Quando o lendário Toy Story foi lançado, os cinéfilos puderam acompanhar o nascimento dos chamados filmes de animação. Sim, a produção da Pixar “abriu as portas” para atrações compiladas inteiramente por ferramentas de computação gráfica e essas produções continuam muito populares.
Na verdade, como as tecnologias de computação gráfica evoluíram muito nos últimos anos, o número de produções do gênero aumentou muito. E, claro, os resultados alcançados nos cinemas acabaram fazendo as produtoras e os críticos darem uma atenção especial para essas belas obras de arte.
Sabendo disso, resolvi criar este post para falar sobre alguns filmes de animação que garantem fortes emoções e devem ser assistidos pelo menos uma vez na vida. Como irá notar, separei aqui alguns clássicos, mas não deixei de fazer algumas sugestões bem pessoais… vamos dar uma olhada na seleção?
Toy Story (1995)
Como eu já adiantei, foi Toy Story que “abriu as portas” para a ascensão dos filmes de animação. Logo, nada mais justo do que abrir esta lista citando esse clássico. O filme apresenta um mundo no qual os brinquedos são seres vivos e apenas fingem ser objetos inanimados quando os seres humanos estão por perto.
A trama gira ao redor de uma disputa entre Woody, um boneco caubói, e Buzz Lightyear, um boneco astronauta, para ver quem vai ser o brinquedo favorito de um garoto chamado Andy. Vale lembrar que essa história fez tanto sucesso, que acabou dando vida a belas sequências e já conquistou um lugar nas listas de filmes cult.
Shrek (2001)
Falemos agora do lendário Shrek. Essa produção foi a vencedora do primeiro Oscar dedicado às animações e também acabou alcançando um status cult com o passar dos anos. Aliás, as sequências da história também são ótimas, assim como os “spin-offs”.
Em linhas gerais, o filme foca na jornada do ogro Shrek, que aceita a missão de salvar uma princesa apenas para proteger o seu estilo de vida, que acabou sendo afetado por algumas ações do maligno Lorde Farquaad. E como essa é uma obra que “brinca” com diversos contos de fada, a história logo fica muito interessante. Vale a pena conferir!
Viva – A Vida é uma Festa (2018)
Agora, se você faz parte daquele grupo de cinéfilos que ainda não dá o devido valor às animações, Viva – A Vida é uma Festa vai fazer você mudar de opinião. Pois é! Essa produção é uma verdadeira obra de arte e aborda temas maduros de uma forma muito tocante.
Cabe ressaltar que o filme apresenta diversas cenas emocionantes e é conhecido por fazer muita gente chorar. Portanto, podemos dizer que as pessoas de “coração mole” devem preparar seus lencinhos de antemão, se quiserem curtir essa história incrível.
Final Fantasy VII: Advent Children (2005)
Agora, se você é fã de jogos eletrônicos, Final Fantasy VII: Advent Children é uma opção certeira. Esse filme apresenta eventos que sucederam a história contada no lendário Final Fantasy VII, do PS1, e seus efeitos visuais continuam impressionantes até hoje.
Logicamente, a presença de todos os personagens icônicos do jogo deixam as coisas muito mais interessantes, mas, no fim das contas, o filme conta uma boa história e apresenta sequências de ação de tirar o fôlego. Então, podemos dizer que essa é uma atração imperdível.
Detona Ralph (2012)
E como eu citei uma animação baseada em um game logo acima, nada mais justo do que falar sobre o ótimo Detona Ralph, que acaba fazendo uma bela homenagem aos clássicos jogos de fliperama e à indústria de jogos eletrônicos de uma forma geral.
Em suma, essa produção foca na jornada do personagem Ralph, que fica cansado de ser o vilão de um jogo e decide escapar do “seu game” para se destacar em outras aventuras. Obviamente, a história é cheia de momentos interessantes e seu bom humor é um destaque. Excelente opção!
Procurando Nemo (2003)
Outro vencedor do Oscar que não poderia ficar de fora desta lista com filmes de animação é o incrível Procurando Nemo. Além de ter um roteiro cheio de nuances interessantes, essa produção conta com personagens excelentes, com destaque para a hilária Dory, que acabou sendo a protagonista da sequência.
Assim como o seu título sugere, o filme foca nas aventuras do peixe Marlin, que acaba perdendo seu filho (Nemo) e resolve encarar os seus maiores medos, com vistas a encontrá-lo. Detalhe: esse filme foi um dos mais bem-sucedidos em seu ano de lançamento e até hoje é lembrado com muito carinho pelos fãs.
Monstros S.A. (2001)
Produto dos mesmos criadores de Toy Story, Monstros S.A. entrou na disputa pelo primeiro Oscar dedicado às animações, mas acabou perdendo para o incrível Shrek. Ainda assim, essa aventura conseguiu atrair a atenção de milhões de fãs e conquistou um lugar de destaque em muitas memórias.
De forma resumida, o filme apresenta uma companhia dedicada a gerar energia para o mundo dos monstros com base nos gritos de criancinhas assustadas. Nesse contexto, temos os divertidos Sully e Mike, que acabam se aproximando de uma garotinha e se metem em grandes confusões. Muito bom!
Meu Malvado Favorito (2010)
Curiosamente, Meu Malvado Favorito apresentou um vilão como protagonista, mas não deixou de “cair nas graças” do público. E mais, os lacaios desse personagem controverso fizeram tanto sucesso que acabaram ganhando uma série de filmes focada apenas neles.
No filme, acompanhamos o personagem Gru que está trabalhando em um plano para “roubar a lua”, mas acaba sendo pego de surpresa por três crianças órfãs que decidem “adotá-lo” como figura paterna. Assim, o malvado vai “amolecendo” aos poucos e temos a chance de conferir tudo isso em primeira mão.
Frozen (2013)
No ponto médio desta lista com filmes de animação, resolvi posicionar o fenômeno Frozen. Esse filme fez tanto sucesso e sua canção-tema se tornou tão famosa que até hoje as pessoas cantam o trecho “Let It Go!” por aí. E não são poucas as referências que são feitas a essa obra em outros produtos de entretenimento.
A trama do filme se desenrola ao redor da relação entre as irmãs Elsa e Anna, que acabaram se afastando por conta de alguns “problemas mágicos”. Além disso, a produção se destaca por apresentar um belo time de personagens e elementos dignos dos melhores livros de fantasia. Lenda!
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Com direito a boas doses de comédia e ação, Homem-Aranha no Aranhaverso é aquele tipo de atração que merece o rótulo de obra de arte. Esse filme apresentou as histórias do “miranha” sob uma nova perspectiva e fez a alegria de muitos fãs das HQs da Marvel.
Vale ressaltar que essa aventura não é protagonizada pelo icônico Peter Parker. Pois é! Dessa vez, é o ótimo Miles Morales que assume a posição de destaque e ainda temos a chance de curtir versões alternativas de heróis, vilões e muitos eventos icônicos. Sem dúvidas, essa é uma atração imperdível.
Valente (2012)
Apresentando a todos uma protagonista inspiradora, Valente conta uma história épica, que tem a Escócia Medieval como plano de fundo e alguns elementos fantasiosos que acabam deixando as coisas mais interessantes (o destaque vai para o terrível urso Mor’du).
Como eu destaquei, o ponto alto desse filme é a sua protagonista, ou seja, a princesa Mérida. Sendo um belo modelo de mulher guerreira, ela mostra que é tão capaz quanto os combatentes homens e faz de tudo para enfrentar um destino que está sendo imposto a ela. Não deixe de conferir!
Elementos (2023)
Sendo a mais recente criação da Pixar, Elementos não poderia ficar de fora desta lista. Melhor ainda, a produção conta uma história cativante, com direito a dois protagonistas que, apesar de serem muito diferentes fisicamente, descobrem que têm muito em comum.
Muita gente não sabe, mas essa obra foi inspirada por filmes clássicos e há quem diga que a série de jogos de Fogo e Água também foi uma referência. De qualquer forma, o fato é que essa é uma atração capaz de prender a atenção de cinéfilos dos mais diversos estilos.
Hotel Transylvania (2012)
Impulsionado por um elenco de dubladores formado por lendas que estrelaram alguns dos melhores filmes de comédia já criados, Hotel Transylvania também merece um lugar de destaque nesta seleção com filmes de animação capazes de gerar fortes emoções.
Mesmo apresentando personagens que poderiam estrelar filmes de terror, essa produção é cheia de momentos cômicos e não deixa de apresentar algumas lições bem importantes. De forma curiosa, a atração (e suas sequências) não costuma ser muita citada em listas como esta, apesar de a sua qualidade ser inquestionável.
Wall-E (2008)
Wall-E é mais uma animação que faz jus ao selo de obra de arte e consegue evocar um grande conjunto de emoções. O filme conta a história de um robô que desenvolve uma personalidade própria, enquanto continua cumprindo a missão de coletar o lixo de um Planeta Terra totalmente devastado.
Em certo momento, a história “engata” numa marcha mais acelerada e coloca o robozinho diante de uma máquina muito mais moderna, que mexe com o coraçãozinho dele. Enfim, essa é uma história tocante, que consegue transmitir belas mensagens, mesmo fazendo uso de poucas palavras. Imperdível!
Lightyear (2022)
Protagonizado por Buzz Lightyear, um dos icônicos personagens da franquia Toy Story, Lightyear é uma típica história de ficção científica focada em viagens interplanetárias, com direito a batalhas épicas, belas naves espaciais e um time de personagens excelente.
Dentre todas as produções comandadas pela Pixar, essa é aquela que apresenta o visual mais “maduro” e suas cenas têm um ar cinematográfico incrível. Com isso, a “versão real” do astronauta Buzz Lightyear ganhou um cenário perfeito para ser apresentada para uma grande legião de fãs.
Up: Altas Aventuras (2009)
Dotado de um enorme apelo emocional, Up: Altas Aventuras é mais um filme que pode acabar mexendo com os cinéfilos de “coração mole”. Além do mais, essa produção tem um protagonista incomum, já que não é todo dia que vemos um senhor de idade na posição de herói.
Apesar de ter muitos elementos atrativos, o filme merece elogios por reunir uma boa série de elementos fantasiosos e improváveis e mesmo assim contar uma história cheia de mensagens maduras. Com toda a certeza, essa é uma obra que merece o selo de obrigatória.
Super Mario Bros. O Filme (2023)
Colocando um ponto final nesta lista com belos filmes de animação, temos o incrível Super Mario Bros. O Filme. Por tomar como base uma famosa série de jogos eletrônicos, a obra não precisou fazer muito esforço para cativar a audiência, mas acabou superando as expectativas com muitas ideias originais.
Como não poderia deixar de ser, a animação foca nas aventuras dos irmãos Mario e Luigi e apresenta o universo dos jogos de uma forma incrível, sem deixar de fazer as devidas homenagens aos games mais clássicos. Resumindo, essa produção é um verdadeiro presente para a galera gamer.
E não deixe de citar outros filmes de animação!
Como pôde perceber, a minha lista tratou de apresentar diversas animações que conseguem mexer com as emoções de quem assiste. Porém, como essas produções vêm sendo criadas em grandes quantidades e há um bom tempo, sei muito bem que acabei ignorando uma boa quantidade de atrações de peso.
Assim sendo, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros filmes de animação que mereciam um lugar nesta seleção. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada nas minhas sugestões e outras obras inesquecíveis serão citadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…