Quando falamos em animes de jogos, nos referimos aos animes que nasceram como produtos derivados de títulos importantes do mundo dos games. E como as adaptações desse tipo têm ficado cada vez mais comuns, já temos muitas atrações interessantes que se encaixam nesse grupo.
Obviamente, nem todas as adaptações conseguem fazer sucesso e algumas até são criticadas por não serem fieis aos jogos que deram origem a elas. Contudo, não podemos negar que há algumas opções que conseguem prender a atenção do início ao fim.
Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista para apresentar 15 animes de jogos que são tão bons quanto os games que os inspiraram. Assim, você vai poder curtir produtos derivados dignos de nota e aumentar ainda mais a sua admiração por certos jogos eletrônicos… vamos conferir?
Cyberpunk: Edgerunners (2022)
Para dar início a esta lista com animes de jogos, resolvi citar logo um dos maiores sucessos do ano passado, ou seja, o incrível Cyberpunk: Edgerunners. Esse título toma como base o jogo Cyberpunk 2077 e dá a todos a chance de acompanhar a história de um personagem original, chamado David Martinez.
Com animações muito bem produzidas, o anime apresenta a famosa Night City sob uma perspectiva diferenciada. Além disso, temos belas sequências de ação, uma trilha sonora memorável e um time de personagens que dispensa comentários. Resumindo, uma atração imperdível!
God Eater (2015)
Apesar de não ter sido uma unanimidade junto aos fãs, o anime God Eater, que deriva do jogo homônimo lançado em 2010, é um “prato cheio” para quem curte histórias que se passam em cenários pós-apocalípticos. E mais, a produção apresenta grandes batalhas contra seres de proporções colossais.
Seguindo as ideias do jogo de forma fiel, o anime foca em um grupo de guerreiros que fazem uso de armas especiais (conhecidas como Aragami), com vistas a derrotar “deuses da destruição”. Detalhe: o final deixa algumas coisas em aberto, mas essa é uma boa opção para quem busca por animes para assistir em um só dia.
Valkyria Chronicles (2009)
Falemos agora do ótimo Valkyria Chronicles, que replica tudo aquilo que o primeiro título da famosa franquia da SEGA tem de bom. Aliás, essa produção até consegue nos dar uma ideia melhor sobre os confrontos que marcam o jogo e alguns personagens importantes.
Em linhas gerais, o anime foca em uma versão alternativa (bem alternativa mesmo) da Segunda Guerra Mundial e tem como protagonistas um jovem comandante que tem um cérebro brilhante e uma garota com poderes especiais. Sem dúvidas, essa é uma história que vai prender a sua atenção do início ao fim.
Pokémon (1997)
Falemos agora de uma grande lenda chamada Pokémon. Aqui no Brasil, muita gente só ouviu falar pela primeira vez da franquia por causa do anime, mas o fato é que ela nasceu com os jogos que foram lançados originalmente para o Game Boy, lá em 1996.
De qualquer forma, não podemos negar que um anime que está na ativa até hoje (e fazendo sucesso) merece respeito. Lembrando que, recentemente, o icônico Ash Ketchum conseguiu realizar seu maior sonho e venceu a Liga Pokémon, o que abriu margem para os produtores promoverem uma grande mudança na história (novos protagonistas, novos desafios, etc.).
Tekken: Bloodline (2022)
Mesmo tendo apenas poucos episódios, Tekken: Bloodline é um dos melhores animes de jogos que surgiram nos últimos anos. A produção deriva da franquia Tekken, da Bandai Namco, e chama a atenção por apresentar muitos dos lutadores icônicos que marcam os jogos.
Como não poderia deixar de ser, toda a trama gira ao redor do lutador Jim Kazama, que está focado em se vingar de um adversário chamado Ogre. Por contar com animações de alta qualidade, essa atração conseguiu manter o bom nome dos jogos de luta da franquia e até complementou o ótimo Tekken 3.
Ni No Kuni (2019)
E agora, temos uma produção que dividiu opiniões. Ni No Kuni é um filme animado que faz uso do nome de uma franquia de JRPGs famosa, mas apresenta uma história original, o que quer dizer que só temos algumas referências a certos elementos dos jogos.
Como eu destaquei, esse anime não conseguiu “cair nas graças” de muitos dos fãs do jogo, mas ele tem atrativos que merecem atenção. Os personagens são muito bons e a história tem vários momentos marcantes. Com toda a certeza, vale a pena reservar um espaço na sua agenda para dar uma olhada no filme.
Persona 5: The Animation (2018)
Dentre todos os animes de jogos citados nesta lista, Persona 5: The Animation é aquele que apresenta o maior nível de fidelidade ao material original. Isso mesmo! A série conta a história do ótimo Persona 5 de 2016 com precisão e até pode substituir o jogo, se você não quiser encarar dezenas de horas de gameplay.
Vale ressaltar que a produção tem 26 episódios, mas tem alguns OVAs que complementam a história e a expandem, o que quer dizer que esse é um dos melhores animes completos baseados em jogos que temos à disposição. Então, é bom você não deixar de conferir!
Arcane (2021)
No ponto médio desta lista com animes de jogos, temos um verdadeiro fenômeno. Sim, Arcane fez tanto sucesso que acabou se posicionando como uma espécie de “divisor de águas” para os produtos derivados do mundo dos games (provando que é possível criar adaptações de alto nível).
O anime toma como base o universo do lendário League of Legends e conta a história de duas campeãs icônicas do MOBA. Para completar, ainda temos construções com um estilo visual único e uma trama impecável. Em outras palavras, essa é uma alternativa praticamente obrigatória.
Bayonetta: Bloody Fate (2013)
Voltando a falar sobre filmes animados, temos o excelente Bayonetta: Bloody Fate. Nessa produção, temos a icônica bruxa que dá nome à franquia (Bayonetta) encarando uma boa série de perigos, com direito a algumas cenas extremamente movimentadas.
Para a alegria dos fãs da série de jogos, o anime conseguiu manter a sensualidade da protagonista intacta, assim como a sua personalidade marcante. Logo, podemos dizer que essa é uma adaptação que merece a atenção de qualquer gamer de respeito.
Dota: Dragon’s Blood (2021)
Inspirado no MOBA Dota 2, Dota: Dragon’s Blood, não chegou a fazer o mesmo sucesso de Arcane (baseado no maior rival de Dota 2), mas conseguiu explorar o universo da franquia de jogos com qualidade e apresentou uma história original bem interessante.
Essa é uma daquelas produções maduras, que entregam uma boa série de elementos fantasiosos, mas “apimentam” tudo com uma boa dose de “coisas sombrias”. Até o momento, tivemos três belas temporadas e já se sabe que mais episódios estão a caminho.
Nier: Automata Ver. 1.1a
Outra produção que ainda está em exibição, mas não poderia ficar de fora desta lista com animes de jogos é Nier: Automata Ver. 1.1a. Na verdade, os responsáveis pela produção vêm encarando diversos problemas e a liberação dos episódios têm sido bem problemática.
Ainda assim, o que o anime ofereceu até o momento já foi bom o bastante para merecer a atenção dos fãs do game NieR: Automata, de 2017. Portanto, assim que os produtores conseguirem organizar o cronograma de lançamentos, é bom você não deixar de acompanhar o anime.
Scarlet Nexus (2021)
Por mais que o anime Scarlet Nexus apresente a história do game homônimo de 2021 de uma forma um pouco corrida, não podemos negar que a produção apresenta um alto nível de qualidade, com direito a grandes batalhas e efeitos visuais impressionantes.
Ao longo dos episódios, acompanhamos a história dos jovens Yuito e Kasane (protagonistas do jogo), que fazem uso de alguns poderes especiais para encarar criaturas conhecidas como “Os Outros”. A história começa com base nessa premissa, mas logo nos deparamos com diversas conspirações e muito drama, o que nos faz querer assistir até o fim.
Dragon’s Dogma (2020)
Para muita gente, Dragon’s Dogma é um anime que conseguiu resgatar o apelo da franquia da Capcom (que está “na geladeira” há um bom tempo), mas não chega a ser brilhante. De fato, a produção tem bons momentos, mas deixa uma impressão de que as coisas poderiam ficar ainda melhores.
Mesmo assim, seu nível de qualidade continua muito acima de outras adaptações esquecíveis, o que garantiu um lugar nesta lista com animes de jogos. De forma resumida, podemos dizer que essa é uma boa opção para quem curte produções com uma pegada “dark fantasy”.
Tales of (desde 2001)
Como eu sou um grande fã da franquia de jogos chamada Tales of, resolvi fazer uma menção honrosa aos muitos animes baseados em alguns dos títulos lançados pela Bandai Namco. Até o momento, tivemos seis animes e os níveis de qualidade variam, mas todos têm histórias ótimas.
Se você quiser começar a se acostumar com o universo da franquia, acho bom começar pelos ótimos Tales of the Abyss ou Tales of Vesperia: The First Strike. Essas produções são realmente muito boas e deixam qualquer um com vontade de experimentar os jogos da série (que são ainda melhores do que os animes).
Castlevania (2017)
Arrematando esta lista com excelentes animes de jogos, temos a série Castlevania, que também é apontada como uma das responsáveis pela popularização das adaptações de jogos eletrônicos, já que suas quatro temporadas são memoráveis.
De acordo com os produtores, a história tomou como base o terceiro jogo da série principal da franquia da Konami, o que ajudou muitos fãs a conhecerem um pouco mais sobre certos personagens icônicos. Certamente, essa é uma “aposta certeira” para qualquer apreciador de animes e games.
E não deixe de citar outros animes de jogos!
Como pôde perceber, animes de jogos existem aos montes e muitas produções de qualidade vêm sendo lançadas nos últimos anos, o que quer dizer que o segmento “está aquecido” e sempre há uma história de qualidade para garantir a nossa diversão.
E é isso! Se você curtiu a lista, sugiro que não deixe de compartilhar o post e indicar outros animes de jogos que merecem atenção. Ao fazer isso, você vai fazer mais pessoas ficarem de olho nesta seleção e ainda vai aumentar o número de opções atrativas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…