Quando falamos em animes cyberpunk, entramos naquele grupo de atrações que focam em uma estética futurista diferenciada, na qual as luzes neon ficam em evidência. Além disso, os mundos dessas obras impressionam com tecnologias avançadas e um tom de anarquia.
Para quem não sabe, o subgênero cyberpunk é uma das ramificações do gênero ficção científica e, por esse motivo, os animes que seguem por essa linha geralmente contam histórias absurdas, com androides, seres humanos “modificados” e por aí vai…
E como esse grupo de atrações é bem interessante, resolvi montar esta lista para lhe apresentar 13 animes cyberpunk dignos de nota. Como irá perceber, tratei de separar séries com histórias incríveis e alguns longas que ainda merecem total atenção… vamos conferir?
Akudama Drive (2020)
Para abrir esta seleção com animes cyberpunk, resolvi citar uma série que eu terminei de assistir há poucos dias, ou seja, Akudama Drive. O cenário dessa obra ilustra perfeitamente aquilo que a estética do subgênero deve oferecer e a história é excelente.
É importante ressaltar que os criadores do anime revelaram ter se inspirado em um dos melhores filmes de Quentin Tarantino (Cães de Aluguel) para construir a trama. E sim, o resultado final ficou excelente, com direito a alguns personagens memoráveis e um desfecho dramático. Vale a pena conferir!
Texhnolyze (2003)
Apresentando uma trama muito madura e bem construída, Texhnolyze foca na história de um lutador que acabou mexendo com as pessoas erradas e perdeu um braço e uma perna para “aprender a lição”. Daí, esse personagem recebe próteses especiais e é arrastado para uma verdadeira guerra entre facções.
Cabe ressaltar que a história toda se desenrola em uma cidade subterrânea que tem aquele clima distópico do subgênero cyberpunk e alguns personagens memoráveis ajudam a deixar os episódios mais envolventes, com destaque para a doutora Eriko Kaneda. Grande anime!
Serial Experiments Lain (1998)
Falemos agora do controverso Serial Experiments Lain. Esse anime costuma dividir opiniões, pois sua abordagem é bem filosófica e permite diversas interpretações. Assim, não é nada incomum a gente encontrar pessoas dizendo que não entenderam nada da história.
De fato, esse é um anime bem complexo, que explora conceitos filosóficos, teorias da conspiração, alquimia, hermetismo, etc. E, claro, a obra se encaixa perfeitamente com aquilo que o subgênero cyberpunk costuma apresentar. Logo, se você estiver a fim de colocar a mente para trabalhar, é bom dar uma olhada nessa série.
Dimension W (2016)
Dimension W é um daqueles animes que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são. A obra apresenta um futuro diferenciado, no qual os seres humanos retiram energia de uma dimensão paralela com o apoio de dispositivos especiais chamados Coils.
Nesse contexto, alguns malfeitores começam a fazer uso dos Coils para fins nefastos e certos caçadores de recompensas entram na jogada, com vistas acabar com essas práticas ilegais. Certamente, essa é uma atração que merece um lugar nesta lista com belos animes cyberpunk.
Psycho-Pass (2012)
Influenciado por muitos livros e filmes do subgênero, Psycho-Pass é um dos melhores animes que eu já assisti e sua premissa é simplesmente genial. De forma resumida, temos um Japão futurista, no qual um computador determina um coeficiente de criminalidade com base em dados biométricos.
Com essas informações, os agentes da lei podem agir antes de os crimes acontecerem e também podem aplicar um julgamento (que pode até ser a pena de morte). Enfim, essa é uma série muito envolvente, que ainda conta com belos personagens e cenas maduras como só os melhores animes seinen podem apresentar.
Ghost in the Shell (1995)
Para muita gente, Ghost in the Shell é uma animação lendária e sua influência continua sendo verificada em diversos produtos da indústria do entretenimento. Esse anime explora a estética cyberpunk com propriedade e deixa as coisas ainda mais artísticas, ao postar em um estilo “neo-noir”.
Na trama, acompanhamos Makoto Kusanagi, uma agente de segurança pública, que vai perdendo contato com sua humanidade, à medida que aparatos tecnológicos vão sendo implantados em seu corpo. Lembrando que esse longa teve diversas sequências e até ganhou uma adaptação live-action comandada por “figurões de Hollywood” (o filme não é muito bom).
Akira (1988)
No ponto central desta seleção, resolvi posicionar outra lenda, ou seja, Akira. Sim, essa é uma obra que ainda mexe com as mentes de muita gente e ilustra perfeitamente aquilo que o subgênero cyberpunk tem de melhor. Curiosamente, a história se passa em um ano de 2019, mas o futuro idealizado pelos japoneses (na época em que o filme foi lançado) ficou bem mais avançado.
Em síntese, a trama gira ao redor de um jovem chamado Kaneda, que acaba sendo arrastado para uma trama complexa, após um amigo de infância adquirir habilidades sobre-humanas. Os cenários dessa obra são um espetáculo à parte, mas há muitos conceitos interessantes sendo apresentados a cada momento. Portanto, esse filme merece ser assistido com total atenção.
Blame! (2017)
O mangá Blame! esteve em publicação entre 1997 e 2003 e recebeu diversas adaptações para o mundo dos animes. Contudo, nesta lista com animes cyberpunk, resolvi focar no longa animado produzido pela Netflix, pois a atração apresenta um visual impecável.
No filme, temos a chance de conferir uma história que se passa em uma cidade controlada por máquinas. Nesse contexto, um humano solitário luta para evitar a extinção da raça humana. Ele faz uso de uma arma extremamente poderosa, mas as situações que colocam sua vida em risco são muitas. Não deixe de conferir!
Mardock Scramble: The First Compression (2010)
Por conta da sua trama envolvente, Mardock Scramble: The First Compression também merecia ser mais conhecido do que realmente é. O filme conta a história de uma ex-prostituta que é “resgatada” por um benfeitor misterioso, mas acaba morrendo algum tempo depois, por ter descoberto alguns segredos.
Porém, devido a algumas leis novas, ela acaba sendo trazida de volta à vida, só para poder ajudar com uma investigação. Mesmo assim, ela aproveita a segunda chance para se vingar. Obviamente, toda a ação se desenrola em contextos perfeitamente alinhados com a estética cyberpunk. Sem dúvidas, essa é uma ótima pedida para quem curte filmes de anime.
Promare (2019)
Ostentando o estilo característico das produções do famoso Studio Trigger, Promare é outro longa que merece um olhar mais atento. A história se passa em um planeta terra que foi devastado por uma grande calamidade e foca nos conflitos entre os humanos normais e aqueles que desenvolveram habilidades pirocinéticas após a catástrofe.
Como não poderia deixar de ser, a animação é rica em cores e os personagens são extremamente estilosos. Para completar, ainda temos combates intensos entre mechas e algumas reviravoltas que acabam fazendo a gente querer acompanhar tudo do início ao fim.
Ergo Proxy (2006)
Ergo Proxy é uma série que começa em uma cidade futurista chamada Romdo. Esse local funciona como uma “fortaleza” para os humanos, após um evento que devastou o planeta. Nesse ambiente, humanos e androides (conhecidos como AutoReivs) coexistem de forma pacífica, até um vírus surgir para acabar com a paz.
Sobre essa série, é importante destacar que temos conceitos sendo explorados de uma forma mais filosófica, o que faz o ritmo dos episódios ser bem lento. Ainda assim, a trama é muito bem construída e as interações entre os personagens principais são épicas. Imperdível.
Expelled from Paradise (2014)
Voltando a falar sobre filmes de anime, temos aqui o excelente Expelled from Paradise. Esse longa explora a ideia de um mundo que existe inteiramente em um ambiente virtual. Isto é, os humanos abandonaram seus corpos após um grande desastre e transferiram suas mentes para uma estação especial chamada DEVA.
Por estarem livres dos problemas do mundo físico, os humanos vivem suas vidas virtuais de forma pacífica, até que um hacker habilidoso resolve se infiltrar no sistema, com vistas a espalhar mensagens subversivas. Depois, as coisas ganham uma proporção enorme e as reviravoltas são incríveis. Então, sugiro que você não deixe de separar um tempo para curtir essa atração.
Cyberpunk: Edgerunners (2022)
Fechando esta seleção com belos animes cyberpunk, temos o excelente Cyberpunk: Edgerunners, que toma como base o mundo do jogo Cyberpunk 2077, mas apresenta um elenco cheio de personagens originais e uma história que consegue nos envolver do início ao fim.
Produzida pelo Studio Trigger, a série foi muito elogiada por seu estilo visual e esse é realmente um dos pontos altos da atração. No entanto, a forma como a trama chega ao fim realmente causa uma impressão duradoura. Com toda a certeza, esse é um anime que merece o rótulo de “obrigatório”.
E ainda há outros animes cyberpunk para você conferir!
Como pôde perceber, não são poucas as obras que apostam nas ideias do subgênero cyberpunk. Aliás, há algumas produções que não chegam a ser classificadas dessa forma, mas ostentam muitos dos elementos que marcam as atrações desse tipo, o que quer dizer que temos muitas aventuras para conferir.
E é isso! Se você curtiu a minha seleção, peço que não deixe de compartilhar o post e indicar outros animes cyberpunk que merecem atenção. Desse modo, mais pessoas vão poder conferir a lista e mais sugestões serão dadas. Conto com o seu apoio. Até a próxima…