Quando falamos em animes desconhecidos, estamos nos referindo àquelas séries que, apesar de serem muito boas, acabam ficando na sombra das produções mais badaladas e costumam nos deixar com aquela sensação de… “Nossa! Esse é um anime que merecia ser muito mais famoso”.
Aliás, é até engraçado quando a gente decide apostar em uma produção dessas e fica pensando em como a gente pôde deixar passar a oportunidade de conferir essas histórias antes. E mais, também ficamos pensando na injustiça que é, alguns animes nem tão bons receberem mais atenção.
Sabendo disso, o Geek Ninja resolveu montar esta seleção com 15 animes desconhecidos ou menos conhecidos do que mereciam. Como irá notar, separei aqui séries que se encaixam com os mais diversos gêneros e algumas opções que vão conseguir te surpreender de diversos modos… vamos conferir?
Jūni Taisen: Zodiac War (2017)
Abrindo esta seleção com animes desconhecidos que merecem uma maratona, temos o envolvente Jūni Taisen: Zodiac War, que nos dá a chance de curtir um Battle Royale com doze guerreiros habilidosos, que representam os doze signos do zodíaco chinês.
Em cada um dos seus doze episódios, o anime foca no background dos combatentes e nos presenteia com algumas batalhas dignas de nota. E só para constar, essa produção tem um dos melhores episódios de abertura de todos os tempos. Por isso, se você decidir dar uma chance ao anime, não vai precisar de muito tempo para descobrir se ele vai ou não merecer a sua atenção.
Blood Blockade Battlefront (2015)
Infelizmente, o ótimo Blood Blockade Battlefront não adaptou a história do mangá de forma completa e as duas temporadas lançadas até hoje acabam deixando a gente com um “gostinho de quero mais”. Contudo, é inegável que a série merecia ser mais conhecida do que realmente é.
Para começar, temos um contexto caótico, no qual a cidade de Nova York acaba sendo transformada em uma espécie de fronteira para um mundo paralelo, habitado por monstros de vários tipos. Daí, temos a chance de acompanhar os membros de uma organização chamada Libra fazendo tudo o que podem para colocar um pouco de ordem nas coisas.
Hamatora (2014)
Hamatora é um anime que eu terminei de assistir há pouco tempo e que me surpreendeu em diversas ocasiões. A trama se desenrola em um mundo no qual alguns seres humanos acabam desenvolvendo habilidades especiais e passam a ser discriminados pela maioria.
Ao longo dos episódios, acompanhamos os investigadores da Hamatora, que fazem uso de suas habilidades especiais para resolver os mais diversos problemas. E o mais legal é que as conspirações logo vão ficando grandes demais e a gente acaba se envolvendo com a história e não descansa até chegar ao fim. Felizmente, o anime foi concluído de uma forma bem satisfatória.
ACCA: 13-Territory Inspection Dept. (2017)
Mesmo não sendo muito indicado para quem prefere histórias com um ritmo acelerado, ACCA: 13-Territory Inspection Dept. não poderia ficar de fora desta seleção com animes desconhecidos. Afinal, a trama é muito bem desenvolvida e o protagonista é muito carismático.
Esse anime também merece elogios por ir nos envolvendo aos poucos, com todas as conspirações orquestradas pelos poderosos. Além do mais, o final é bom o bastante para nos surpreender e encerrar tudo em grande estilo. Vale a pena conferir essa bela atração.
Gargantia on the Verdurous Planet (2013)
Com apenas 13 episódios, Gargantia on the Verdurous Planet é uma opção certeira para aqueles que buscam por animes para assistir em um único dia. Melhor ainda, a história tem um tom bem maduro e aposta em uma pegada sci-fi incrível, com direito a mechas altamente poderosos.
Nessa história, a gente acompanha o personagem Ledo, que acaba sendo transportado para um planeta distante, que na verdade é a Terra em um estado totalmente tomado pelos oceanos. Enquanto tenta retornar para a guerra em que ele estava, o personagem acaba criando fortes laços com os humanos e as coisas ficam bem emocionantes em certos momentos.
Aldnoah Zero (2014)
Ainda falando em animes com mechas, temos aqui o emocionante Aldnoah Zero. Essa série é até bem conhecida, mas merecia uma posição de maior destaque, já que sua trama é complexa e envolvente o bastante para deixar qualquer pessoa “vidrada” do início ao fim.
De modo geral, a história foca nos conflitos entre os humanos que colonizaram Marte e os humanos da Terra. As batalhas têm proporções colossais e alguns personagens acabam chamando muita atenção, sem contar que certas reviravoltas conseguem surpreender até mesmo os mais atentos.
A Place Further Than The Universe (2018)
Perfeito para quem curte histórias com uma pegada “mais de boa”, A Place Further Than The Universe nos dá a chance de acompanhar uma viagem fantástica até a Antártida, com direito a uma boa dose de drama e situações que nos fazem querer visitar o continente gelado também.
O anime gira ao redor da protagonista Mari Tamaki, mas as três amigas da jovem também são muito divertidas. Detalhe: o anime tem um clima muito alegre, mas há algumas cenas que acabam fazendo a gente ficar com os olhos cheios de lágrimas. Logo, é bom você se preparar para fortes emoções.
Bakuman (2010)
No ponto médio desta seleção com animes desconhecidos ou que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são, resolvi posicionar o excelente Bakuman. Essa obra é interessante, pois foca na trajetória de dois garotos que sonham em se tornar mangakás famosos.
Por conta dessa premissa única, o anime acaba revelando diversos detalhes sobre os bastidores da produção de um mangá e todos os dramas vividos pelos autores. A série também merece elogios por contar com alguns personagens memoráveis e uma boa dose de romance.
Monthly Girls’ Nozaki-kun (2014)
E por falar em romances e séries focadas em mangakás, eis aqui o ótimo Monthly Girls’ Nozaki-kun. Nessa série, temos a chance de acompanhar a história de uma jovem que se declara para o tal do Nozaki-kun, mas ele acaba achando que ela é uma fã do seu trabalho, já que ele é um famoso criador de mangás shōjo.
Como costuma acontecer com outros animes de comédia e romance, os momentos mais emocionantes acabam sendo ofuscados pelas presepadas dos protagonistas, mas, no fim das contas, o “pacote” oferecido por essa série é muito bom e merece ser degustado com atenção.
Buddy Complex (2014)
Voltando a falar sobre animes com mechas, temos o ótimo Buddy Complex. Esse anime foca na história do personagem Aoba Watase, que é transportado para o futuro e logo se vê envolvido com uma guerra terrível. Por sorte, ele acaba encontrando um companheiro que compartilha suas habilidades de pilotagem.
Enquanto a trama vai se desenrolando, podemos acompanhar o protagonista tendo problemas para se adaptar à vida no futuro e sua relação com uma jovem da facção adversária, que foi a responsável por garantir a viagem temporal. Não deixe de conferir essa bela atração.
Kiznaiver (2016)
De certo modo, Kiznaiver é o anime com a premissa mais curiosa desta seleção. Isto é, a história se passa no futuro e apresenta uma cidade que foi criada para funcionar como o plano de fundo para um teste de larga escala, que visa avaliar um sistema de compartilhamento de dores e sofrimentos.
Sim, a ideia é essa mesmo e tudo é executado de uma forma bem intrigante, o que acaba nos fazendo desejar consumir os doze episódios da série de uma só vez. Como bônus, ainda temos animações de alta qualidade e alguns momentos que incitam reflexões bem profundas.
Buddy Daddies (2023)
Como costuma acontecer com muitos animes desconhecidos, Buddy Daddies acabou ficando “na sombra” de outro anime semelhante e mais popular, que foi o excelente Spy x Family. Ambas as produções têm adultos sombrios cuidando de crianças e uma boa dose de comédia.
E por mais que Buddy Daddies não chegue a ser tão brilhante quanto Spy x Family, sua história é muito bem desenvolvida e marcada por momentos hilários, sem contar que os personagens são ótimos e a qualidade das animações é excelente. Imperdível.
Akudama Drive (2020)
Apresentando-se como um “prato cheio” para quem curte animes cyberpunk, Akudama Drive conta a história de um grupo de criminosos que acabam sendo forçados a realizar uma missão praticamente suicida e totalmente relacionada com uma grande conspiração.
Mesmo apresentando poucos episódios, a história se desenvolve de uma forma muito envolvente e o desfecho é incrível. Melhor ainda, alguns personagens deixam uma impressão duradoura e a qualidade das animações é realmente incrível. Grande anime!
BNA: Brand New Animal (2020)
Na minha visão, todos os animes do Studio Trigger são ótimos, mas BNA: Brand New Animal é um dos melhores. A história se passa em um mundo no qual os humanos dividem espaço com animais humanoides conhecidos como Ferais e segue as aventuras de uma garota normal que acaba sendo transformada após um experimento que deu errado.
Por não ter um lugar na sociedade humana, a jovem viaja para uma cidade dominada pelos Ferais e acaba se envolvendo com uma trama bem complexa. De forma resumida, essa é uma série com muitos atrativos e alguns personagens dignos de nota.
Vivy: Fluorite Eye’s Song (2021)
Fechando esta seleção com animes desconhecidos, temos uma série que eu “descobri” há pouco tempo e é uma verdadeira obra-prima. Isso mesmo! Vivy: Fluorite Eye’s Song é um daqueles animes que mexem com as nossas mentes e corações e conseguem deixar marcas na memória.
A trama se desenrola em um contexto no qual as Inteligências Artificiais criadas pela humanidade evoluíram a ponto de se voltar contra seus criadores. Nesse contexto, temos a android Vivy, que é “recrutada” por um cientista do futuro para corrigir a história e evitar a revolta das IAs, que acontecerá em cem anos.
E ainda há outros animes desconhecidos que merecem atenção!
Como pôde perceber, esta lista deixou claro que há muitas obras que mereciam ser mais conhecidas do que realmente são. Essas produções se encaixam com os mais diversos gêneros e mostram bem que, se a gente der uma chance para certas produções menos badaladas, a gente corre o risco de descobrir verdadeiros tesouros.
E é isso! Agora você tem acesso a uma lista com 15 animes desconhecidos (ou menos conhecidos do que mereciam) e já pode começar a se preparar para realizar belas maratonas. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão poder conhecer as produções que eu citei por aqui. Até a próxima…