De acordo com as classificações japonesas, os animes seinen são aqueles que abordam temas maduros e, por consequência, acabam sendo mais indicados para o público masculino entre 20 e 50 anos (o termo equivalente, no caso do público feminino, é josei).
Com base nessa explicação, não é preciso pensar muito para saber que os animes desse tipo apresentam cenas violentas, temas controversos, diálogos mais “agressivos” e abordagens polêmicas. Porém, é inegável que essas produções são as que colocam os animes mais perto dos filmes.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para falar sobre animes seinen. De modo geral, separei aqui 17 produções que se encaixam nas regras desse tipo de anime e entregam experiências memoráveis para quem assiste. Então, se você quer curtir algo realmente emocionante, é bom não deixar de ler até o fim… vamos começar?
Berserk (1997)
Para abrir esta lista com animes seinen, resolvi citar um clássico “logo de cara”. Pois é! Berserk é uma lenda japonesa e suas características nos ajudam a entender a demografia seinen sem dificuldade. Afinal, a obra é bastante sombria e não alivia nos “banhos de sangue”.
Vale lembrar que o anime é uma adaptação do mangá homônimo criado por Kentaro Miura e conta com alguns episódios incríveis. No início, o ritmo parece um pouco lento, mas logo a história do personagem Guts começa a ganhar atrativos que nos fazem querer consumir tudo até o fim.
Tokyo Ghoul (2014)
Baseado no mangá criado por Sui Ishida, Tokyo Ghoul é um anime que começa de maneira incrível, mas se perde em alguns momentos. Ainda assim, a história e os personagens acabam fazendo a gente querer acompanhar todos os episódios. E sim, o anime está completinho.
Em linhas gerais, tudo gira ao redor do personagem Ken Kaneki, que é atacado por uma mulher ghoul (ghouls são criaturas que devoram seres humanos) e só consegue sobreviver, pois um médico resolveu implantar órgãos de ghoul nele. Depois disso, a trama vai ganhando proporções cada vez maiores. Vale a pena conferir.
Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin (2010)
Agora, se você curte histórias com uma boa dose de drama, Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin é a uma boa pedida. O anime foi baseado no mangá escrito por George Abe e ilustrado por Masasumi Kakizaki e foca em um grupo de jovens que são enviados para um reformatório na “era do Japão pós-guerra”.
Apesar de ser uma produção marcada por muita violência e situações controversas, temos aqui um retrato vívido de uma época sombria da história japonesa. Sem dúvidas, esse é um daqueles animes seinen que poderiam ser transformados em belos filmes.
Parasyte -the maxim- (2014)
Passando para o grupo das obras de ficção científica, temos o interessante Parasyte -the maxim-. Esse anime usa como base o mangá criado por Hitoshi Iwaaki e conta a história de um jovem de 17 anos que é atacado por uma criatura alienígena e acaba ficando com ela alojada em seu braço.
Após o incidente, esses dois seres começam a coexistir, mantendo suas personalidades, mas influenciando um ao outro. E quando outros seres parasitas “entram na jogada” a coisa toda vai ficando ainda mais interessante. Resumindo, essa é uma atração que vai mexer com a sua mente.
Jormungand (2012)
Com muita ação e uma boa dose de tensão, Jormungand é um anime que até merecia ser mais conhecido do que realmente é. Sua história é intrigante e temos uma protagonista que muitas vezes toma decisões moralmente questionáveis, o que acaba “apimentando” os episódios.
Esse anime foi baseado no mangá criado por Keitaro Takahashi e conta a história de uma jovem traficante de armas, que comanda um time de mercenários talentosos e está sempre marcando presença em zonas de guerra. A produção conta com duas temporadas e tem um desfecho grandioso.
Elfen Lied (2004)
Apesar de ser um daqueles animes para assistir em um único dia, Elfen Lied é o tipo de atração que deixa marcas nas nossas mentes. A história foi baseada no mangá criado por Lynn Okamoto e foca em versões evoluídas dos seres humanos, que são conhecidas como diclonius.
Como esses seres têm capacidades superiores às dos “humanos normais”, eles começam a ser discriminados. Em dado momento, uma dicloniu chamada Lucy consegue escapar de um centro de pesquisa e é aí que a história começa a ficar empolgante. Detalhe: há cenas bem violentas nesse anime.
Vinland Saga (2019)
Para montar esta lista com animes seinen, eu me preocupei em focar mais nos animes que já estão concluídos. Contudo, Vinland Saga, que ainda está em sua segunda temporada, não poderia ficar de fora de uma lista como esta. Afinal, essa é uma das principais obras dos últimos tempos.
Tomando como base o mangá criado por Makoto Yukimura, Vinland Saga conta uma história de vingança e apresenta diversos elementos da cultura viking. O ritmo é um pouco lento em determinados momentos, mas os episódios são muito bem construídos e é impossível não ficarmos “presos” a eles.
Bungo Stray Dogs (2016)
Outro anime que ainda não foi concluído, mas merece um lugar nesta lista é o ótimo Bungo Stray Dogs. Temos aqui uma produção cheia de elementos atrativos, com direito a um grande elenco de personagens cativantes e uma trama influenciada por diversos autores renomados do Japão.
Como acontece no mangá escrito por Kafka Asagiri e ilustrado por Sango Jarukawa (que é o material original), o anime foca no dia a dia de uma agência de detetives cuja missão é resolver casos que são considerados complicados demais para a polícia. E só para constar, a produção está em sua quarta temporada no momento.
Monster (2004)
No ponto central desta lista com animes seinen, resolvi posicionar uma das obras que eu mais gosto, ou seja, o lendário Monster. O anime toma como base o mangá criado por Naoki Urasawa e se destaca por apresentar uma trama cheia de suspense e, mais importante, um dos vilões mais impressionantes de todos os tempos.
Não, não estou exagerando. O frio Johan Liebert é um daqueles antagonistas que realmente deixam uma impressão duradoura. E o engraçado é que ele nem aparece muitas vezes ao longo da trama. De todo modo, Monster conta uma história memorável e pode ser considerado como um anime obrigatório.
Basilisk Kouga Ninpouchou (2005)
Se você pensa que histórias com ninjas são pauta apenas para os animes shounen, é bom se preparar antes de assistir ao ótimo Basilisk Kouga Ninpouchou. Essa obra aborda o mundo dos ninjas de forma diferenciada e deixa claro como os confrontos entre esses guerreiros podem ser sangrentos.
O anime é baseado no mangá criado pela dupla Futaro Yamada e Masaki Sagawa e apresenta aquela velha história dos clãs de ninjas que são inimigos mortais. Porém, por alguns motivos que eu não posso revelar, a batalha ganha contornos dramáticos e a gente acaba querendo conferir tudo até o fim (dica: há uma continuação chamada Basilisk Ouka Ninpouchou).
Black Lagoon
Black Lagoon é um dos meus animes favoritos e, por isso, eu não poderia deixá-lo de fora desta seleção com grandes animes seinen. A produção toma como base o mangá criado por Rei Hiroe e apresenta as histórias de um time de contrabandistas que atua no sudeste asiático.
Com três temporadas muito interessantes, essa atração se destaca pelas histórias e pelas grandes sequências de ação, com direito a tiroteios de tirar o fôlego. E outro ponto de destaque é o estilo visual. De modo geral, as construções remetem às produções da década de 1990, o que gera um “ar de Cowboy Bebop”.
Planetes (2003)
Partindo de uma premissa extremamente original, Planetes é aquele tipo de anime que acaba surpreendendo. Temos uma história que se passa em um futuro não muito distante, mas já apresenta diversos elementos típicos de obras sci-fi. Além do mais, os personagens são um espetáculo à parte.
De forma resumida, o anime, que toma como base o mangá criado por Makoto Yukimura (o mesmo autor de Vinland Saga), foca em um time de astronautas que têm a missão de coletar resíduos no espaço, com vistas a evitar acidentes. Sim, essa é uma história diferenciada e muito cativante.
Hellsing (2001)
Por ter sido lançado em uma “fase de transição”, Hellsing ainda ostenta o estilo visual da década de 1990, o que não é algo ruim. No entanto, a produção já se encaixa perfeitamente com aquilo que se espera de animes seinen modernos e garante uma adaptação bem interessante do mangá criado por Kouta Hirano.
E se você associou o nome do anime com o personagem Van Helsing, já começou bem. Isto é, a obra foca nas ações de uma ordem criada pelo famoso caçador de monstros. No entanto, temos a presença de um Alucard e batalhas sangrentas, o que complementa o “pacote” com muita qualidade.
Dorohedoro (2020)
Sinceramente, ainda não sei se Dorohedoro vai ter uma continuação, mas tudo o que foi liberado até o momento já merece a sua atenção, visto que o mangá criado por Q Hayashida realmente foi adaptado de forma primorosa pelo estúdio MAPPA.
Em Dorohedoro, temos um cenário pós-apocalíptico, no qual duas dimensões existem de forma paralela. Em um lado, temos o mundo humano. No outro, temos o mundo dos feiticeiros, que foram criados por um demônio e podem transitar entre os dois mundos (sempre gerando muitos problemas, claro).
Drifters (2016)
Drifters é outro anime cujo futuro continua incerto, mas é merecedor de uma menção honrosa nesta lista com animes seinen. A produção toma como base o mangá criado por Kouta Hirano (o mesmo autor de Hellsing) e apresenta uma ideia incrível.
Na trama, temos uma espécie de além-vida, no qual grandes personagens históricos são recrutados para participar de uma guerra de proporções épicas. Assim, a gente se depara com uma aventura cheia de menções à história humana e batalhas bastante movimentadas. É uma pena que o anime parece ter sido abandonado pelos produtores.
Uchuu Kyoudai (2012)
Como o mangá criado por Chūya Koyama ainda está sendo publicado, o anime Uchuu Kyoudai está em uma pausa no momento. Porém, um anúncio recente indicou que a história original está chegando ao fim e logo deveremos ter notícias sobre a conclusão da atração. E sim, essa é uma opção praticamente obrigatória.
Uchuu Kyoudai é um dos meus animes favoritos e conta a história de dois irmãos que prometeram se tornar astronautas e se encontrar na lua. Ao longo dos episódios, acompanhamos toda a preparação do irmão mais velho (Mutta), enquanto ele tenta “acertar o passo” com o irmão mais novo (Hibito), que já se tornou um astronauta e foi o primeiro japonês a pisar na lua. Imperdível.
Akira (1988)
Colocando um ponto final nesta lista com ótimos animes seinen, temos um clássico chamado Akira. Eu sei bem que essa obra já está bem velhinha, mas é inegável que ela continua tendo um apelo enorme e merece ser assistida pelo menos uma vez por aqueles que são fãs de animes.
O longa animado toma como base o mangá criado por Ktsuhiro Otomo e é um dos responsáveis pela popularização dos animes fora do Japão. Além do mais, sua história, seus cenários e seus personagens já estão no grupo dos ícones da indústria do entretenimento, o que torna tudo ainda melhor. Sendo assim, é bom você separar um tempo para curtir essa produção lendária.
E não deixe de citar outros animes seinen de qualidade!
Como pôde perceber, existem muitos animes seinen à disposição e essas produções costumam apostar em temas bastante variados, o que sempre nos faz querer conferir as novidades. Lembrando que essa demografia tem muito mais a oferecer, ok?
E é isso! Se você curte acompanhar animes seinen e deseja que essas obras sejam mais conhecidas do que são, sugiro que não deixe de compartilhar este post e fazer as suas indicações. Com isso, mais gente vai ficar sabendo sobre a lista e mais opções serão apresentadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…