdível. De fato, para quem gosta de exercitar a mente, não há nada melhor.
De modo geral, o game conta com um tabuleiro quadriculado e diversas peças que só podem realizar movimentos específicos. Para vencer, os jogadores devem colocar o “Rei” adversário em uma posição que não permite qualquer tipo de fuga. Vale a pena conferir!
Gloomhaven (2017)
Para aqueles que curtem RPGs de mesa, Gloomhaven é um “prato cheio”. O jogo oferece uma boa quantidade de classes de personagens, cenários cheios de detalhes interessantes, dungeons desafiadoras e mais uma boa série de elementos que favorecem a imersão ao máximo.
Vale ressaltar que Gloomhaven pode ser aproveitado por até quatro jogadores e cada cenário leva cerca de 90 minutos para ser finalizado. Portanto, podemos dizer que essa é uma opção que vai garantir muitas horas de diversão para aqueles que curtem aventuras em dungeons sombrias.
Risk (1957)
Risk é um jogo de estratégia clássico, que já ganhou diversas atualizações com o passar dos anos, mas nunca perdeu a essência. No game, assumimos o controle sobre exércitos, com vistas a cumprir missões específicas ou dominar todos os territórios do mapa.
É importante destacar que alguns dos objetivos do jogo são bem complicados, o que quer dizer que as partidas podem acabar se arrastando por muitas horas. Por conta disso, se você quiser curtir essa opção com os amigos, é bom garantir que todos estão com tempo de sobra.
Scythe (2016)
Agora, se você busca uma alternativa estratégica, mas bem mais complexa, Scythe é uma boa pedida. Esse jogo se destaca por apresentar uma versão alternativa dos eventos que sucederam a Primeira Guerra Mundial e o gameplay tem uma pegada bastante tática.
Cada partida do jogo dura cerca de 90 minutos, mas esse tempo pode acabar ficando bem maior, se os jogadores resolverem complicar as estratégias uns dos outros. E só para constar, o tabuleiro e todas as artes do jogo são impecáveis, o que favorece a imersão ao máximo. Muito bom!
Power Grid (2004)
Power Grid também se destaca por ter uma pegada estratégica, mas merece elogios por exigir que os players gerenciem seus recursos de forma inteligente. De modo geral, o objetivo do jogo é criar redes de geração de energia, a fim de atender às demandas de cada território.
Esse jogo apresenta mapas muito interessantes, cartas e recursos que realmente prendem a atenção. Não à toa, as partidas têm uma duração média de 120 minutos. E como a experiência é bem divertida, a gente sempre fica com um “gostinho de quero mais”.
Carcassonne (2000)
Em linhas gerais, Carcassonne também é um jogo que exige movimentos estratégicos, mas suas regras acabam garantindo uma experiência singular. Afinal, o mapa do jogo vai sendo construído à medida que as rodadas vão passando (e isso aumenta o potencial de rejogabilidade ao máximo).
O objetivo desse game é construir o maior número de edificações. Cada tipo de construção gera um determinado número de pontos e, no fim das contas, o jogador que alcançar o maior número de pontos ao fim das partidas (que podem durar entre 30 e 90 minutos) acaba ficando com a vitória.
Root (2018)
No ponto central desta lista com os melhores jogos de tabuleiro para curtir em dias chuvosos, resolvi posicionar o interessante Root. Esse é um jogo de guerra e estratégia, que chama a atenção por apresentar uma pegada bem fantasiosa, com direito a facções com características distintas (algo comum em jogos de RPG eletrônicos).
Cabe destacar que as diferenças entre as facções do game acabam gerando experiências diferenciadas para cada jogador. Assim, é bem comum a gente finalizar uma partida e querer iniciar outra (no controle de outra facção). Sem dúvidas, você vai se divertir bastante com essa opção.
Dead of Winter: A Crossroads Game (2014)
Falemos agora de um game que tem uma premissa bem diferenciada. Pois é! Dead of Winter: A Crossroads Game foge aos padrões do jogos de tabuleiro por apresentar um apocalipse zumbi e regras que garantem uma jogatina “quase cooperativa”.
Isto é, durante as partidas (que podem durar cerca de 120 minutos), os jogadores podem controlar grupos de sobreviventes e têm a oportunidade de favorecer uns aos outros com certas ações. E o mais interessante é que o cenário é desolador, o que gera desafios diferenciados a cada rodada. Ótima opção.
Spirit Island (2017)
Falemos agora de um jogo puramente cooperativo. Sim, Spirit Island dá aos jogadores a chance de trabalhar juntos, com o intuito de proteger uma ilha muito especial das investidas de invasores vindos de outras terras. Para tanto, é possível comandar alguns espíritos elementais cheios de habilidades interessantes.
Devido às suas ideias diferenciadas, o jogo acaba premiando o trabalho em equipe e garantindo que todos sejam os vencedores ao fim das partidas. Sendo assim, podemos dizer que essa é opção excelente para famílias que estão precisando ficar um pouco mais unidas.
Terraforming Mars (2016)
Como seu nome sugere, Terraforming Mars é um jogo focado em transformar o planeta Marte em uma “nova Terra”. A experiência é marcada por diversas regras complexas e o vencedor é aquele que, ao fim das partidas (que duram cerca de 120 minutos), tiver contribuído de forma mais relevante para a transformação do planeta vermelho.
Esse jogo pode ser aproveitado por até 5 jogadores e seu nível de profundidade garante uma imersão absurda. Além disso, os sistemas de gerenciamento de recursos são bem interessantes. Com toda a certeza, esse é um daqueles jogos que mexem com as mentes de todos os jogadores.
Clue (1949)
Outro clássico que não poderia ficar de fora desta lista com os melhores jogos de tabuleiro para curtir em dias de chuva é o ótimo Clue, que ficou conhecido aqui no Brasil como Detetive. De forma resumida, esse é um jogo que coloca os jogadores no papel de investigadores que se deparam com casos misteriosos.
Dependendo da edição do jogo, a experiência pode ser compartilhada por até seis jogadores e as partidas duram até 60 minutos. Logo, essa é uma alternativa que tem potencial para garantir tardes memoráveis para grupos de amigos. E só para constar, esse jogo inspirou um filme live-action lançado em 1985.
Ticket to Ride (2004)
Disponível em diversos idiomas, Ticket to Ride é um jogo de tabuleiro que acabou se tornando muito famoso e até ganhou uma adaptação para o mundo dos jogos eletrônicos. E o curioso é que o game aposta em uma premissa bem simples (com regras fáceis de serem entendidas).
Em síntese, Ticket to Ride é um desafio estratégico no qual o objetivo final é alcançar um destino específico dentro do mapa. Logicamente, há diversas mecânicas envolvidas e os jogadores devem fazer uso de tudo o que for possível para impedir o avanço dos adversários, sem deixar de ficar mais perto do ponto de chegada.
Monopoly (1935)
Fechando esta lista com os melhores jogos de tabuleiro para curtir em dias chuvosos, temos o clássico Monopoly. Esse jogo também conta com diversas versões (há até algumas com temáticas bem diferenciadas), mas suas regras continuaram intactas ao longo dos anos.
Monopoly apresenta um tabuleiro bem simples, mas conta com muitos recursos interessantes e as partidas podem durar muitas horas, já que temos um loop infinito, no qual os jogadores vão adquirindo propriedades até monopolizar todo o “mapa”. Certamente, esse é um clássico que merece a sua atenção.
E esses são alguns dos melhores jogos de tabuleiro!
Como pôde perceber, quando o assunto é jogos de tabuleiro para curtir em dias chuvosos, há muitas opções diferenciadas esperando por grupos de jogadores. E mais, apesar de a minha lista ter focado em belas opções, é sempre bom destacar que o segmento dos board games está sempre recebendo novidades.
Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outras opções que poderiam fazer parte desta lista com os melhores jogos de tabuleiro para curtir em dias de chuva. Desse modo, mais pessoas vão chegar até esta seleção e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…