Se você está apenas começando a se interessar pelos livros de Augusto Cury, é bom saber que esse grande autor brasileiro costuma produzir obras de ficção e não ficção, o que acaba fazendo os leitores embarcarem em jornadas bem variadas e muito envolventes.
Obviamente, os livros de não ficção do autor acabam incitando reflexões mais óbvias, mas os livros de ficção também abordam temas interessantes, apesar de as principais mensagens ficarem “nas entrelinhas”. Ainda assim, a forma como o escritor estimula nossas mentes é notável.
Sabendo de tudo isso, resolvi montar esta lista para apresentar 13 livros de Augusto Cury que merecem uma atenção especial. De modo geral, mesclei as obras de ficção com as de não ficção, a fim de dar a você uma visão geral de tudo o que o autor é capaz de oferecer… vamos conferir a seleção?
Observação: esta lista foi criada com o intuito de apresentar alguns dos melhores livros de Augusto Cury. Como você irá notar, as minhas sugestões contam com links que apontam para a Amazon. E como as compras feitas por meio desses links geram uma pequena comissão para o Geek Ninja. Essa é uma ótima forma de você expandir a sua biblioteca e ainda ajudar o projeto. Agradecemos o apoio.
O Homem Mais Inteligente da História (2016)
Abrindo esta seleção com livros de Augusto Cury, temos O Homem Mais Inteligente da História, que é uma das obras mais bem-sucedidas do autor e o primeiro capítulo de uma trilogia excelente, cuja trama segue o Dr. Marco Polo, enquanto ele analisa a mente de Jesus Cristo.
Pois é! A premissa é bem interessante e a forma como a trama se desenrola nos faz querer continuar virando as páginas. Aliás, o livro aborda alguns assuntos bem interessantes e nos deixa refletindo em diversos momentos. Logo, essa é uma opção que você não pode deixar de conferir.
O Código da Inteligência (2008)
Apresentando-se como um verdadeiro guia para aqueles que buscam agir de forma inteligente nas mais diversas situações, O Código da Inteligência é um dos ótimos livros de não ficção do autor e um “prato-cheio” para quem curte soluções lógicas para “grandes problemas”.
Com sua forma diferenciada de apresentar conceitos aparentemente complexos, Augusto Cury deixa claro que todos podem ser donos das suas próprias mentes e, por consequência, alcançar melhor resultados em várias esferas da vida. Sem dúvidas, essa é a uma leitura que vai te colocar para pensar.
O Médico da Emoção (2022)
Considerado como um “spin-off” da série de livros protagonizada pelo Dr. Marco Polo, O Médico da Emoção apresenta um novo desfecho para inspiradora jornada do referido personagem e não deixa de surpreender e emocionar em muitas passagens.
Nesse livro, Marco Polo é acompanhado por 12 alunos rebeldes e a relação entre essas figuras acaba fazendo a trama girar de uma forma intensa, com muitos momentos em que somos forçados a parar para refletir e pensar em certas escolhas. Muito bom!
Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século (2013)
Sendo o primeiro livro de uma das séries mais populares do autor, Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século não poderia ficar de fora desta seleção com livros de Augusto Cury. E como o nome dessa obra sugere, temos aqui a apresentação de uma doença que afeta muitos seres humanos e precisa ser combatida.
Logicamente, enquanto explica o funcionamento da chamada Síndrome do Pensamento Acelerado, Cury revela informações muito úteis para quem deseja identificar o problema e fazer uso de diversas técnicas para enfrentá-lo em escala diária. Não deixe de conferir.
Prisioneiros da Mente: Os Cárceres Mentais (2018)
Prisioneiros da Mente: Os Cárceres Mentais não é um dos livros mais populares do autor, mas é um dos mais interessantes e envolventes. Nessa história, acompanhamos Theo Fester, um homem que superou uma vida difícil e se tornou um grande homem de negócios, mas não obteve o mesmo êxito em sua vida pessoal.
Daí, por conta de alguns eventos, o personagem se dá conta de que a sua relação com os filhos não é saudável e faz o possível para mudar esse quadro. E, claro, como não é fácil mudar certas coisas, os conflitos surgem aos montes e são eles que fazem a história girar de uma forma incrível.
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (2003)
No excelente Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, Augusto Cury apresenta informações sobre o nobre ato de ensinar e como pais e professores podem alcançar melhores resultados, evitando alguns erros e utilizando técnicas pedagógicas muito úteis.
Por motivos óbvios, essa obra acaba sendo mais indicada para quem precisa ensinar algo a alguém, mas esse é aquele tipo de leitura que sempre garante algum insight útil. Portanto, acho que pode ser uma boa ideia você incluir essa alternativa na sua lista de “livros a ler”.
Petrus Logus: O Guardião do Tempo (2014)
Provando que os livros de Augusto Cury podem ser interessantes para diversos tipos de leitores, temos aqui o ótimo Petrus Logus: O Guardião do Tempo, que dá início a uma série dedicada a adolescentes e jovens que são fãs de histórias com cenários distópicos e fantasiosos.
Ao longo dessa aventura (que tem uma ótima sequência), temos a chance de conferir a jornada do príncipe Petrus, que é condenado a usar a Máscara da Humilhação, simplesmente por ser uma pessoa de “mente livre”. Com toda a certeza, essa é uma leitura muito indicada para quem curte livros de fantasia.
O Mestre dos Mestres (2006)
Primeiro livro de outra série muito interessante do autor, O Mestre dos Mestres merece a atenção daqueles que estão começando a descobrir os livros de Augusto Cury. E mais, esse livro pode ser descrito como a essência da série protagonizada pelo personagem Marco Polo.
Pois é! Nesse livro de não ficção, Cury analisa a inteligência de Jesus Cristo, que é justamente aquilo que o referido personagem faz ao longo da sua jornada. E sim, a análise feita pelo autor nos apresenta algumas informações incríveis, que nos fazem admirar ainda mais o Filho de Deus. Não deixe de ler!
O Colecionador de Lágrimas: Holocausto Nunca Mais (2012)
Para quem curte tramas relacionadas com grandes momentos da história, O Colecionador de Lágrimas: Holocausto Nunca Mais é outra obra de ficção do autor que acaba abordando temas sérios de forma indireta e nos faz ficar atentos a todas as mensagens escritas nas linhas e entrelinhas.
Em suma, a história gira ao redor de um professor que começa a reviver, em seus pesadelos, algumas das atrocidades cometidas pelos nazistas durante a época da Segunda Guerra Mundial. Certamente, essa é uma opção que vai prender a sua atenção do início ao fim.
Os Segredos do Pai-Nosso (2007)
Os Segredos do Pai-Nosso é outra obra excelente, na qual Agusto Cury tenta analisar as divindades sob óticas diferenciadas. Na verdade, esse livro de não ficção tenta encontrar respostas para alguns dos mistérios que até hoje pressionam a humanidade (a razão da existência, a existência de Deus, etc.).
Como não poderia deixar de ser, o autor faz uso de todo o seu conhecimento acadêmico para dar uma forma às ideias expostas, o que faz com que a leitura acabe ficando fascinante. Por isso, acho justo dizer que esse é um dos melhores livros de Augusto Cury.
Felicidade Roubada (2014)
Ao longo dos anos, Augusto Cury vem produzindo tantos livros, que alguns acabam não ficando tão conhecidos quanto mereciam. E esse é o caso do ótimo Felicidade Roubada, que conta a história de um médico que acreditava ser imbatível, até alguma coisa em seu interior mudar.
Vale ressaltar que esse é um livro curto, que pode ser lido em poucas horas e garantir algumas reflexões bem interessantes. Então, se você está buscando por uma ficção rápida, mas com um bom nível de qualidade, essa pode ser uma ótima opção.
Treinando a Emoção para Ser Feliz (2007)
Mostrando que podemos aprender a lidar melhor com as nossas emoções, o excelente Treinando a Emoção para Ser Feliz é mais uma obra que apresenta um conjunto de técnicas e insights capazes de nos ajudar a alcançar melhores resultados em diversas áreas.
Ao longo do texto, Cury chama a atenção para alguns dos muitos problemas de ordem emocional que vêm atingindo a humanidade e revela alguns “atalhos” para controlar as emoções e tomar decisões que podem impactar a vida de uma forma bem positiva. Vale a pena conferir!
O Caçador de Corruptos (2022)
Colocando um ponto final nesta lista com ótimos livros de Augusto Cury, temos o envolvente O Caçador de Corruptos. Esse livro também promove uma viagem ao passado, ao reviver uma boa série de momentos históricos e apresentar a construção da corrupção ao longo dos séculos.
E o mais interessante é que a história é contada de uma forma que certamente vai agradar aos fãs de livros de suspense. Sendo assim, se você faz parte do grupo de leitores que curtem obras desse tipo, é bom não deixar de conferir esse ótimo trabalho do autor.
E ainda há outros livros de Augusto Cury!
Como pôde perceber, Augusto Cury é um autor bem prolífico e já entregou diversas obras excelentes para o público. E como ele trabalha com ficção e não ficção, o número de opções para seus fãs é enorme, ou seja, se você for procurar, encontrará mais livros incríveis.
E é isso! Agora você tem acesso a uma lista com ótimos livros de Augusto Cury e pode começar a explorar a obra do autor sem problemas. E, por favor, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão ter a chance de conferir as minhas sugestões. Até a próxima…