De modo geral, os animes para meninas podem ser rotulados como atrações do tipo shoujo, já que esse é o termo utilizado para classificar as obras destinadas a um público feminino mais jovem. Em outras palavras, os shoujo são a versão feminina dos animes shounen.
Sabendo disso, não precisamos pensar muito para descobrir que as atrações desse tipo costumam apresentar histórias românticas, um pouco de comédia e boas doses de drama. Além disso, as temáticas pendem mais para um lado realista, com muitas atrações focando em situações da vida cotidiana (slice of life).
Enfim, como você já deve ter notado, resolvi montar esta lista justamente para lhe apresentar alguns belos representantes do grupo dos animes shoujo. Sendo assim, se você estava procurando por bons animes para meninas, é bom não deixar de ler até o fim… vamos dar uma olhada na seleção?
Kimi Ni Todoke (2009)
Dando início a esta seleção com animes para meninas e jovens adultas, temos o excelente Kimi Ni Todoke, que apresenta uma típica história romântica, mas consegue fugir ao clichê com seus belos personagens. Aliás, essa obra fez tanto sucesso que até ganhou uma adaptação live-action.
Vale ressaltar que o mangá criado por Karuho Shiina (o material que serve como base para o anime) já foi concluído, mas a série animada continua em produção e há até uma nova temporada a caminho. Logo, essa é uma opção que continua em alta junto ao seu público-alvo.
Vampire Knight (2008)
Lançado naquela época em que as histórias com vampiros adolescentes eram muito populares, Vampire Knight é um anime que conseguiu se destacar e merece um olhar mais atento, por conta do contexto escolar no qual toda a trama se desenvolve.
De forma resumida, a história foca nos alunos de um internato diferenciado, no qual temos estudantes humanos e estudantes vampiros. Como não poderia deixar de ser, as diferenças entre esses dois grupos fazem a trama girar e isso abre margem para a introdução de histórias com várias pegadas distintas. Muito bom!
Ashita no Nadja (2003)
Ashita no Nadja é um anime original que não costuma receber a devida atenção, mas apresenta uma história incrível, com direito a muitas situações engraçadas e uma boa dose de romance. Em suma, a trama gira ao redor de uma órfã que ingressa em uma companhia de artistas para aprender mais sobre si mesma.
À medida que a história vai avançando, a protagonista começa a desvendar alguns segredos do seu passado e as experiências da sua vida como “artista nômade” acabam fazendo ela observar tudo sob uma ótica diferenciada. Resumindo, essa é uma série com muito a oferecer!
Akatsuki no Yona (2014)
Apostando em um contexto mais fantasioso, Akatsuki no Yona começa como um verdadeiro conto de fadas. Temos uma protagonista que vive uma vida muito feliz, mas acaba vendo tudo mudar de uma hora para a outra, quando seu pai é assassinado.
Por força das circunstâncias, a garota é forçada a deixar seu reino para trás e dá início a uma jornada que acaba abrindo os olhos dela para a vida difícil fora do castelo. Em suma, essa é uma história que tem um belo conjunto de atrativos e merece um lugar nesta lista com animes para meninas.
Kaichou wa Maid-Sama (2010)
Agora, se você é fã de animes de romance escolar, Kaichou wa Maid-Sama é uma opção certeira. Esse anime reúne tudo aquilo que as jovens mais curtem, romance, comédia, drama, situações que fogem um pouco ao esperado… E o melhor é que os personagens dessa obra são incríveis.
Logicamente, o maior destaque vai para o “casal principal”. A dinâmica entre esses personagens é tão divertida que a gente fica torcendo para que as cenas com os dois aconteçam mais vezes. De qualquer forma, a atração, como um todo, apresenta um alto nível de qualidade.
Toradora! (2008)
Outra comédia romântica que acontece em um contexto escolar e merece um olhar mais atento é Toradora!. Esse anime também tem um “casal principal” incrível, mas os personagens só percebem que gostam um do outro mais para a parte final da história.
E isso acontece, pois eles passam a maior parte do tempo tentando chamar a atenção de outros interesses românticos. Assim, à medida que eles vão se ajudando a alcançar suas conquistas amorosas, algo nasce entre os dois e as coisas ficam muito interessantes. Imperdível!
Gekkan Shōjo Nozaki-kun (2014)
Falemos agora do excelente Gekkan Shōjo Nozaki-kun. Curiosamente, esse anime acaba girando ao redor da produção de um mangá shoujo, mas os principais momentos da trama acontecem sob a perspectiva de uma jovem que é apaixonada pelo mangaká.
Essa história começa com vários mal-entendidos e sua resolução pode não ser muito satisfatória para muita gente, mas, como dizem por aí: “é a jornada que vale a pena”. E a jornada promovida por essa série é extremamente engraçada e cativante. Não deixe de conferir!
Kamisama Hajimemashita (2012)
No ponto central desta seleção com animes para meninas, resolvi posicionar o excelente Kamisama Hajimemashita, que adiciona uma boa quantidade de elementos sobrenaturais a uma história que acabaria se tornando um romance clichê. E, claro, são esses detalhes diferenciados que fazem a atração ficar muito cativante.
Em síntese, a história gira ao redor de uma jovem que salva a vida de um homem (que na verdade é um Yōkai) e recebe um grande favor em troca do seu “feito heroico”. No fim das contas, a garota tem a sua vida mudada de pernas para o ar e, mesmo em meio ao caos, um belo romance acaba nascendo. Excelente!
Bloom Into You (2018)
Os chamados animes yuri costumam apresentar belas histórias românticas protagonizadas por mulheres. Nesse sentido, Bloom Into You acaba despontando como um perfeito exemplo das obras desse tipo e uma bela opção para o público-alvo das produções shoujo.
Em linhas gerais, a trama se desenrola em um contexto escolar e temos duas jovens que se apaixonam, mas perdem um bom tempo tentando lidar com as “regras da sociedade” e todos os sentimentos confusos da situação. No fim das contas, a história acaba emocionando muito.
Fruits Basket (2019)
Fruits Basket é um mangá shoujo tão bem-sucedido que foram produzidas duas belas duas adaptações para o mundo dos animes, sendo a primeira delas lançada em 2001 e a segunda, em 2019. No caso desta lista, resolvi citar a produção mais recente.
Nesse anime, acompanhamos a história de uma jovem que, por diversas circunstâncias, vai morar na casa de uma família amaldiçoada. Com o passar do tempo, a simpatia da garota acaba conquistando a todos, mas algumas questões complicadas surgem para garantir momentos ainda mais envolventes.
Snow White with the Red Hair (2015)
Como seu nome sugere, o anime Snow White with the Red Hair conta a história de uma “Branca de Neve Ruiva”, que é forçada a abandonar sua vida antiga, após ter se recusado a se tornar uma concubina de um príncipe. Depois, ela conhece outro príncipe e salva a vida dele.
Fazendo uso dos seus conhecimentos medicinais, a protagonista acaba se tornando muito conhecida, mas seu status não permite que ela se case com o homem que ama. Ainda assim, ela insiste em lutar contra a sociedade e sua força de vontade é inspiradora.
Itazura Na Kiss (2008)
Itazura Na Kiss começa com uma situação “tipicamente shoujo”. Isto é, temos uma garota que é apaixonada por um garoto desde a infância e decide tomar a iniciativa. Porém, ela é rejeitada. Depois, uma grande tragédia a deixa sem casa, mas um amigo do pai surge para oferecer um lar provisório.
Quando a jovem chega à sua nova casa, ela descobre que seu amor de infância é um dos membros da família anfitriã. Com isso, as coisas acabam tomando um rumo bem divertido e a gente não consegue deixar de acompanhar tudo. Sem dúvidas, esse é um dos melhores animes para meninas.
Lovely Complex (2007)
Ícone dos animes de romance, Lovely Complex é uma série que mostra como o amor supera todas as barreiras. Melhor ainda, essa lição é deixada de uma forma muito engraçada, com direito a um casal que consegue prender a nossa atenção do início ao fim e a alguns coadjuvantes excelentes.
Nesse anime, acompanhamos o romance de uma garota muito alta para sua idade e de um “baixinho”. Apesar das diferenças em suas estaturas, os dois vão superando os desafios de formas bem originais e encaram os olhares dos outros com muita personalidade. Ótimo anime!
Orange (2016)
Mesmo fazendo uso de uma premissa meio sci-fi (uma carta vinda do futuro), Orange conta uma história bem “pé no chão” e consegue nos envolver desde o primeiro momento. Além do mais, a trama tem uma boa dose de drama e algumas cenas que mexem com as nossas emoções.
Como eu mencionei, tudo começa com uma carta vinda do futuro. A protagonista decide ignorar as instruções do documento e fica com um grande arrependimento em sua “bagagem”. Enfim, poucos animes desta lista têm um apelo emocional tão grande.
Sailor Moon (1992)
Para fechar esta seleção com animes para meninas, temos a série que tornou as produções shoujo tão populares. Sim, Sailor Moon é uma obra clássica, que faz parte da lista dos animes mais importantes de todos os tempos e até hoje conta com uma grande legião de fãs.
Cabe ressaltar que Sailor Moon também popularizou as obras do tipo Mahou Shoujo (“Garotas Mágicas”) e as histórias protagonizadas pela jovem Usagi Tsukino são memoráveis, com direito a algumas batalhas épicas e momentos muito emocionantes. Lenda!
E há outros animes para meninas de alto nível!
Como pôde perceber, o grupo dos animes shoujo é marcado por uma boa série de opções interessantes. Felizmente, as produções do tipo apostam em diversas temáticas e, por isso, sempre há algo novo para a gente curtir. Lembrando que a minha seleção é apenas a “ponta do iceberg”.
E é isso! Agora você tem uma lista com diversos animes shoujo de qualidade para curtir e só precisa reservar um tempo para dar início às suas maratonas. E se você é fã de animes para meninas, não deixe de compartilhar o post e indicar as suas produções favoritas. Desse modo, mais pessoas vão poder dar uma olhada na minha seleção. Até a próxima…