Quem decide começar a ler os livros de Paulo Coelho deve ter a noção de que esse autor é um dos mais lidos em todo o mundo e um representante de diversas ideologias únicas. Por consequência, suas histórias têm um apelo enorme para vários tipos de leitores e ainda incitam diversas reflexões.
Logicamente, é impossível falar sobre as obras do escritor sem citar o incrível livro O Alquimista. No entanto, outras criações desse grande gênio literário também merecem muita atenção. Aliás, temos até alguns livros menos badalados que apresentam um alto nível de qualidade.
Enfim, resolvi montar esta seleção justamente para ilustrar isso, ou seja, se você está pensando em começar a explorar os livros de Paulo Coelho, é bom não deixar de ler até o fim. Afinal, tenho certeza de que as minhas indicações vão chamar a sua atenção… vamos conferir?
Observação: esta lista foi criada para apresentar alguns dos melhores livros de Paulo Coelho. Como irá notar, o texto conta com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja, essa é uma ótima forma de você expandir a sua biblioteca e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio!
O Diário de um Mago (1987)
Dando início a esta seleção com livros de Paulo Coelho, temos o ótimo O Diário de um Mago, que pode ser considerado como a fonte de inspiração do maior sucesso do autor (O Alquimista). Nessa obra, o escritor apresenta algumas das suas ideologias de uma forma única.
Cabe ressaltar que o livro é difícil de ser classificado, pois oferece um misto de aventura com guia de autoconhecimento. De qualquer forma, essa é uma leitura obrigatória para todos aqueles que estão tentando entender as mensagens que marcaram a obra do famoso Paulo Coelho.
Brida (1990)
Apresentando aquele “tom místico” que marca os melhores livros do escritor, Brida conta a história de uma jovem em busca da sua alma gêmea. Sim, a história tem essa premissa bem básica, mas o grande diferencial é: essa jovem está estudando para ser uma bruxa.
No fim das contas, a história acaba focando na evolução espiritual da jovem e nos encontros que ela têm ao longo de uma jornada épica. Detalhe: esse livro foi usado como base para a novela homônima que foi lançada em 1998, pela Rede Manchete (a última novela inédita da emissora, antes da falência).
As Valkírias (1992)
As Valkírias é outro livro diferenciado que merece um olhar mais atento. Nessa obra, Paulo Coelho apresenta eventos reais, mas com uma boa dose de misticismo, o que acaba deixando as coisas bem singulares. Assim, para aqueles que querem se aprofundar em sua espiritualidade, o livro é um “prato cheio”.
De modo geral, o autor fez uso das experiências que ele vivenciou quando passou 40 dias em um deserto com sua esposa. Vale ressaltar que o livro tem uma “pegada” diferente dos seus antecessores, mas não deixa de abordar alguns tópicos bem interessantes. Não deixe de ler.
Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994)
Falemos agora do excelente Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei, que apresenta uma história romântica, na qual temos dois personagens que se conheceram na infância, mas acabaram se afastando. Depois de muitos anos, eles se reencontram.
No reencontro, ambos estão muito diferentes, mas têm uma vontade genuína de evoluir. E, claro, é a jornada em busca dessa mudança que acaba fazendo a história crescer de uma forma cativante. Sem dúvidas, esse é um dos melhores livros de Paulo Coelho.
Veronika Decide Morrer (1998)
Dentre todos os livros do autor, Veronika Decide Morrer é um dos mais impressionantes. O livro conta a história da personagem Veronika, que, mesmo tendo uma vida supostamente perfeita, decide cometer suicídio, mas falha. Ao retornar a si, ela descobre que sua ação encurtou sua vida e ela só tem mais uma semana para permanecer sobre a Terra.
Tecnicamente, essa situação acabaria dando a ela exatamente aquilo que o suicídio daria, mas a espera e algumas situações a forçam a refletir e reavaliar suas decisões. E só para constar, essa obra faz parte do grupo dos livros que viraram filmes.
O Demônio e a Srta. Prym (2000)
Oferecendo um belo estudo sobre a ganância e a natureza humana, O Demônio e a Srta. Prym conta a história de um viajante acompanhado por um demônio que resolve “testar” os humanos de uma pequena cidade, oferecendo a eles algumas barras de ouro como pagamento por um assassinato.
Nesse contexto, a jovem Chantal Prym acaba servindo como mensageira desse desafio e logo as coisas começam a ficar movimentadas. Com toda a certeza, essa é uma obra que vai prender a sua atenção do início ao fim e ainda vai fazer você questionar muitos valores.
Onze Minutos (2003)
Com boas doses de drama e sensualidade, Onze Minutos foca na história de uma mulher brasileira que se muda para a Suíça e acaba se transformando na principal prostituta de um cabaré de luxo. Dessa posição, ela começa a questionar a natureza humana e as noções de liberdade.
Como não poderia deixar de ser (por conta da temática), o livro tem muitos momentos sensuais, mas são as mensagens entregues com o avançar da história que realmente merecem atenção. Logo, essa é uma obra que precisa ser colocada na sua lista de “livros a ler”.
O Zahir (2005)
No ponto central desta seleção com livros de Paulo Coelho, resolvi posicionar o excelente O Zahir. Essa história foca na busca de um famoso escritor por sua esposa, que desapareceu sem deixar rastros. Obviamente, o mistério é uma das forças da obra, mas as coisas vão além disso.
Apesar de ser uma obra de ficção, O Zahir é também um livro altamente biográfico, pois foi concebido em uma viagem que o autor fez ao Cazaquistão (que é o plano de fundo da história). Sendo assim, temos aqui mais uma obra que merece uma atenção especial.
A Bruxa de Portobello (2006)
Nas suas melhores obras, Paulo Coelho nos apresenta a alguns personagens memoráveis, mas poucos são tão interessantes quanto Athena, a protagonista do ótimo A Bruxa de Portobello. E o mais legal é que descobrimos mais sobre essa mulher com base em relatos de outros personagens.
Sim, esse livro apresenta uma estrutura diferenciada, na qual um mesmo evento pode ser revelado de forma distintas, dependendo do personagem que estiver em foco. Certamente, esse é um livro muito indicado para quem curte jornadas que focam na busca por “algo maior”.
Aleph (2010)
Para muita gente, foi com o ótimo Aleph que Paulo Coelho promoveu um retorno às suas “raízes”, ou seja, esse livro remete aos primeiros trabalhos do autor e também mescla elementos fictícios com situações reais (que foram registradas em uma longa viagem).
Em linhas gerais, o livro revela que Paulo Coelho passou por um período de questionamento da própria fé e resolveu buscar uma renovação. Daí, ele deu início à viagem apresentada em meio às páginas e conseguiu gerar trechos extremamente inspirados. Muito bom!
Manuscrito Encontrado em Accra (2012)
Mesmo apostando em um contexto que remete a um passado longínquo (a época das Cruzadas), Manuscrito Encontrado em Accra acaba apresentando uma mensagem atemporal, que pode ser resumida como a sabedoria de aproveitar as pequenas coisas.
A história foca em uma reunião comandada por um erudito, no dia anterior a um grande ataque. Esse sábio não perde tempo falando sobre falsas esperanças, mas deixa claro que a vida pode ser aproveitada da melhor forma, se as pessoas notarem certas nuances do dia a dia. Não deixe de ler.
Adultério (2014)
Abordando diversos temas maduros e apresentando situações que nos levam a questionar certas ideias, Adultério é um dos livros de Paulo Coelho que mais chamaram a atenção de públicos distintos. E não é sem motivos, já que essa história tem atrativos para pessoas de várias idades.
Em suma, temos aqui a história de uma mulher bem-sucedida, chamada Linda. Ela tem uma vida “perfeita”, mas não consegue se livrar de uma profunda sensação de insatisfação. Daí, ela se apaixona novamente, não por seu marido, e a trama começa a girar de uma forma surpreendente.
Hippie (2018)
Sem sombra de dúvidas, Hippie é o livro mais autobiográfico criado por Paulo Coelho e um retrato perfeito da época em que os ideais hippie tomaram conta da juventude. A história foca em um trecho da vida do autor e apresenta um romance regado a muitas aventuras.
Seguindo a linha de todos os livros de Paulo Coelho, essa obra acaba incitando algumas reflexões espirituais e ideológicas e também nos cativa com sua extrema simplicidade. Por conta disso, sugiro que você não deixe de adicioná-la à sua biblioteca.
O Arqueiro (2023)
Livro mais recente do autor (até o momento), O Arqueiro é um verdadeiro guia para aqueles que estão precisando de um reforço motivacional nas mais diversas esferas da vida. O livro dá ênfase à necessidade de a gente correr atrás dos nossos sonhos e procurar sempre a paz.
E o mais interessante é que esses ensinamentos são transmitidos com o apoio de uma história que envolve um mestre ensinando o “caminho do arco” para um jovem. Tudo é muito simples nesse livro, mas é isso que acaba fazendo a gente adorá-la ainda mais.
O Alquimista (1988)
Colocando um ponto final nesta seleção com livros de Paulo Coelho, temos o incrível O Alquimista, que é um dos livros mais vendidos de todos os tempos e uma daquelas obras que todos devem ler pelo menos uma vez na vida (ou uma vez por ano, para realmente manter “a chama viva”).
Essa história gira ao redor de um pastor andaluz chamado Santiago, que entra em uma jornada espetacular motivado por um sonho. Enquanto avança na direção do seu objetivo, o jovem vai mudando e acho que os leitores acabam mudando junto com ele. Lenda!
E não deixe de conferir mais livros de Paulo Coelho!
Como pôde perceber, Paulo Coelho lançou belos livros e parece que ainda há mais a caminho, já que o escritor segue trabalhando. De todo modo, é bom destacar que há outras obras do autor que eu não citei, ou seja, há mais para você conferir, se realmente curtir as minhas sugestões.
E é isso! Agora você tem uma lista com ótimos livros de Paulo Coelho e poderá dar início a algumas viagens literárias memoráveis. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir as minhas sugestões. Conto com o seu apoio. Até a próxima…