Montar uma lista de animes recomendados é uma tarefa ingrata. Afinal, cada pessoa tem seu próprio conjunto de preferências e, por consequência, podemos ter casos em que a gente recomenda uma atração da nossa lista de favoritos e a pessoa diz que a recomendação não foi boa.
Ainda assim, dar uma olhada em listas com recomendações é uma das melhores formas de descobrirmos animes que, se não fossem recomendados, a gente nunca ia assistir na vida. Em outras palavras, as recomendações podem ser uma porta de entrada para expandirmos nossos horizontes, no que diz respeito às animações japonesas.
E, claro, foi seguindo esse raciocínio que o Geek Ninja montou sua própria lista de animes recomendados. De modo geral, as atrações citadas foram aquelas que mais marcaram as minhas memórias. Por isso, é bom você manter a mente aberta, pois acho que essas obras merecem pelo menos uma chance… vamos conferir?
Gintama (2006)
Para abrir esta lista de animes altamente recomendados pelo Geek Ninja, resolvi citar o meu favorito “logo de cara”, ou seja, o lendário Gintama. Essa obra-prima pode ser encaixada nos mais diversos gêneros e, em meio ao humor de banheiro e as quebras da quarta parede, temos muitos dramas e belas sequências de ação.
E o mais interessante é que todas as situações insanas vividas pelos incríveis personagens criados por Hideaki Sorachi têm como plano de fundo um Japão feudal que foi dominado por alienígenas e acabou “evoluindo antes da hora”, digamos assim. Bem, Gintama é tão insano que nem dá para explicar muito e somos forçados a assistir para entender por que a série é tão amada.
Vivy: Fluorite Eye’s Song (2021)
Vivy: Fluorite Eye’s Song é uma daquelas atrações que mereciam ser muito mais conhecidas e idolatradas do que realmente são. Em apenas 13 episódios, a série nos apresenta à androide Vivy e nos dá a chance de acompanhá-la em uma missão que visa corrigir a história e evitar uma tragédia que vai ocorrer dentro de 100 anos.
Curiosamente, Vivy foi criada com o propósito único de fazer os humanos felizes com sua bela voz, mas a missão de salvar o mundo acaba sendo imposta a ela e as coisas ficam bem “quentes” em certos momentos. Enfim, se você resolver dar uma chance a esse anime, são grandes as chances de ele se transformar em um dos seus favoritos.
Psycho-Pass (2012)
Na minha visão, a primeira temporada do incrível Psycho-Pass é tão perfeita que as sequências nem precisavam ser lançadas. No entanto, elas estão disponíveis e, mesmo não sendo tão brilhantes, apresentam um elevado nível de qualidade. Logicamente, só a premissa básica da série já merece uma atenção especial.
De forma bem resumida, todas as histórias se passam em um Japão futurista, no qual um sistema chamado Sibyl analisa o potencial de criminalidade dos indivíduos e age antes de qualquer crime ser cometido. Nesse contexto, temos alguns indivíduos imunes às avaliações, que acabam levando a trama para caminhos bem obscuros. Vale a pena conferir!
91 Days (2016)
Presença obrigatória em qualquer lista com animes curtos, 91 Days é um seinen que realmente consegue prender a nossa atenção do início ao fim. A história gira ao redor de um jovem chamado Angelo Lagusa, que vê sua família sendo assassinada por mafiosos e resolve se vingar.
Frio e calculista, Angelo acaba entrando para o sindicato criminoso que está em sua lista negra e começa a ganhar a confiança dos chefões, a fim de ficar perto o bastante para dar o golpe final. E o mais legal é que esse protagonista realmente acredita que os fins justificam os meios e não pensa duas vezes na hora de sujar as mãos.
Attack On Titan (2013)
Agora que Attack On Titan faz parte do grupo dos animes completos, posso recomendá-lo sem ficar com receio de você perder o ânimo com toda aquela enrolação que marcou a temporada final. E sim, essa é uma história que merece ser degustada em longas maratonas.
Em linhas gerais, tudo começa com a luta dos seres humanos contra os Titãs, mas a trama logo vai ganhando novos graus de complexidade e temos algumas revelações que realmente nos surpreendem. Como bônus, a série ainda nos apresenta a alguns personagens memoráveis. Ótima opção!
Dororo (2019)
Clássico da década de 1960, Dororo ganhou uma nova adaptação para o mundo dos animes em 2019 e conseguiu encantar mais uma geração de fãs. Apesar de ser classificada por muitos como uma obra shonen, o anime aborda alguns temas bem pesados e tem uma pegada sombria o bastante para ser uma obra seinen.
Ao longo dos seus 24 episódios, a série moderna nos dá a chance de acompanhar Dororo e Hyakkimaru em uma jornada épica, que é marcada por lutas contra demônios e algumas histórias bem dramáticas. Aliás, algumas revelações feitas em certos capítulos acabam deixando a gente de boca aberta.
Black Lagoon (2006)
Ícone dos animes seinen, Black Lagoon é mais uma atração que merece um olhar atento. De forma resumida, a história foca em uma equipe de mercenários que realiza uma boa série de trabalhos sujos e sempre acaba se metendo em tiroteios eletrizantes.
Esse anime também merece elogios por apresentar personagens cheios de camadas e algumas tramas que sempre conseguem nos manter entretidos. Em alguns momentos, até temos alguns alívios cômicos, mas as pausas são breves e a adrenalina sempre fica em níveis elevados. Imperdível!
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)
No ponto central desta lista de animes recomendados pelo Geek Ninja, resolvi posicionar o lendário Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que é uma das atrações mais amadas pelos fãs das animações japonesas e uma das que mais merecem o selo de “obrigatória”.
Nesse anime, temos um pouco de tudo: comédia, drama, conspirações, luta, elementos sobrenaturais… enfim, dá para a gente se perder no mundo dessa obra e a história consegue amarrar todos os elementos de uma forma incrível. Sem dúvidas, essa é uma recomendação que você não pode deixar de seguir.
Elegant Yokai Apartment (2017)
Como eu costumo apostar sem medo em animes desconhecidos, muitas vezes acabo dando a sorte de encontrar algumas “pérolas”. Nesse caso, o ótimo Elegant Yokai Apartment é um dos grandes tesouros que eu encontrei recentemente (e eu sinceramente não sei se você vai gostar tanto da série como eu).
Bem, esse anime conta a história do jovem Yūshi Inaba, que perdeu os pais e foi criado pelos tios, mas sempre se viu como um “peso morto” para a família. Daí, ao alcançar certa idade, ele resolve ir morar sozinho, mas uma série de eventos o leva a se tornar um inquilino em um local habitado por Yōkai. Nesse contexto, muitas histórias incríveis são apresentadas. Não deixe de conferir.
Steins;Gate (2011)
Se você tem uma “quedinha” por histórias relacionadas com viagens no tempo, Steins;Gate é uma aposta certeira. Esse anime toma como base uma visual novel que marcou época e nos presenteia com uma trama cheia de suspense e grandes reviravoltas.
Por focar na ideia de viagens no tempo, a complexidade da história vai evoluindo com o passar dos episódios e certos dramas vividos pelos personagens chamam muita atenção. Detalhe: há uma “sequência” chamada Steins;Gate 0, que apresenta alguns eventos adicionais incríveis. Logo, temos aqui um “pacote” do tipo 2 em 1.
Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans (2015)
A franquia Mobile Suit Gundam existe há muitas décadas e nos oferece algumas histórias independentes que merecem muita atenção. Nesse caso, um anime que eu não poderia deixar de recomendar é o excelente Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans, que se passa em uma linha do tempo bem avançada da cronologia oficial.
Esse anime foca na jornada de alguns jovens rebeldes que fundam uma empresa mercenária chamada “Tekkadan” e aceitam diversos serviços, sempre fazendo uso dos famosos mechas gigantes para cumprir as missões. E como não poderia deixar de ser, logo eles acabam sendo arrastados para uma grande conspiração e a gente não consegue descansar até consumir todos os episódios.
Space Brothers (2012)
Eu não pretendia citar obras que não foram finalizadas nesta lista de animes recomendados, mas Space Brothers merece ser uma das exceções. E eu “digo” isso, pois poucos animes conseguiram prender tanto a minha atenção, sem contar que a história é ótima e os personagens são incríveis.
Em suma, o anime conta a história de dois irmãos que prometeram se tornar astronautas e viajar juntos até a lua. Com o passar dos anos, um dos irmãos conseguiu realizar o sonho e o outro resolveu correr atrás do tempo perdido. Assim, temos a chance de acompanhar toda a jornada dele para se tornar um astronauta. E só para constar, uma continuação do anime já foi prometida!
ReLife (2016)
De vez em quando, eu acabo dando uma chance para certos animes de romance e ReLife foi a melhor “pérola” que eu descobri ao fazer isso. Nesse anime, temos a chance de acompanhar a história de um jovem recluso, que recebe a oportunidade de participar de um programa experimental capaz de fazê-lo voltar a ser um adolescente.
Com essa segunda chance, o rapaz pode reavaliar as escolhas que ele fez durante a juventude e refletir melhor. Obviamente, enquanto ele lida com esses dilemas, novos amigos e uma jovem igualmente problemática acabam mexendo com seu coração. Se você tiver o “coração mole”, dá até para chorar com essa história.
Death Parade (2015)
Poucos animes com apenas 12 episódios conseguem contar uma história tão bem quanto Death Parade. Essa não é a primeira vez que eu cito essa obra aqui no Geek Ninja e isso deixa muito claro que a história protagonizada pelo bartender Decim conseguiu marcar as minhas memórias.
Não posso falar muito sobre a trama, pois a premissa é bem original e qualquer explicação pode acabar com a sua experiência. Sendo assim, você vai ter que confiar em mim, quando eu digo que esse anime é uma obra-prima capaz de nos levar a refletir bastante.
One Piece (1999)
Fechando esta lista de animes recomendados pelo Geek Ninja, temos outra série que ainda não foi concluída, mas merece um olhar mais atento. Pois é! One Piece está em exibição há muitos anos e parece que ainda vamos ouvir falar sobre Luffy e cia. por um bom tempo.
E esse é um anime que eu recomendo, pois a história continua empolgante mesmo após mais de mil episódios. O mundo e os personagens criados por Eiichiro Oda são incríveis e recentemente as batalhas têm ficado impressionantes. Resumindo, essa é outra lenda que merece o selo de “obrigatória”.
E essa foi a primeira lista de animes recomendados pelo Geek Ninja!
Como pôde perceber, as recomendações que eu fiz ao longo do post se encaixam com os mais diversos gêneros e públicos, o que quer dizer que você vai acabar achando alguma atração alinhada com os seus gostos pessoais e vai poder encarar pelo menos uma bela maratona.
E é isso! Se você curtiu a primeira lista de animes recomendados pelo Geek Ninja, sugiro que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir as minhas sugestões e isso pode até servir como uma motivação extra para eu montar uma segunda lista. Conto com o seu apoio. Até a próxima…