Sumário
- 1 Animes dos anos 90: as regras da seleção…
- 2 Neon Genesis Evangelion (1995)
- 3 Ghost In The Shell (1995)
- 4 Outlaw Star (1998)
- 5 Pokémon (1997)
- 6 Digimon Adventure (1999)
- 7 Cowboy Bebop (1998)
- 8 Cardcaptor Sakura (1998)
- 9 Trigun (1998)
- 10 Samurai X (1996)
- 11 The Vision of Escaflowne (1996)
- 12 Slayers (1995)
- 13 Magic Knight Rayearth (1994)
- 14 Sailor Moon (1992)
- 15 Yu Yu Hakusho (1992)
- 16 One Piece (1999)
- 17 Great Teacher Onizuka (1999)
- 18 Excel Saga (1999)
- 19 Slam Dunk (1993)
- 20 Initial D (1998)
- 21 Berserk (1997)
- 22 Dragon Quest: Dai no Daibouken (1991)
- 23 Yu☆Gi☆Oh! (1998)
- 24 Bubblegum Crisis: Tokyo 2040 (1998)
- 25 Black Heaven (1999)
- 26 Street Fighter II: Victory (1995)
- 27 Arc The Lad (1999)
- 28 Revolutionary Girl Utena (1997)
- 29 Bucky (1999)
- 30 Saint Tail (1995)
- 31 Hunter x Hunter (1999)
- 32 E ainda há outros animes dos anos 90 que merecem atenção!
De uns tempos para cá, alguns animes dos anos 90 vêm sendo revisitados por certas empresas e isso tem dado a uma nova geração de fãs a oportunidade de conferir histórias clássicas por meio de animes totalmente refeitos ou adaptações live-action bem interessantes.
Contudo, não podemos negar que ainda há muitas atrações que precisam ser resgatadas. E, claro, ainda há muitas produções lendárias que, apesar de já estarem com um visual meio defasado, ainda merecem uma atenção especial, por parte daqueles que são realmente fãs do mundo dos animes.
Sabendo disso, o Geek Ninja resolveu montar esta seleção com 30 animes dos anos 90 que ainda merecem total atenção. Como irá notar, citei algumas obras que já receberam remakes e/ou adaptações live-action, mas não deixei de citar atrações que ainda podem ser resgatadas… vamos dar uma olhada na lista?
Animes dos anos 90: as regras da seleção…
De modo geral, esta lista com animes dos anos 90 foi montada com base nas minhas memórias (nasci em 1990) e em algumas indicações feitas em vários rankings montados pelos fãs. E por falar em ranking, não é isso que você encontrará por aqui, ou seja, a ordem das menções não indica que um anime é melhor ou pior.
Em outras palavras, a ideia deste post é simplesmente elencar várias atrações que marcaram as memórias de muita gente e gerar uma bela viagem ao passado. Com isso tudo muito bem definido, acho que agora podemos começar com a sessão nostalgia…
Neon Genesis Evangelion (1995)
Dando início a esta lista com animes dos anos 90 que ainda merecem uma atenção especial, temos Neon Genesis Evangelion. Sim, eu sei bem que essa é uma obra que divide opiniões até hoje e há até versões mais recentes que corrigem vários problemas da produção, mas não podemos negar que o anime é lendário.
Ao longo dos 26 episódios da série, podemos acompanhar o personagem Shinji Ikari controlando um mecha conhecido como EVA 01 em batalhas contra os Anjos. O anime tem uma pegada bem filosófica e é isso que acaba afastando muita gente, mas também foi isso que ajudou a produção a superar o teste do tempo.
Ghost In The Shell (1995)
Para aqueles que entraram na “onda” dos animes cyberpunk após o sucesso do Cyberpunk: Mercenários, Ghost In The Shell é um prato cheio. Esse longa animado já ganhou remakes e adaptações para o cinema, mas nenhuma das produções derivadas chegou a captar tudo aquilo que ele tem de melhor.
De modo geral, a história do longa foca na personagem Motoko Kusanagi, que é uma agente da lei cheia de implantes cibernéticos. À medida que a trama vai se desenvolvendo, podemos ver a heroína protagonizando belas sequências de ação e momentos em que ela sente que está perdendo o contato com sua humanidade. Ótima opção!
Outlaw Star (1998)
Apesar de não ter ficado muito conhecido aqui no Brasil, o anime Outlaw Star conseguiu se tornar um verdadeiro ícone cult, que até hoje é lembrado pelos fãs mais fervorosos do mundo dos animes. Aliás, atualmente dá até para a gente curtir a série por meio do Crunchyroll.
E sim, essa é uma alternativa que merece muita atenção, já que estamos falando de uma trama com uma pegada sci-fi que remete ao Velho Oeste e comandada por um protagonista memorável. Portanto, se você não conferiu essa série lá na década de 1990, é bom corrigir esse erro o quanto antes.
Pokémon (1997)
Recentemente, o anime Pokémon passou por uma grande transformação, pois seu eterno protagonista, o icônico Ash Ketchum, meio que se aposentou. E quem conferiu a despedida do herói deve ter lembrado da primeira vez em que ele e o Pikachu deram as caras no mundo dos animes.
Quem acompanhou o início da série sabe que Pokémon não foi apenas um dos maiores animes dos anos 90, mas também o responsável por uma verdadeira febre. As crianças da época ficaram fascinadas com os monstrinhos de bolso e tenho certeza que muitas delas, hoje adultas, continuam até hoje.
Digimon Adventure (1999)
E como eu citei o lendário anime Pokémon, nada mais justo do que falar sobre Digimon Adventure. Afinal, esse anime conseguiu rivalizar um pouco com os monstrinhos de bolso da época, ao introduzir o conceito de monstrinhos digitais e alguns personagens icônicos.
Vale lembrar que o anime ganhou um reboot em 2020 e a história original passou por algumas transformações. Logo, é um exercício bem interessante revisitar os episódios da década de 1990 antes de curtir a nova aventura, a fim de verificar qual versão é a melhor.
Cowboy Bebop (1998)
Cowboy Bebop é um anime tão lendário que a adaptação live-action, mesmo não sendo tão ruim quanto tantas outras produções vergonhosas, acabou sendo cancelada pela Netflix. E a verdade é que realmente vai ser difícil algum produto derivado conseguir replicar a magia dessa série clássica.
No anime, acompanhamos o eterno Spike Spiegel e seu time de caçadores de recompensas. A aventura se passa em um contexto sci-fi bem interessante e alguns temas bem maduros são abordados ao longo dos episódios. Em suma, essa é uma opção que todos os fãs de anime devem conferir pelo menos uma vez na vida.
Cardcaptor Sakura (1998)
Na minha visão, poucos animes representam a década de 1990 tão bem quanto o lendário Cardcaptor Sakura. Não à toa, até mesmo quem não acompanhou a série completa deve ter visto alguns episódios, só para dar uma olhada na heroína Sakura em ação.
Como o nome do anime sugere, a protagonista tem a missão de capturar cartas. Logicamente, essas cartas não são simples, ou seja, todas têm poderes mágicos capazes de causar um estrago enorme, se caírem nas mãos erradas. E isso, claro, faz a trama ficar bem mais interessante.
Trigun (1998)
Em 2023, uma espécie de reboot trouxe a série Trigun de volta ao centro das atenções e, como não poderia deixar de ser, as comparações entre essa versão moderna e a versão da década de 1990 foram feitas de forma intensa. Nesse caso, o visual meio 3D da nova série acabou sendo o principal alvo das críticas.
De qualquer forma, o fato é que Trigun tem uma história memorável e um protagonista que merece uma posição de destaque entre os maiores heróis do mundo dos animes. Então, temos aqui uma série que merece ser degustada antes de você investir na nova produção.
Samurai X (1996)
Samurai X é um dos poucos animes dos anos 90 que realmente fizeram sucesso e acabaram ganhando adaptações live-action de qualidade. E mais, um remake do anime começou a ser exibido em 2023 e vem ajudando muita gente a conhecer o lendário Rurouni Kenshin.
A história se passa durante a Era Meiji do Japão e tem uma boa dose de drama, já que Kenshin é um assassino aposentado que embarca em uma jornada para se redimir de todas as atrocidades que ele cometeu a serviço de uma organização chamada Ishin Shishi. Enfim, essa é uma atração imperdível.
The Vision of Escaflowne (1996)
The Vision of Escaflowne é outro anime que não chegou a ficar muito conhecido aqui no Brasil, mas acabou ganhando um status cult com o passar dos anos. E como a série tem elementos típicos dos animes isekai, podemos dizer que ela estava à frente do seu tempo, já que as produções do gênero só se tornaram uma febre nos últimos anos.
Em síntese, a trama gira ao redor de uma jovem que é transportada para um mundo alternativo e acaba desenvolvendo alguns poderes psíquicos. Por conta disso, ela logo é arrastada para um conflito de proporções épicas, nos quais temos alguns mechas e conspirações bem envolventes.
Slayers (1995)
O anime Slayers deriva de uma série de Light Novels que acabou dando vida a diversos produtos derivados, incluindo games e mangás. De modo geral, a atração segue a feiticeira Lina Inverse, que une forças com alguns combatentes bem excêntricos, a fim de encarar os perigos de um mundo fantasioso.
E o mais legal desse grupo de heróis é que, por onde eles passam, mesmo fazendo o bem, a destruição que fica pelo caminho é sempre além da conta. Devido a isso, a protagonista acaba ganhando diversos apelidos nada amigáveis ao longo da trama. Excelente!
Magic Knight Rayearth (1994)
É bem verdade que Magic Knight Rayearth não chegou a ficar tão famoso aqui no Brasil quanto merecia, mas o anime foi exibido na TV aberta por um tempo e acabou conquistando uma grande legião de fãs nessa época, muito provavelmente, por conta da bela mescla de fantasia com elementos sci-fi.
É sempre bom destacar que o anime também tem uma premissa que pode ser encaixada no grupo dos animes isekai. Isto é, as heroínas também são convocadas para um outro mundo. De qualquer forma, a história das famosas Guerreiras Mágicas merece atenção.
Sailor Moon (1992)
Com uma grande quantidade de episódios incríveis, Sailor Moon acabou se transformando na maior referência para os animes do tipo Mahō Shōjo, ou seja, aquelas aventuras protagonizadas por garotas com poderes mágicos. E o fato é que essa atração fez tanto sucesso que acabou ganhando um reboot.
De forma resumida, a série foca nas aventuras da personagem Usagi Tsukino, que tem um encontro com um gato mágico e acaba ganhando o poder de se transformar em uma heroína. Daí, ela acaba se envolvendo em uma batalha contra o Reino Sombrio.
Yu Yu Hakusho (1992)
Como a adaptação live-action de Yu Yu Hakusho ficou com um nível de qualidade bem aceitável, os fãs se afastaram um pouco da ideia de exigir uma versão remake do anime. Ainda assim, essa é uma das séries mais emblemáticas da década de 1990, especialmente para os brasileiros.
O anime aposta em algumas ideias sobrenaturais para prender a nossa atenção e segue pela linha dos shounen de artes marciais da época. Assim, a gente acaba tendo a chance de encarar uma trama regada a grandes conflitos e uma boa dose de comédia. Lenda!
One Piece (1999)
Hoje em dia, a qualidade das animações de One Piece é tão elevada, que a gente acaba se esquecendo de que a história começou no fim da década de 1990. Sim, essa série é uma das mais longas de todos os tempos e certamente ainda vamos continuar falando sobre ela por mais alguns anos.
Bem, o anime nos dá a chance de acompanhar a jornada do icônico Luffy, que sonha em se tornar o Rei dos Piratas. Ao longo dos muitos episódios lançados até agora, tivemos muitos momentos marcantes e certamente isso transforma One Piece em um dos melhores animes dos anos 90.
Great Teacher Onizuka (1999)
Entrando na segunda metade desta lista focada em animes dos anos 90, temos o excelente Great Teacher Onizuka, que também é muito conhecido como GTO. De modo geral, essa série foca na história de um jovem que fazia parte de uma gangue de motoqueiros e acabou se tornando um professor.
A princípio, a intenção dele, ao assumir essa função, é impressionar as alunas e suas mães, mas o jovem acaba descobrindo sua vocação. No entanto, seus métodos de ensino pouco convencionais geram muitos problemas. E, claro, é justamente nesses momentos que os episódios ficam realmente interessantes.
Excel Saga (1999)
Apresentando um senso de humor bem peculiar e uma dose de elementos sci-fi, Excel Saga é um daqueles animes que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são. A série foca nas ações de uma organização chamada ACROSS, que foi criada para acabar com todos os tipos de corrupção.
Porém, é importante ressaltar que é o fundador dessa organização que acaba definindo, de forma arbitrária, o que é corrupto ou não. Assim, suas duas funcionárias, Excel e Hyatt, acabam se metendo em várias confusões. Aliás, há até uma missão em que elas devem assassinar o criador do mangá que deu origem ao anime.
Slam Dunk (1993)
Slam Dunk nunca chegou a se tornar um grande sucesso aqui no Brasil, mas a série é uma verdadeira lenda lá no Japão. E a verdade é que, normalmente, quem decide dar uma chance ao anime acaba curtindo muito a história, que foca em jovens jogadores de basquete.
Vale ressaltar que o anime tem 101 episódios e acabou dando vida a diversos filmes derivados (que também fizeram muito sucesso). Portanto, podemos dizer que, dentre os animes de esportes, temos poucas opções tão relevantes quanto essa. Então, é bom você não deixar de separar um tempo para curtir a série.
Initial D (1998)
Além de ser uma lenda da demografia Seinen, Initial D é um dos animes da década de 90 que mais marcaram as mentes dos fãs. Não à toa, a série continuou recebendo novas temporadas até 2014 e filmes até 2016. Detalhe: também foram produzidos alguns jogos e uma sequência, intitulada MF Ghost, segue em exibição.
De forma resumida, o anime nos coloca dentro do universo das corridas clandestinas do Japão. E sim, isso quer dizer que temos a chance de acompanhar disputas intensas, com direito às muitas derrapagens que marcam a modalidade conhecida como Drift. Resumindo, essa é uma atração imperdível.
Berserk (1997)
Baseado no lendário mangá criado pelo finado Kentaro Miura, Berserk conta a história do guerreiro Guts, que era o comandante de uma renomada legião de mercenários, mas se tornou um andarilho caçador de demônios. E é sempre bom lembrar que essa obra é rica em banhos de sangue.
Como já era de se esperar de uma produção dos anos 90, Berserk não tem um ritmo muito acelerado, mas a pegada dark fantasy da história e do mundo em que ela se passa é um espetáculo à parte. Infelizmente, como o mangá ainda não foi concluído, só temos dois arcos adaptados e com algumas alterações. Mesmo assim, vale a pena conferir!
Dragon Quest: Dai no Daibouken (1991)
Conhecido aqui no Brasil como Fly, O Pequeno Guerreiro, Dragon Quest: Dai no Daibouken é um anime baseado na lendária franquia de jogos de RPG conhecida como Dragon Quest. Em suma, a série conta a história do jovem Dai (ou Fly), que embarca em uma jornada para encarar um Rei Demônio.
É importante destacar que esse anime, apesar de ter marcado época, não foi concluído. Felizmente, em 2020, a série foi revisitada e um remake apresentou os episódios da animação original e todos aqueles que ficaram faltando. Logo, essa é uma boa opção para quem só gosta de maratonar animes completos.
Yu☆Gi☆Oh! (1998)
Apesar de só ter estreado na TV aberta brasileira em 2002, Yu☆Gi☆Oh! não poderia ficar de fora desta seleção com animes dos anos 90. Essa série ajudou a popularizar o jogo de cartas colecionáveis que é jogado pelos personagens e acabou se tornando uma grande febre em todo o mundo.
Na animação clássica, a gente tem a chance de acompanhar a história do jovem Yugi Muto, que ganha um artefato egípcio de presente e acaba “desbloqueando” um alter ego que é um verdadeiro mestre do jogo de cartas. Obviamente, outros personagens ajudam a deixar as coisas ainda mais interessantes.
Bubblegum Crisis: Tokyo 2040 (1998)
Bubblegum Crisis: Tokyo 2040 é um anime que marcou a minha infância de tal modo, que eu até resolvi revisitá-lo enquanto adulto. Essa série é uma espécie de remake de um OVA lançado em 1987 e apresenta uma pegada bem anos 90, com direito àquele estilo visual característico da época.
Em termos de história, temos um grupo de garotas, as Knight Sabers, lutando contra criaturas horrendas e perigosas, chamadas de Boomers. O anime tem uma pegada bem madura e algumas das suas batalhas são ótimas, sem contar que a personagem principal é uma verdadeira “badass”.
Black Heaven (1999)
Como eu tenho a mania de apostar em animes desconhecidos de tempos em tempos, acabei dando uma chance ao curioso Black Heaven há alguns anos e posso dizer que a série não chega a ser brilhante, mas conta uma história bem interessante. Além disso, o personagem principal é uma figura.
Em linhas gerais, o anime conta a história de um homem de meia idade que sonhava em se tornar uma estrela do Rock, mas não conseguiu fazer sucesso e se tornou um típico assalariado. Contudo, ele recebe uma segunda chance de usar seu talento em uma luta que pode definir o destino do Planeta Terra.
Street Fighter II: Victory (1995)
Fazendo uso de todo o apelo dos jogos da franquia Street Fighter, Street Fighter II: Victory apresenta uma versão adaptada da história do game lançado em 1991. Isso quer dizer que temos alguns dos lutadores mais icônicos da franquia apresentando visuais diferenciados e encarando desafios inéditos.
Essa produção ficou muito conhecida aqui no Brasil, pois foi exibida na TV aberta por um bom tempo. E por mais que ela não seja a opção mais interessante entre os animes de jogos, é inegável que muitos veteranos da década de 1990 a guardam com carinho em suas memórias.
Arc The Lad (1999)
Ainda falando sobre animes baseados em jogos, temos aqui o ótimo Arc The Lad, que apresenta uma história alternativa situada no mesmo universo da clássica franquia homônima de JRPGs. Essa série viveu seu auge durante a época do lendário PlayStation 1 e pode ser considerada como um ícone cult.
Agora, falando sobre o anime, pode-se dizer que a série nos apresenta a uma história sci-fi fantasy muito interessante, na qual o jovem Elk acaba se vendo obrigado a lutar contra as forças de um reino maligno. Para tanto, ele tem que aprender a controlar um Espírito do Fogo. Ótima opção!
Revolutionary Girl Utena (1997)
Podendo ser classificada como uma série do tipo Mahō Shōjo, com elementos típicos dos animes Yuri, Revolutionary Girl Utena é uma obra que até hoje dá o que falar, pois a história é revelada de uma forma pouco convencional, deixando várias questões sem uma resposta visível.
De modo geral, a trama coloca a princesa Anthy Himemiya nos centro das atenções, pois vários duelistas lutam pela honra de assumir o cargo de noivo dela. Porém, no fim das contas, é a jovem Utena que acaba vencendo todos os duelos e se tornando a protetora da princesa. E só para constar, a série tem três belos arcos e muitos momentos interessantes.
Bucky (1999)
Quem se lembra do programa Band Kids certamente vai se lembrar do anime Bucky. Essa é outra atração que não chega a ser brilhante, mas merece atenção por despertar um forte sentimento nostálgico. Ademais, a premissa básica da história e os personagens curiosos fazem a maratona valer a pena.
Nesse anime, temos uma história que se passa nos chamados Doze Mundos, que são o lar de humanos, monstros e espíritos. E é nesse contexto que o divertido Bucky, que sonha em ser o governador do mundo, embarca em uma jornada para reestabelecer a harmonia e o equilíbrio.
Saint Tail (1995)
Outro anime desconhecido que merece um lugar nesta lista com animes dos anos 90 é o ótimo Saint Tail. A produção também pode ser classificada como uma obra do tipo Mahō Shōjo e apresenta uma protagonista muito divertida, que é uma estudante comum de dia e uma vigilante à noite.
E como a personagem não segue as regras e comete alguns roubos “justificados” (digamos assim), ela acaba atraindo a atenção do filho de um detetive, que resolve desvendar a identidade secreta da personagem conhecida como Saint Tail.
Hunter x Hunter (1999)
Colocando um ponto final nesta segunda lista com animes dos anos 90, temos o incrível Hunter x Hunter. Esse anime brilhou na virada do século e fez tanto sucesso que acabou ganhando uma espécie de versão remake, com um grande número de episódios extras, lá em 2011.
A trama gira ao redor do jovem Gon, que descobre que seu pai não está morto como ele pensou e decide embarcar em uma jornada para encontrá-lo. E como o garoto fica sabendo que o pai é um Hunter de elite, ele decide entrar para essa classe de aventureiros também. Enfim, essa opção e o remake merecem o selo de “animes obrigatórios”.
Confira também…
E ainda há outros animes dos anos 90 que merecem atenção!
Como pôde perceber, a minha lista deixou claro que os anos 90 foram ricos em animes lendários. E o mais legal dessa história toda, é que eu selecionei apenas uma fração de todas as produções excelentes que foram lançadas nessa época, o que quer dizer que você ainda pode encontrar outras atrações incríveis, se fizer algumas simples pesquisas.
E é isso! Com esta lista, você pode conhecer (ou relembrar) 30 grandes animes dos anos 90 e eu espero que a jornada tenha sido muito boa para você. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder fazer a mesma viagem nostálgica. Conto com o seu apoio. Até a próxima…