Publicidade

Como o Japão é a terra dos samurais, animes de samurai são produzidos em uma boa quantidade por lá. E sim, a maior parte dessas aventuras têm belas histórias, ou seja, curtir produções que apostam nessa temática sempre vale a pena.

Logicamente, para poder chamar a atenção dos fãs, em muitos casos, os produtores dos animes incluem uma boa série de elementos fantasiosos à história. Assim, a gente acaba tendo acesso a algumas criações realmente singulares.

Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para falar sobre animes de samurai. Aliás, sugiro que você não deixe de acompanhar até o fim, pois separei aqui algumas produções que merecem a sua total atenção… vamos começar?

Samurai X (1996)

Para dar início a esta lista com animes de samurai, resolvi citar logo uma das grandes lendas que apostam nessa temática, ou seja, o anime Rurouni Kenshin, que ficou conhecido aqui no Brasil como Samurai X. Essa produção marcou a memória dos fãs de tal modo que um remake está prestes a ser liberado para uma nova geração de adoradores de animes.

De modo geral, a história gira em torno do personagem Kenshin Himura, que até prometeu deixar os “banhos de sangue” do seu passado para trás, mas acabou sendo forçado a empunhar sua espada novamente, diante de novos e antigos inimigos. Resumindo, esse é um clássico com muito drama e belas lutas.

Afro Samurai (1999)

Apesar de ser um anime bem curtinho (apenas cinco episódios), Afro Samurai consegue prender a atenção de qualquer um, com suas ideias originais e seu estilo visual singular. Além disso, a história se passa em uma versão futurística do Japão feudal, o que adiciona um charme especial à produção.

Nessa história, temos uma espécie de ranking de samurais. Isto é, os espadachins podem desafiar uns aos outros, visando alcançar melhores posições. Contudo, há um detalhe: o samurai número 1 só pode ser desafiado pelo número dois, o que quer dizer que ele fica a salvo, enquanto o segundo colocado tem que encarar lutas ferrenhas (e o segundo colocado é o protagonista da aventura).

Samurai 7 (2004)

Inspirado no filme “Os Sete Samurais”, do lendário Akira Kurosawa, Samurai 7 é outra atração que “une o passado e o futuro” de um modo muito interessante. Apesar disso, a história é bem simples, mas tem um time de personagens que faz tudo valer a pena.

Em linhas gerais, a aventura gira em torno da missão de montar um time com sete grandes samurais, a fim de ter a força necessária para encarar um grupo de bandidos que está constantemente ameaçando uma vila pacífica. Obviamente, as batalhas são incríveis e temos uma boa dose de drama.

Sengoku Basara: Samurai Kings (2009)

E para quem curte animes baseados em jogos de video game, Sengoku Basara: Samurai Kings é um “prato cheio”, já que a atração usa como fonte de inspiração a série de jogos Sengoku Basara, que foi lançada pela Capcom em 2005 e tem uma boa série de títulos interessantes.

Ainda assim, temos uma história bem original, na qual diversas figuras histórias do Japão acabam sendo apresentadas. Além do mais, os personagens principais são antigos rivais que decidem deixar suas diferenças de lado para encarar adversários terríveis. Muito bom!

Samurai Champloo (2004)

Dentre os animes de samurai citados nesta lista, Samurai Champloo é um dos mais estilosos e movimentados. A trama foca na história da garota Fuu, que está à procura de um “samurai com cheiro de girassol” e acaba “arrastando” dois grandes guerreiros em sua jornada.

Vale ressaltar que os combates desse anime são bem interessantes e a história acaba apresentando alguns momentos dramáticos, mas é a interação entre os três personagens principais que acaba deixando as coisas mais interessantes. Sem dúvidas, essa é uma produção digna de nota.

Drifters

Falemos agora do incrível Drifters. Infelizmente, essa atração não faz parte do time dos animes completos, ou seja, a história segue sem uma conclusão. Contudo, resolvi citar o anime nesta lista, pois ele apresenta alguns samurais muito interessantes, assim como uma boa quantidade de ícones da história humana.

Em Drifters, nos deparamos com uma espécie de “além-vida”, no qual figuras históricas são recrutadas para uma guerra de proporções épicas. Isso quer dizer que, além dos samurais, temos figuras como Joana D’arc, Hitler, Rasputin e muitos outros. Sinceramente, é uma pena esse anime ter sido deixado de lado.

Blade of the Immortal (2008)

Blade of the Immortal é aquela típica história japonesa, na qual temos um guerreiro em uma missão. No entanto, o grande diferencial é: o samurai Manji sofre com uma terrível maldição, que garante sua imortalidade, e deve eliminar mil homens maus, com vistas a voltar a ser um simples mortal.

Como não poderia deixar de ser, à medida que a história vai avançando, temos a chance de saber um pouco mais sobre o personagem e acabamos entendendo como tudo começou. Lembrando que esse anime é baseado em um mangá que ficou em publicação por quase 20 anos.

Shigurui (2007)

De certa forma, Shigurui é uma atração que sintetiza perfeitamente aquilo que os fãs esperam de bons animes de samurai: temos duelos entre espadachins extremamente habilidosos, disputas entre clãs e senhores feudais, drama e histórias memoráveis.

Cabe ressaltar que o anime conta a história de uma forma não linear, o que acaba adicionando um dinamismo especial à atração. Em outras palavras, essa é uma produção diferenciada e muito interessante para aqueles que buscam por animes para assistir em um único dia.

Stranger: Mukou Hadan (2007)

Stranger: Mukou Hadan foge um pouco aos padrões desta lista, pois não estamos falando de uma série, mas sim de um longa. De fato, esse é um dos filmes de anime (dentre os focados em samurais) mais interessantes e bem produzidos de todos os tempos.

A história se passa durante a “era dos samurais” e foca na jornada de um jovem chamado Kotaro e um ronin (Nanashi), que decide protegê-lo. O filme conta com boas doses de ação e algumas reviravoltas excelentes, com direito a um desfecho muito emocionante.

Dororo (2019)

Para quem não sabe, Dororo é um grande clássico japonês. O mangá foi publicado na década de 1960 e um anime foi liberado nessa época também. Porém, nesta lista com animes de samurai, resolvi fazer menção à excelente versão remake que foi lançada em 2019.

E o interessante desse anime é o fato de ele envolver um samurai não convencional e uma garotinha muito esperta (Dororo) que acaba ficando apegada a ele. Certamente, esse é um anime que merece ser acompanhado com total atenção.

Gintama (2006)

Colocando um ponto final nesta lista, temos o meu amado Gintama (que sempre acaba sendo citado nas minhas seleções). Apesar de ser um anime totalmente focado no mundo dos samurais, a história envolve elementos sci-fi e uma grande dose de humor. Não à toa, a produção está sempre marcando presença em listas com animes engraçados.

Em seus mais de 360 episódios (e um filme que conclui a história), Gintama apresenta as aventuras do samurai Sakata Gintoki, que sobreviveu a uma grande guerra, mas acabou perdendo o interesse em tudo. Essa premissa é triste e um pouco dramática, mas pode apostar, não há anime mais divertido para conferir!

E agora é só curtir esses animes de samurai!

Como pôde perceber, samurai são figuras que estão sempre marcando presença nos mais diversos animes. Em alguns casos, as histórias nem mesmo guardam relação com essas figuras históricas, mas sempre temos algum personagem ostentando uma katana e seguindo um código de honra.

E é isso! Agora que você ficou conhecendo alguns animes de samurai de alto nível, é só começar a se preparar para encarar algumas boas maratonas. E se você quiser dar alguma sugestão, basta compartilhar o post e indicar outros animes que seguem por essa linha. Conto com a sua participação. Até a próxima…

Compartilhar.

Como meus gostos pessoais se encaixam perfeitamente com o "perfil geek", estou sempre trazendo novas doses de conteúdo para o site.