Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Games

Projeto brasileiro de pesquisa é selecionado para a bolsa Game In Lab 2020

Game In Lab 2020

Líder no mercado internacional dos jogos de tabuleiro, o Grupo Asmodee, que atua no Brasil através da Galápagos, promoveu em abril de 2020, por meio do programa Game in Lab, uma chamada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Em busca de projetos que envolvam os jogos analógicos, o programa de apoio à pesquisa tem bolsas que podem chegar a 95 mil reais (15 mil euros).

A edição contou com a participação de diversas nacionalidades, mas o Brasil se destacou – foi o país com o maior número de projetos inscritos e também um dos vencedores

Tal feito é sem precedentes pois a prática dos jogos de tabuleiro modernos – apesar de crescer significativamente a cada ano – ainda é considerada novidade para o brasileiro. Este crescimento, somado à uma comunidade cada vez mais engajada, tem corroborado com a projeção do país como uma das grandes apostas do segmento no cenário internacional, que é liderado por países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha.

O projeto brasileiro vencedor em 2020 foi liderado pela pesquisadora Ariela Holanda, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), que apresentou o estudo sobre “O uso de jogos de tabuleiro para desenvolver e manter laços sociais” (L’usage des jeux de Société pour développer et maintenir les liens sociaux). “Acredito que iniciativas como o Game in Lab são um grande incentivo à pesquisa e a divulgação dos jogos de tabuleiro. […] Além disso, apoiar projetos como o nosso pode proporcionar à sociedade uma alternativa de entretenimento capaz de contribuir para um convívio social cada vez mais saudável e harmônico”, diz a pesquisadora.

“Muitas pessoas não conhecem a variedade de mecânicas disponíveis nos jogos modernos de tabuleiro. Acreditamos que com esse projeto as pessoas poderão conhecê-las e usufruir de todas as oportunidades de interação que elas ajudam a produzir”, conclui.

Um vídeo com informações sobre o projeto brasileiro vencedor do edital de 2020 foi disponibilizado no canal de Youtube da Galápagos. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Veja também:

Geek Ninja por Code Soluções

X