Sumário
- 1 Evolução e versatilidade dos animes slice of life
- 2 Bakuman (2008)
- 3 Barakamon (2014)
- 4 A Centaur’s Life (2017)
- 5 Nichijou (2011)
- 6 Himouto! Umaru-chan (2015)
- 7 Kotaro Vai Morar Sozinho (2022)
- 8 Tamako Market (2013)
- 9 Komi Can’t Communicate (2021)
- 10 Flying Witch (2016)
- 11 Kaguya-sama: Love Is War (2019)
- 12 Non Non Byori Nostop (2013)
- 13 K-On! (2009)
- 14 Miss Kobayashi’s Dragon Maid (2017)
- 15 Azumanga Daioh (2002)
- 16 My Dress-Up Darling (2022)
- 17 E ainda há outros belos animes slice of life por aí!
Você já se pegou imerso em histórias que capturam a beleza do cotidiano, onde cada momento simples se transforma em uma narrativa inesquecível? Neste guia exclusivo, revelaremos os segredos desse gênero que conquista corações ao redor do mundo.
Evolução e versatilidade dos animes slice of life
De modo geral, os animes slice of life são aqueles que focam em apresentar “fatias da vida”, ou seja, essas atrações focam em momentos da vida cotidiana de personagens comuns, que levam vidas comuns. Em outras palavras, é com essas produções que a gente consegue curtir algumas histórias que apresentam a realidade humana em seu estado puro.
Obviamente, com o passar do tempo, certas produções começaram a apresentar contextos diferenciados, com direito a personagens vivendo vidas bem comuns em contextos fantasiosos. Ainda assim, a ideia básica desse gênero tão popular, que é apresentar o dia a dia dos personagens, continua sendo a mesma.
Enfim, por saber que os animes slice of life contam com uma grande legião de fãs, o Geek Ninja resolveu montar esta seleção para lhe apresentar 15 belas obras que resumem o gênero de forma perfeita. Portanto, se você quiser saber como funcionam as obras desse tipo, é só continuar comigo até o fim… vamos começar?
Bakuman (2008)
Para abrir esta seleção com animes slice of life, resolvi citar um dos meus animes favoritos. Pois é! Bakuman é uma das séries que mais marcaram a minha memória, por conta da premissa e de alguns personagens memoráveis. Além disso, a série revela muito sobre os bastidores da produção de mangás.
De forma resumida, a história foca em dois garotos que se conhecem na escola e unem forças para se tornar mangakás. E, claro, ao longo dos episódios, temos a chance de acompanhar o dia a dia deles. Melhor ainda, alguns dramas bem curiosos ajudam a movimentar a trama e há uma bela história romântica no centro de tudo. Imperdível!
Barakamon (2014)
Podendo ser encaixado no grupo dos animes de comédia, Barakamon conta a história de um calígrafo profissional, que acaba sendo enviado para uma ilha distante, pois ele estava precisando “esfriar a cabeça” e definir melhor o seu estilo artístico.
Ao chegar nessa ilha, o rapaz começa a interagir com os moradores e uma criança hiperativa acaba ficando muito apegada a ele. Assim, temos a chance de acompanhar episódios muito engraçados, que focam na vida diária do artista. Detalhe: muita gente não sabe, mas o anime Handa-kun é uma prequela do Barakamon. Logo, é bom você conferir essa obra também.
A Centaur’s Life (2017)
Bem, como eu destaquei no início deste post, as obras slice of life podem apostar em ideias fantasiosas, desde que continuem apresentando o dia a dia dos personagens. E um anime que ilustra essa ideia perfeitamente é o divertido A Centaur’s Life, que foca nas situações da vida de uma “garota-centauro”.
Isso mesmo! Nessa série, o mundo é habitado por seres mitológicos, mas todos levam a vida como os seres humanos costumam fazer. Isso quer dizer que a jovem Himeno Kimihara é uma adolescente comum, que vai a uma escola comum e encara dramas comuns, apesar de ter um corpo de cavalo.
Nichijou (2011)
Ainda falando sobre séries que apostam em elementos fantasiosos e muito bom humor, temos aqui o excelente Nichijou. Esse anime foca no dia a dia de um grupo de alunos e, a princípio, a premissa é tipicamente slice of life. No entanto, a presença daquilo que chamamos de humor absurdo logo deixa as coisas insanas.
Isto é, no fim das contas, os episódios apresentam dramas essencialmente normais, mas, do nada, aparece um gato falante, uma garota robô e outras coisas insanas. E o mais legal é que todas essas estranhezas são encaixadas de forma perfeita na normalidade da vida dos personagens. Por isso, podemos dizer que esse é um dos animes slice of life mais interessantes que temos à disposição.
Himouto! Umaru-chan (2015)
Apresentando um estilo artístico diferenciado, Himouto! Umaru-chan foca no dia a dia da jovem Umaru Doma, que apresenta comportamentos distintos em função do local em que ela está. Por exemplo, na escola, ela é um exemplo a ser seguido; em casa, ela é uma verdadeira “pentelha”.
Por conta dessas alterações de comportamento, a garota acaba deixando as coisas sempre muito divertidas, mas a verdade é que as situações vividas por ela não fogem àquilo que se espera de um cotidiano comum. E só para constar, a série apresenta ótimos personagens e realmente merece uma atenção especial.
Kotaro Vai Morar Sozinho (2022)
Agora, se você é fã de animes fofos, Kotaro Vai Morar Sozinho é uma ótima pedida. Como o nome dessa série sugere, temos aqui uma história focada em um personagem chamado Kotaro e ele mora sozinho. E essa premissa até seria bem sem graça se esse protagonista não tivesse apenas quatro anos.
Sim! Kotaro é um garotinho que vive sozinho em um apartamento e acaba despertando a atenção dos vizinhos. Cabe ressaltar que o anime é baseado em um mangá seinen, ou seja, os episódios têm suas doses de fofura, mas abordam alguns assuntos muito maduros. Vale a pena conferir!
Tamako Market (2013)
E como eu sempre gosto de fazer menção a animes que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são, temos aqui o excelente Tamako Market. Essa série conta com apenas 12 episódios e já até deu vida a um filme, mas eu não costumo ver muita gente se lembrando dela.
Em suma, a história gira ao redor da jovem Tamako Kitashirakawa, que ajuda a cuidar da loja da família e acaba conhecendo várias figuras interessantes, inclusive um curioso pássaro falante. Sem dúvidas, essa é uma atração que tem atrativos capazes de surpreender.
Komi Can’t Communicate (2021)
No ponto central desta lista focada em animes slice of life, resolvi posicionar outro anime que eu gosto muito, ou seja, o excelente Komi Can’t Communicate. Essa série conta a história da personagem Komi, que tem sérios problemas para se comunicar e passa os dias tentando se aproximar das pessoas.
Apostando em uma bela mistura de comédia e romance, a série ainda se destaca por apresentar uma boa quantidade de personagens bem construídos e episódios que conseguem mexer com diversas emoções. Portanto, podemos dizer que esse é um slice of life praticamente obrigatório.
Flying Witch (2016)
Voltando a falar sobre animes que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são, temos aqui o ótimo Flying Witch. É bem verdade que o anime conta com elementos mágicos e uma bruxa no papel principal, mas a essência da série não poderia ser mais slice of life.
Afinal, os episódios apresentam a luta da aprendiz de bruxa Makoto para se adaptar a uma nova cidade e à evolução dos seus poderes mágicos. Melhor ainda, a história se desenvolve de uma forma muito tranquila e com um bom humor incrível. Não deixe de dar uma olhada!
Kaguya-sama: Love Is War (2019)
Por abordar o amor de uma forma diferenciada, Kaguya-sama: Love Is War é um romance mais indicado para quem curte animes seinen. Ainda assim, temos que concordar que a obra também pode receber a tag slice of life, já que os episódios focam no dia a dia de dois jovens orgulhosos demais para demonstrar seus sentimentos.
De forma resumida, Kaguya e Miyuki sabem que possuem sentimentos um pelo outro, mas eles acham que, se eles revelarem isso, acabarão ficando em uma posição de desvantagem na guerra do amor. E é com base nesse raciocínio que o dia a dia escolar deles acaba ganhando alguns contornos bem dramáticos.
Non Non Byori Nostop (2013)
Dentro do grupo dos animes slice of life, a gente ainda encontra uma espécie de subgênero chamado Iyashikei, que é marcado por apresentar atrações capazes de gerar um clima de paz em quem assiste. Para exemplificar, temos aqui o ótimo Non Non Byori Nostop, que tem os personagens carismáticos como seu maior trunfo.
Nessa produção, a gente acompanha a vida da jovem Hotaru Ichijo, que estava acostumada com a movimentada vida em Tóquio, mas acabou sendo transferida para uma escola localizada em uma cidade de caráter rural. Logicamente, essa “mudança de ares” acaba garantindo algumas belas histórias para a gente curtir.
K-On! (2009)
Muito indicado para os fãs de obras musicais, K-On! é outro slice of life que também pode receber a tag Iyashikei, ou seja, temos aqui mais uma série que garante uma maratona bem relaxante. Em suma, a história foca em um clube de música formado por garotas.
No centro das atenções, temos a jovem Yui Hirasawa, que resolveu se inscrever no clube, mesmo sem saber tocar qualquer instrumento musical. Daí, ao longo dos episódios, as garotas vão evoluindo juntas e podemos acompanhar o crescimento delas, como musicistas e como pessoas. Ótima opção!
Miss Kobayashi’s Dragon Maid (2017)
Miss Kobayashi’s Dragon Maid é outro anime que adiciona elementos fantasiosos à fórmula básica do gênero, mas não deixa de focar no dia a dia dos personagens. Na trama, temos uma jovem normal que, em uma noite de embriaguez, convidou um dragão para ficar em sua casa.
Felizmente, o dragão assumiu a forma de uma jovem empregada para poder morar com sua benfeitora, mas como estamos falando de um ser de outro mundo, sua presença acaba movimentando a vida de muita gente. E só para constar, tudo é apresentado com uma boa dose de bom humor.
Azumanga Daioh (2002)
Dando uma passada rápida no grupo dos animes antigos, encontramos um slice of life que não poderia ficar de fora desta seleção. Sim, Azumanga Daioh é um clássico do gênero e mais uma opção que aposta no chamado humor absurdo para prender a atenção de quem assiste.
Esse anime ostenta um status de ícone cult hoje em dia e pode ser considerado como uma verdadeira síntese daquilo que um bom slice of life tem a oferecer, pois sua premissa básica é apresentar problemas comuns, vividos por garotas comuns, em lugares comuns e sem qualquer enfeite, a não ser as próprias surpresas da vida real.
My Dress-Up Darling (2022)
Colocando um ponto final nesta seleção com animes slice of life, temos aqui o badalado My Dress-Up Darling. Esse anime conta a história de um jovem produtor de bonecas japonesas tradicionais e de uma cosplayer que decide explorar o talento do rapaz de uma forma diferente.
Como não poderia deixar de ser, à medida que esses dois personagens vão se conhecendo melhor, a coisa pende bastante para o lado do romance. No entanto, a série nunca deixa de dar uma ênfase especial à vida cotidiana. E como bônus, ainda temos muitas situações cômicas.
E ainda há outros belos animes slice of life por aí!
Como pôde perceber, o gênero slice of life é rico em belas produções e consegue nos apresentar a várias linhas temáticas, sem perder sua essência. E o mais legal é que a minha lista apresenta apenas uma pequena parcela de um universo cheio de grandes atrações.
E é isso! Agora você tem uma boa base para identificar outros animes slice-of-life e pode começar a se aprofundar nesse gênero tão divertido. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder embarcar em maratonas focadas em animes desse tipo. Até a próxima…