Ontem, 02 de março, a Academia de Artes Cinematográficas promoveu a cerimônia de entrega dos troféus do Oscar 2025 e tivemos algumas grandes surpresas entre os vencedores, com direito a algumas “zebras” e certas vitórias muito esperadas.
Infelizmente, a atriz Fernanda Torres não venceu na categoria Melhor Atriz, mas o filme Ainda Estou Aqui ficou com o troféu na categoria Melhor Filme Internacional e essa foi a primeira vitória de uma produção brasileira em toda a história da clássica premiação… vamos aos detalhes?
Oscar 2025 – Primeiro troféu do Brasil e os Vencedores
Conforme eu adiantei, o filme Ainda Estou Aqui, marcou época, ao conquistar o primeiro Oscar para o Brasil, em toda a história da premiação. E não, essa não foi a única categoria que acabou dando o que falar. Aliás, dê uma olhada na lista com todos os vencedores…
- Melhor Filme: Anora
- Melhor Filme Internacional: Ainda Estou Aqui
- Melhor Direção: Sean Baker – Anora
- Melhor Atriz: Mikey Madison – Anora
- Melhor Ator: Adrien Brody – O Brutalista
- Melhor Atriz Coadjuvante: Zoe Saldaña – Emilia Pérez
- Melhor Ator Coadjuvante: Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
- Melhor Roteiro Original: Anora
- Melhor Roteiro Adaptado: Conclave
- Melhor Edição: Anora
- Melhor Documentário: No Other Land
- Melhor Documentário de Curta-Metragem: The Only Girl in the Orchestra
- Melhor Animação: Flow
- Melhor Animação em Curta-Metragem: In the Shadow of the Cypress
- Melhor Curta-Metragem em Live-Action: I’m Not a Robot
- Melhor Fotografia: O Brutalista
- Melhor Design de Produção: Wicked
- Melhor Figurino: Wicked
- Melhor Maquiagem e Cabelo: A Substância
- Melhor Trilha Original: O Brutalista
- Melhor Canção Original: “El Mal” – Emilia Pérez
- Melhor Som: Duna – Parte 2
- Melhores Efeitos Visuais: Duna – Parte 2
Como pôde perceber, o filme Anora acabou se tornando o maior vencedor da edição 2025 do Oscar, ao garantir a vitória em cinco categorias. E sim, foi por esse filme que a atriz Mikey Madison acabou superando a brasileira Fernanda Torres, na disputa pelo troféu na categoria Melhor Atriz.
É sempre bom lembrar que Ainda Estou Aqui também estava concorrendo na categoria de Melhor Filme (vencida por Anora), mas seu momento de glória aconteceu quando o troféu da categoria Melhor Filme Internacional foi entregue. E esse foi o primeiro Oscar conquistado pelo Brasil.
Logicamente, outras pessoas e produções acabaram brilhando, como foi o caso do filme O Brutalista, que ficou com três troféus, incluindo aquele vencido por Adrien Brody, na categoria Melhor Ator. Lembrando que essa produção gerou certa polêmica, por conta do uso de IA em alguns processos criativos.
E se tivéssemos que apontar para um perdedor, talvez o filme Wicked seja o nome mais evidente. Afinal, a produção concorreu em dez categorias e só ficou com dois troféus (mais relacionados com questões técnicas).
De qualquer forma, o fato é que o Oscar 2025 vai entrar para a história do Brasil, pois foi o primeiro a ter como vencedora uma produção originária do nosso país. E, claro, temos que torcer para essa vitória garantir mais investimentos para o cinema brasileiro continuar conquistando cada vez mais reconhecimento.